Saiba como se preparar para os concursos federais

PUBLICIDADE

Muitas pessoas se preparam diariamente para prestar um concurso público, isso porque um cargo em um órgão público significa estabilidade financeira e plano de carreira garantido, dependendo do seu desempenho. Mas, a concorrência é grande e por isso mesmo que a preparação é fundamental. Para não perder boas oportunidades, também, é importante acompanhar a publicação dos editais.

Para 2012, muitos concursos são esperados, entre eles estão os órgão ligados a Previdência. Para o INSS, está confirmado que haverá um concurso que recrutará cerca de 1.500 pessoas de nível médio e 375 peritos médicos. O edital deve ser publicado no dia 23 de dezembro. No caso desse concurso, a preparação deve envolver disciplinas de raciocínio lógico, português, informática, matemática, atualidades, noções de direito administrativo e previdenciário, além de ética.

Outro concurso que já possui pedido de abertura é para a Polícia Federal. O pedido foi protocolado em 2010, mas aguarda autorização. A solicitação é para o que haja processo de seleção para 381 vagas de agente administrativo (único cargo para nível médio), 362 de escrivão, 396 agentes da Polícia Federal, 150 vagas de delegado e 116 vagas de papiloscopista.

PUBLICIDADE

O concurso não tem data para acontecer, mas você já pode começar a se preparar, estudando matérias (para nível superior) de direito constitucional, português, direito penal, direito processual penal, direito administrativo, raciocínio lógico, informática, atualidade e raciocínio lógico. Para quem pretende prestar para as vagas de nível médio, a preparação é diferenciada. Estude informática, português, direito administrativo e direito constitucional. E se houver testes físicos, prepare-se . Veja como foi em concursos anteriores e treine desde já.

Muitos outros concursos  abrirão inscrições em 2012, especule se o concurso de seu interesse tem possibilidade de recrutar o ano que vem. Leia os editais e veja o que “caiu” nas provas em anos anteriores, para estudar, inclusive baixe as provas anteriores disponíveis em sites e veja apostilas desse concurso. Se o processo de seleção tiver testes físicos, comece a se condicionar para não “morrer na praia”. Em caso de concursos com testes físicos, não adianta passar na prova escrita e ser reprovado no teste físico.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.