Menu

Economia

Atualizado em 14 de maio de 2012, às 8:03 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Saiba como negociar dívidas com o banco

Para que o seu nome não acabe no Serasa, é necessário saber como renegociar a dívida com o banco e contar com os benefícios dos descontos na quitação.
444890 Saiba como negociar dívidas com o banco 2 Saiba como negociar dívidas com o bancoPara renegociar a dívida com o banco, é preciso fazer um planejamento financeiro.

Endividar-se é algo tenso e desagradável, sobretudo quando as pendências financeiras envolvem cheque especial e empréstimos do banco. O endividamento, ao se torna incontrolável, requer que o indivíduo busque uma renegociação para não transformar a dívida numa bola de neve.

Muitas pessoas sentem medo de negociar com o banco e acabam deixando as dívidas de lado, acumulando juros. No entanto, conversar com o gerente da instituição financeira pode ser uma solução interessante para acabar de vez com as dívidas e contar com bons descontos.

Os bancos oferecem várias soluções interessantes para que o cliente possa quitar uma dívida. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, trabalha com uma linha de crédito voltada para o penhor, ou seja, algum tipo de joia pode ser dado como garantia no momento das negociações. A venda de bens, como casa ou carro, também se revela uma possibilidade.

Saiba mais: Aprenda a negocias suas dívidas

Dicas para negociar dívidas com o banco

444890 Saiba como negociar dívidas com o banco 1 Saiba como negociar dívidas com o bancoNegociar com o banco é uma forma de reduzir o peso dos juros.

1. O banco tem a vantagem de ser negociável, por isso não deixe de conversar com a gerente e fazer uma proposta para quitar a dívida. É provável também que a instituição financeira entre em contato para propor um novo valor, que chega a ser beneficiado com mais de 90% de desconto. Esta medida é adotada em casos de tarifas de juros muito altas, ou seja, insuportáveis. Em alguns casos, o banco também repassa a dívida para uma empresa de cobrança fazer a negociação.

2. Enquanto não houver uma renegociação firmada, o cliente inadimplente pode ter o seu nome incluído do Serasa por causa da dívida, por isso é essencial entrar em contato com o gerente do banco para chegar a um acordo.

3. O tempo de inadimplência influencia na negociação da dívida. No caso de endividamento há mais de dois anos, o cliente deve guardar o dinheiro e liquidar numa única vez. O pagamento a vista da dívida sempre resulta em um bom desconto.

4. Por mais significativo que seja o desconto proposto pelo banco, à renegociação deve chegar a um valor acessível para o orçamento do cliente.

444890 Saiba como negociar dívidas com o banco Saiba como negociar dívidas com o bancoLembre-se: nada de fazer compras desnecessárias antes de quitar as dívidas.

5. Para conseguir guardar dinheiro e pagar a dívida, é necessário fazer um planejamento financeiro. A quitação da dívida vai depender das despesas do orçamento doméstico e da quantidade de dinheiro que sobra por mês para o indivíduo. Até que a dívida esteja quitada, é recomendado não fazer compras desnecessárias.

6. No caso do gerente não aceitar a contraproposta, procure a ouvidoria do banco para explicar a sua situação, ou seja, expor as razões de não ter pagado a dívida antes.

Veja também: Saiba como negociar a dívida de imóvel