Menu

Saúde

Atualizado em 17 de outubro de 2011, às 23:30 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Saiba o que fazer quando entra água no ouvido

Água no ouvido pode causar problemas de saúde, inclusive diminuir nossa audição.

293366 listening Saiba o que fazer quando entra água no ouvido

É muito comum quando mergulhamos no mar, na piscina, em um rio, ou mesmo quando tomamos banho, entrar água em nosso ouvido. Muitas vezes não sabemos o que fazer. Outras, não damos a devida atenção ao ocorrido e ficamos com aquela água parada por muito tempo. Além de ser,  uma situação muito desconfortável, pode acarretar problemas de saúde, inclusive diminuir  nossa capacidade auditiva.

Como funciona a nossa audição?

Nosso ouvido é formado por duas partes, o ouvido externo e o ouvido interno.

O formato do ouvido externo funciona como uma espécie de antena, que capta as ondas sonoras, transportando-as ao tímpano (membrana interna), através do canal auditivo. Essas vibrações movimentam três ossículos (martelo, bigorna e estribo), ligados ao tímpano e ao ouvido interno.

O movimento dos ossículos produz uma vibração na cóclea. O fluido existente nessa região movimenta-se em forma de espiral. Este movimento é detectado por pequenas células nervosas existentes nas paredes cocleares. Assim, ocorre a captação do impulso elétrico pelo nervo auditivo e este o envia para o cérebro. Os impulsos elétricos que chegam pelo nervo auditivo são decodificados e interpretados pelo cérebro, o qual atribui significado a eles, o que percebemos como sons.

Quando entra água no ouvido, pode ocorrer infecção na região do ouvido externo, impedindo que o som chegue até o tímpano. Se colocarmos algum objeto para tentar retirar a água, este pode perfurar a membrana interna acarretando perda da audição. Por isso, é necessário tomar muito cuidado com essa situação. Não é bom deixar a água ali por muito tempo, mas também, há um limite de atitudes que podemos fazer, para tentar retirá-la. E,  quando já tentamos tudo o que seria indicado, devemos procurar um médico especialista.

O que fazer:

  1. Enxugue a parte externa do ouvido com ajuda de uma toalha limpa;
  2. Pule com um pé só (do mesmo lado do ouvido tampado), e com a cabeça flexionada deixando a orelha para baixo. Faça isso várias vezes;
  3. Dê tapas leves do lado oposto da cabeça;
  4. Use sempre protetores de silicone nos ouvidos quando for mergulhar, em qualquer lugar, como prevenção;
  5. Pingar uma gota de álcool pode ajudar a água parada a evaporar;

O que não deve ser feito:

  1. Não introduza objetos no ouvido como cotonetes, tampas de caneta, chave de carro ou fósforo. Isso pode lesar a membrana auditiva;
  2. Não utilize remédios sem a orientação médica;
  3. Não espere muito tempo para procurar um especialista;
  4. Não pingue óleo quente no ouvido.

É apropriado,  procurar  o otorrinolaringologista, principalmente, se você estiver com fortes dores e sentir que o ouvido está tampado, ou  se não conseguir ouvir muito bem. Ele saberá resolver o problema, sem acarretar danos à sua saúde.

293366 ouvido Saiba o que fazer quando entra água no ouvido

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.