Menu

Saúde

Atualizado em 8 de janeiro de 2013, às 13:19 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Saiba como se proteger da intoxicação alimentar

A intoxicação alimentar é muito comum nos dias mais quentes. Veja como se proteger desse problema que gera grande desconforto.

A intoxicação alimentar é um problema muito comum no verão, já que a maioria das refeições são feitas em restaurantes, quiosques e barraquinhas.  Porém, o perigo também pode estar no preparo e consumo dos alimentos em casa. Saiba mais sobre o assunto e veja como se proteger da intoxicação alimentar. Confira.

563714 Tome cuidado com os alimentos que você oferece a sua família para evitar as intoxicações. Foto divulgação Saiba como se proteger da intoxicação alimentar Tome cuidado com os alimentos que você oferece a sua família para evitar as intoxicações. (Foto: divulgação)

O que é intoxicação alimentar

A intoxicação alimentar é um problema causado pela ingestão de alimentos contaminados com bactérias nocivas ao organismo. Os sintomas mais comuns são dores abdominais, vômitos, dores de cabeça que podem aparecer em até 48 horas após o consumo do alimento, dependendo do tipo de bactéria presente.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam os alimentos danificados não são a principal causa das intoxicações alimentares, já que a mudança do cheiro, sabor e da aparência do alimento faz com que evitado para o consumo. O grande risco está nos micro-organismos que contaminam o alimento sem estragá-lo.

Veja também cuidados com os alimentos comprados na praia 

Intoxicação alimentar pode ser adquirida em casa

Segundo estudos feitos pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, 27% dos casos de intoxicação ocorrem por alimentos preparados e consumidos em casa. Já os restaurantes, lanchonetes, padarias e outros locais, o índice é de 24%. Especialistas no assunto afirmam que o cuidado na hora do preparo dos alimentos é essencial para prevenir as intoxicações.

A temperatura dos alimentos é um fator que merece atenção especial. O mais indicado é mantê-los aquecidos ou dentro da geladeira. Quando deixados sob temperatura ambiente, pode ocorrer crescimento de bactérias e suas toxinas, por isso as refeições não devem ficar mis que duas horas sem refrigeração.

563714 Durante o preparo dos alimentos é importante lavá los bem. Foto divulgação Saiba como se proteger da intoxicação alimentar Durante o preparo dos alimentos é importante lavá-los bem. (Foto: divulgação)

Dicas de como se proteger da intoxicação alimentar

1. Antes de oferecer qualquer alimento para sua família é preciso conhecer a origem do mesmo, tanto dentro quanto fora de casa;

2. Lave sempre as mãos antes de preparar os alimentos, após ir ao banheiro ou trocar as fraldas do bebê;

3. Mantenha uma boa higiene na cozinha;

4. Ferva a água para beber e cozinhar, principalmente quando o fornecimento de água da sua cidade não for de confiança;

5. Mantenha os alimentos em local apropriado e prepare sempre a quantidade certa para o consumo da família;

6. Não utilize os mesmos utensílios durante o preparo de diferentes tipos de alimentos;

7. As frutas e verduras devem ser lavadas com água corrente antes do consumo. Para ingerir os vegetais crus, o ideal é deixá-los de molho por 15 minutinhos para desinfecção. Esse processo deve ser feito com hipoclorito de sódio, já que o vinagre não mata as bactérias;

8. Cozinhe bem os alimentos, principalmente as carnes;

9. Lave as latas de refrigerantes e outras bebidas antes consumir;

10. Antes de comprar os alimentos, leia o rótulo com a data de fabricação, verifique se a embalagem está limpa e não oferece nenhum risco de intoxicação. Tome cuidado com latas furadas, lacres rompidos, potes estufados ou amassados;

11. Nos restaurantes e outros estabelecimentos, preste atenção nas condições de higiene do local. As comidas de Buffet, se não estiverem sob temperatura ideal, oferecem risco de contaminação. O mesmo acontece com os alimentos vendidos por ambulantes.

563714 A intoxicação alimentar pode ser evitada através de alguns cuidados de higiene. Foto divulgação Saiba como se proteger da intoxicação alimentar A intoxicação alimentar pode ser evitada através de alguns cuidados de higiene. (Foto: divulgação)

Leia também contaminação de alimentos, como evitar 

A intoxicação alimentar é um problema muito sério que pode causar vômitos, diarréia, dores de cabeça e muito desconforto. Para evitar a intoxicação por alimentos é preciso ter alguns cuidados com o preparo e consumo dos alimentos, tanto em casa quanto em restaurantes, bares, lanchonetes e outros estabelecimentos. Aposte também em uma boa higiene e conservação dos alimentos para evitar a intoxicação causada pelas bactérias.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.