Menu

Curiosidades

Atualizado em 7 de maio de 2012, às 10:01 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Saiba mais sobre a Superlua

A superlua resulta do perigeu lunar e, no último final de semana, marcou a maior aproximação da Terra nos últimos 18 anos.
441055 Saiba mais sobre a SuperLua Saiba mais sobre a SuperluaSuperlua na Flórida, EUA.

A superlua é um fenômeno que acontece na época de lua cheia, causando a impressão de o satélite ser ainda maior visto da Terra. Na noite de sábado (5), a lua surpreendeu os brasileiros com o seu tamanho e rendeu paisagens maravilhosas por todo o território nacional.

Maior e mais brilhante, a superlua marca a sua aproximação da Terra. A trajetória ao redor do planeta se torna 10% mais próxima, ou seja, resulta no perigeu. Outro fator que contribui com o fenômeno é o formato da órbita, que deixa de ser circular para se tornar elíptico. Estima-se que o fenômeno garanta uma proximidade de 50 mil quilômetros, superando o ponto de órbita apogeu.

De acordo com a NASA (agência espacial norte-americana), a lua no perigeu parece 14% maior e 30% mais brilhante. O espetáculo no céu é normalmente associado à incidência de desastres naturais, como tsunamis, atividades vulcânicas, tempestades e furacões. Entretanto, os cientistas afirmam que a associação da superlua com os fenômenos terrestres é apenas um mito.

A única relação que realmente existe entre a superlua com a Terra é o aumento das marés, cujas ondas se tornam até 15 cm maiores e, em consequência, também ficam mais fortes.

441055 Saiba mais sobre a SuperLua rio Saiba mais sobre a SuperluaA superlua deixou deslumbrante a paisagem do Cristo Redentor.

Há muitos mitos com relação à superlua, principalmente moldados pela cultura popular. De acordo com as lendas, o fenômeno deixa as pessoas com comportamento estranho, porém não há nada que comprove esta influência.

A lua que reinou no céu na noite do último sábado atingiu o seu perigeu (ponto mais próximo) às 0h34 (horário de Brasília) no domingo. No minuto seguinte, o satélite se alinhou com a Terra e o Sol para se tornar uma lua cheia.

Graças ao fenômeno, a lua passou a apenas 357 mil quilômetros da superfície terrestre, com uma proximidade de 24.600 a mais do que a média. Para enxergar a aproximação com mais nitidez, os especialistas recomendam que as pessoas esperem a lua atingir um ponto no horizonte.

A superlua foi a maior atração do último final de semana, mas quem perdeu o show no céu brasileiro, poderá acompanhá-lo novamente em 2013. Este fenômeno magnífico que torna a noite mais iluminada e charmosa acontece em média uma vez por ano.

A última vez em que ocorreu o perigeu lunar foi em março de 2011. Mas, o espetáculo deste final de semana impressionou as pessoas porque aumentou demais o tamanho e o brilho da lua, um fenômeno que não se via há 18 anos.

Fotos da superlua pelo mundo