Bem Estar

Saiba o que fazer em casos de virose

Viroses são infecções causadas por vírus. Ou seja, qualquer vírus que invadir nosso organismo acarreta uma virose. Caxumba, catapora, gripe, hepatites, herpes e dengue são exemplos de algumas infecções virais.

Existem viroses mais simples, porém, mais frequentes durante o ano todo. Essas infecções não levam nomes específicos, pois são em grande número e dificilmente diferenciadas. Porém, é comum a todas elas os cuidados especiais.

Os sintomas mais frequentes das viroses são diarreia, vômitos, dores de cabeça, dores abdominais e mal estar. Como existem muitas doenças que acarretam os mesmos sintomas, é importante procurar um atendimento médico para descartar a possibilidade de doenças mais graves, como a meningite.

Como tratamento para o problema, não existe algo que se possa fazer para extinguir, imediatamente, a doença e seus sintomas. É necessário, esperar que o organismo reaja sozinho no combate do vírus. Porém, podemos ajudar com algumas medidas:

1.    Hidratação.

Beba muita água, sucos naturais ou mesmo refrigerantes. Quando acometidos por uma virose podemos nos desidratar facilmente, pois os líquidos são  eliminados pela diarreia, vômitos e suor. Se for possível, faça um soro caseiro com água e açúcar, visto que, essas substâncias conseguem fazer com que a água seja absorvida mais facilmente, em relação a quando tomamos apenas água mineral.

2.    Cuidado com a higiene.

A transmissão das viroses se dá muitas vezes pela falta de higiene. É muito importante lavar as mãos após usar o banheiro. Outra forma, muito comum de transmissão, é pelas vias aéreas, por isso, é importante ter o cuidado de tampar as narinas quando espirrar ou tossir e não se esquecer de lavar as mãos, em seguida.

3.    Descanse bastante.

As viroses causam mal estar, é importante que o indivíduo fique deitado e deixe o corpo menos cansado, para que reaja mais facilmente contra o vírus.

4.    Fique atento a febre.

Se ocorrer febre, procure mediatamente um atendimento médico. Altas temperaturas corpóreas podem ser sinal de infecção mais grave. No caso de crianças, a febre alta pode causar convulsões.

5.Não tome medicamentos que cortem a diarreia ou o vômito sem orientação médica.

Muitas vezes, é necessário não cortar esses sintomas, para que o vírus sejam mais facilmente eliminado. Mas é importante tomar cuidado, para que também não ocorra desidratação.

É necessário um cuidado redobrado em crianças e idosos, pois eles desidratam muito mais facilmente, podendo chegar a ser um quadro fatal.

Ninguém está livre de contrair uma virose, mas, podemos tentar nos prevenir tomando cuidados com a imunidade. Ou seja, nos alimentando corretamente, ingerindo frutas e verduras, descansando o suficiente, tendo boa noite de sono, bebendo muita água e praticando exercícios.

Recomendado para você

Bem Estar

Dicas para você ganhar dinheiro na Páscoa 2017

Bem Estar

Cartão Fidelidade Gol

Bem Estar

Saiba como denunciar um caso de bullying

Bem Estar

Cuidados necessários com as orelhas furadas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *