Menu

Culinária

Atualizado em 25 de março de 2013, às 7:50 por Talita
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Sal nas refeições: como substituir

Veja dicas para substituir o sal de cozinha nas refeições e ter uma alimentação mais saudável.

O consumo excessivo de sal pode trazer malefícios ao organismo como aumento da retenção de líquidos, risco de problemas no coração, renais, aumento de pressão arterial, além de doenças autoimunes como a esclerose múltipla e até câncer no estômago. Para evitar isso, você pode recorrer à redução do uso de sal na cozinha e substituí-lo por condimentos como a pimenta, a cebola, o alho e ervas. Veja mais:

600043 Kindle Paperwhite e Kobo Glo diferenças 1 Sal nas refeições: como substituirNão se esqueça da cebola e do alho para diminuir o sal (Foto: divulgação)

Saiba como substituir o sal de cozinha

Para substituir o sal de cozinha, você pode usar condimentos naturais ou sal dietético, que contém metade do cloreto de sódio do sal normal, e também 50% menos de cloreto de potássio, o que torna o produto mais saudável do que o outro. Com relação aos temperos naturais, misturar ervas e alguns vegetais pode auxiliar na diminuição do sal. A pimenta, por exemplo, pode deixar os pratos mais saborosos, por causa de seu sabor picante derivado da capsaicina, um antioxidante e diminui o colesterol ruim (LDL) e atua na prevenção de câncer.

600043 Sal nas refeições como substituir 1 Sal nas refeições: como substituirConte com o sabor picante da pimenta para diminuir o sal (Foto: divulgação)

Sal de cozinha: temperos para substituir

A cebola e o alho também não podem faltar como temperos para diminuir o uso do sal de cozinha, além disso, possuem nutrientes benéficos para o organismo. A cebola ajuda a evitar que alguns fungos e bactérias ajam no organismo e o alho diminui a pressão sanguínea, além de reduzir o colesterol. Os vegetais também têm função antioxidante, controlam as taxas de glicose no sangue e contribuem com a saúde do coração.

600043 Sal nas refeições como substituir 2 Sal nas refeições: como substituirLouro, alecrim e manjericão para temperar os pratos (Foto: divulgação)

Outros condimentos para substituir o sal de cozinha são a sálvia – que incentiva a digestão – e tem função anti-inflamatória. O manjericão que auxilia a saúde do coração e incrementa o sabor dos pratos, também pode ajudar a reduzir o uso do sal de cozinha. O alecrim também pode ser utilizado com o mesmo fim, além de orégano. E se você achar muito forte o gosto desse último condimento, comece com pequenas quantidades. Para o feijão, você pode usar também folhas de louro.

Leia mais sobre o consumo do sal: Consumir sal: cuidados

Alimentos ricos em sódio: quais são