Saiba o que fazer ao perder a CNH

PUBLICIDADE
Ao perder a CNH faça um B.O, que pode ser emitido online (Foto: Divulgação)

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento que permite ao portador dirigir em todo o território nacional. Quando se tem esse item furtado, roubado, dilacerado ou perdido é preciso solicitar imediatamente uma segunda via junto ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de origem da habilitação. Por esses motivos, só na cidade de São Paulo todos os dias são emitidas 70 novas carteiras de motoristas, além dos 250 certificados de compra e venda de automóveis e 20 documentos de licenciamento.

Antes mesmo de solicitar um novo documento o correto é emitir um boletim de ocorrência, de perda/ roubo ou extravio, que pode ser solicitado por meio da internet, na delegacia eletrônica pertencente ao seu Estado. Para quem vive em São Paulo pode-se solicitar a segunda via da CNH no Poupatempo, Detran-SP ou pelo portal e-Detran (http://portal.detran.sp.gov.br). O condutor que optar por comparecer ao setor de 2ª via do Detran deve apresentar uma declaração de perda ou um B.O, uma cópia simples do CPF e RG, além do comprovante de endereço (cópia e original). É necessário também levar uma foto 3X4 de fundo branco. A taxa cobrada é de R$ 22,98, e deve ser paga nos bancos conveniados ao órgão.

O Pouátempo também emite segunda via de CNH (Foto: Divulgação)

De acordo com o setor de expedição da segunda via da CNH, o procedimento demora de 40 minutos a uma hora. No Poupatempo o cidadão encontrará o local para tirar foto e pagamento da taxa no mesmo espaço em que a Carteira de Habilitação for emitida pela segunda vez. Por meio do site e-Detran não é exigida a apresentação dos documentos, apenas o preenchimento de um formulário online, onde deve constar todos os dados do condutor, inclusive o número da CNH.

PUBLICIDADE
A segunda via da CNH demora até cinco dias para ser entregue na sua casa (Foto: Divulgação)

Se você não puder aguardar a emissão do documento será preciso pagar a taxa de envio para a sua residência, a não ser que possa voltar ao local dentro de um curto prazo. No caso de envio pelos correios, o prazo para receber a habilitação em casa é de até cinco dias úteis. A CNH será enviada para o endereço que consta em seu cadastro, por isso, mantenha esses dados atualizados por meio do Detran ou Ceretran.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.