Saiba como proteger suas fotos íntimas

PUBLICIDADE

Saiba como proteger suas fotos íntimas e evite passar por apuros como os enfrentados pela atriz Jennifer Lawrence, que foi notícia em todo o mundo nos últimos dias, depois de ter várias imagens suas roubadas e divulgadas na internet.

A atriz Jennifer Lawrence foi a vítima mais recente dos roubos de fotos íntimas na internet (Foto: Divulgação)

Além dela, ganhadora do Oscar de Melhor Atriz em 2013, vários outros famosos já tiveram fotos íntimas roubadas e vazadas na web, como Carolina Dieckman, Scarlet Johansson, Vanessa Hudgens, Rihanna, Demi Lovato, Caio Castro e Murilo Rosa.

Mas não são só os astros que costumam enfrentar problemas com roubo de fotos íntimas. Milhares de anônimos já passaram pela situação, mostrando que qualquer pessoa está sujeita a essa invasão de privacidade.

PUBLICIDADE

Dicas para navegar na web sem expor a privacidade

Cuidados ao expor fotos da família no Facebook

Saiba como proteger suas fotos íntimas

Vários aplicativos permitem proteger pastas e arquivos com senhas (Foto: Divulgação)

A medida mais simples e eficaz de evitar que fotos íntimas sejam divulgadas na web é não registrar esse tipo de imagens. Mas se você quer fazê-las, deve ficar atento às dicas para proteger fotos íntimas.

A primeira delas é não guardar fotos de momentos íntimos no Facebook e nas suas contas de e-mail, pois esses serviços normalmente são os primeiros alvos dos criminosos virtuais na hora de roubar fotos.

Caso queira armazená-las no computador, o ideal é proteger a pasta em que elas estão com um programa de proteção de pastas e arquivos, pois eles dificultam a ação dos cibercriminosos. Easy File Locker e Folder Lock são boas opções, lembrando que isso também pode ser feito no smartphone ou tablet (apps como Private Gallery – Encryp Photo e Pasta Segura têm essa função).

E na hora de criar os códigos de acesso para as pastas, opte por criar senhas fortes, mesclando letras (maiúsculas e minúsculas) com números e caracteres especiais. O mesmo vale para seus perfis nas redes sociais, contas de e-mails, etc, lembrando que é melhor usar uma senha para cada serviço.

PUBLICIDADE

Outras dicas

Saiba como proteger suas fotos íntimas (Foto: Divulgação)

Existem várias outras dicas para quem está querendo saber como proteger suas fotos íntimas:

– Use a autenticação de duas etapas para acessar serviços na web (armazenamento na nuvem, e-mail, redes sociais).

– Mantenha um antivírus atualizado em seu PC.

– Use um destruidor de arquivos para apagar fotos comprometedoras, pois eles evitam que as imagens sejam recuperadas.

– Não guarde fotos privadas em pendrives, pois eles são fáceis de perder.

– Se precisar mandar o computador, celular ou tablet para a assistência técnica, remova antes as fotos e informações pessoais, para evitar que elas caiam em mãos erradas.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.