Menu

Decoração

Atualizado em 20 de janeiro de 2012, às 19:05 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Sala comprida, como decorar

Aprenda como decorar uma sala comprida e aproveitar ao máximo o espaço que ela dispõe.
380795 Sala comprida como decorar 1 Sala comprida, como decorarA sala configura a principal área social da casa

As pessoas costumam sentir dificuldades na hora de fazer a decoração da sala, afinal, é necessário fazer um ajuste perfeito dos elementos para obter uma composição harmônica. Antes de desenvolver um projeto, é importante ter em mente de que se trata de uma área de convivência, onde as pessoas precisam estar à vontade e acolhidas.

A sala aparece na casa com a proposta de recepção, por isso os móveis, paredes, piso e complementos devem ter harmonia. O estilo do cômodo depende muito das preferências dos moradores, podendo ser contemporâneo, romântico, clássico, retrô, entre outros.

A questão do espaço costuma ser um grande desafio na decoração, afinal, cada sala tem sua delimitação. Desta forma, a distribuição dos móveis e acessórios não pode perder o equilíbrio de vista e deve manter uma atmosfera aconchegante. O trabalho fica um pouco mais complicado quando a divisão possui um espaço deficiente.

Decorando sala comprida e estreita

380795 Sala comprida como decorar 2 Sala comprida, como decorarSala pequena

Aproveitar o espaço é um dos aspectos mais importantes da decoração, principalmente no ambiente pequeno. Quando a sala é comprida e estreita, tudo precisa estar inserido de forma proporcional. Alguns truques também costumam funcionar para obter um cômodo mais amplo.

A sala comprida e estreita tem uma estrutura semelhante a um canal, o que costuma ser difícil de encontrar nas construções mais modernas. No entanto, se este ambiente fizer parte da casa, é preciso adaptar os móveis e adotar poucos complementos.

Em primeiro lugar, trabalhe com uma pintura branca nas paredes para causar uma sensação de amplitude. Depois, procure acrescentar ao ambiente as peças básicas da mobília e desconsidere aquilo que não tem proveito. A área pode ter um colorido para não ficar tão monótona, mas cuidado com as estampas que apresentam padronagem com desenhos minúsculos.

Algumas regras influenciam no posicionamento dos móveis, como é o caso da distância do sofá para a TV. Para que exista um conforto visual, procure afastar bem a acomodação. Lembre-se de que, quanto maior a tela do televisor, mais longe precisa se encontrar o sofá, por isso o modelo de 29 polegadas não é indicado para uma sala pequena. Prefira um televisor fino, como a LED ou LCD.

Ao dispor os móveis na sala comprida e estreita, muito cuidado para não comprometer a circulação das pessoas.

Decorando sala comprida e larga

380795 Sala comprida como decorar Sala comprida, como decorarSala espaçosa

No caso de um ambiente espaçoso, fica mais fácil ousar na decoração e deixá-lo mais envolvente. Use um jogo de sofá com duas peças e preencha a lacuna no centro com uma mesinha. Há liberdade para usar objetos decorativos e móveis acessórios, mas cuidado para não sobrecarregar a sala de estar. Lembre-se de que menos é mais na decoração e alguns espaços vagos sugerem elegância. Na dúvida, monte dois ambientes.

Use as dicas para transformar o visual da sala.