Menu

Saúde

Atualizado em 22 de setembro de 2011, às 22:00
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Saiba o significado das manchas nos olhos

A visão é um dos sentidos mais importantes do nosso corpo, por isso caso alguma alteração esteja te incomodando é melhor procurar ajuda.

Você certamente já se deparou com manchas estranhas diante dos olhos, principalmente quando eles estão voltados para a luz. Em alguns casos, elas são resultado de um dia cansativo e estressante. Porém, em outros, são sinais de perigo para a sua vista e, portanto, um oftalmologista deve ser procurado imediatamente. Para tanto, saiba o significado das manchas nos olhos.

273780 Manchas nos Olhos 1 Saiba o significado das manchas nos olhos

Às vezes, as pessoas veem corpos flutuantes escuros em frente aos seus olhos, como se fossem pequenos insetos esvoaçantes. Eles são conhecidos como “corpos flutuantes” ou “floaters” pelos especialistas e são pequenos feixes de células inofensivos que podem ser formados no vítreo, o gel transparente que cobre os olhos. Os floaters estão dentro dos olhos, mas para quem os vê, parece que são manchas ou sombras na retina em frente aos olhos.

Geralmente, os floaters aparecem para as pessoas que estão muito cansadas ou que estiveram expostas por muito tempo a luzes brilhantes. Para cada organismo, há um tempo de duração específico para que os corpos flutuantes desapareçam. Portanto, eles podem ficar semanas ou meses acompanhando as pessoas até que, certo dia, eles simplesmente desaparecem.

No entanto, essas manchas escuras que aparecem flutuando diante dos nossos olhos podem ser sintomas de algo mais grave na vista. Elas podem ser resultado da liquefação do gel vítreo que se separou da retina (fundo do olho). Então, esses feixes de gel sólidos ficam flutuando no líquido, aparecendo como manchas escuras em frente aos olhos.

Por isso, em ambos os casos, um oftalmologista deve ser procurado imediatamente, pois se a causa das manchas escuras for a liquefação do vítreo, pode haver uma tração capaz de abrir um “buraco” ou um “rasgo” na retina. Se esse buraco for tratado de imediato, pode ser fechado, porém, se não o for, pode haver o descolamento da retina.

273780 Manchas nos Olhos 2 Saiba o significado das manchas nos olhos

Nas pessoas mais velhas, a separação do vítreo é bastante comum, porém, apenas cerca de 1 em 6 pessoas desenvolve buracos na retina. No entanto, somente o exame médico pode confirmar se há só a separação vítrea ou se ela se tornou um rasgo na retina.

Por outro lado, há pessoas que vêem halos em volta das luzes. Eles aparecem como resultado da luz refletida ou espalhada causada por óculos fracos ou por lentes de contato riscadas. Portanto, eles não indicam um problema específico dos olhos, mas dos aparelhos utilizados para melhorar as imagens.

Entretanto, em alguns casos, os halos podem ser sinal de início de catarata ou de glaucoma.

273780 Manchas nos Olhos 3 Saiba o significado das manchas nos olhos

A visão é um dos sentidos mais importantes do nosso corpo, pois é através dela que vemos as coisas belas do mundo, e também as feias. Porém, ela é essencial para termos uma vida cheia de cores e de formas e para fotografarmos momentos especiais pelos quais passamos. Sendo assim, cuide bem dela e, a qualquer sinal de anomalia, como manchas escuras ou halos diante dos olhos, procure um oftalmologista de confiança para que as doenças graves da vista sejam descartadas. Faça exames oftalmológicos periodicamente para manter os olhos saudáveis e a visão acurada.

 

 

 

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.