Menu

Serviços

Atualizado em 30 de agosto de 2013, às 14:50 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Saiba como mudar o nome de forma legal

Insatisfeitas com o próprio nome, muitas pessoas procuram o cartório ou a justiça para fazer alterações.

O nome é a primeira herança que os pais deixam para os seus filhos. No entanto, eles acabam cometendo alguns pecados no momento da escolha e registram a criança com um termo bem exótico. Um nome muito fora do comum ou difícil de ser pronunciado pode trazer sérios problemas no futuro, como bullying ou dificuldades na carreira.

652397 Saiba como mudar o nome de forma legal Saiba como mudar o nome de forma legal Diversas razões podem desencadear a mudança de nome. (Foto:Divulgação)

Se a pessoa está insatisfeita com o seu próprio nome, ela tem autonomia para mudá-lo legalmente. Outros fatores também podem desencadear a alteração, como a cirurgia de mudança de sexo.

Alguns famosos resolveram mudar o nome de forma legal e reconhecida, como é o caso da cantora Fergie. Em meio a uma crise de identidade, a integrante do Black Eyed Peas resolveu trocar o seu verdadeiro nome Stacy Ann Ferguso por Fergie Duhamel. Vale lembrar que ela é casada com Josh Duhamel.

Pré-requisitos para troca de nome

Para solicitar a mudança de nome, o brasileiro precisa se enquadrar em um dos pré-requisitos:

- Ridicularização: o verdadeiro nome causa constrangimento ou está associado a algum palavrão.

- Adoção: a criança ou adolescente adotado pode assumir o sobrenome dos seus novos responsáveis.

- Pseudo-estrangeiros: nomes que são originalmente estrangeiros, mas foram ‘abrasileirados’ na escrita. Exemplo: quem foi registrado como Uoxinton pode mudar para Washington.

- Celebridade: uma personalidade reconhecida por seu apelido ou nome artístico pode fazer a alteração.

Como mudar o nome de forma legal?

652397 Saiba como mudar o nome de forma legal 1 Saiba como mudar o nome de forma legal Se o erro for ortográfico, se resolve no cartório. (Foto:Divulgação)

No Brasil, a legislação permite mudar o nome legalmente, mas somente uma vez. Para conseguir alterar a certidão de nascimento e todos os outros documentos, o cidadão precisa apresentar um motivo válido perante a justiça.

A pessoa que deseja mudar de nome precisa ter 18 anos completos. Ela deve se dirigir até o cartório ou entrar com o pedido na justiça, tudo dependerá do motivo. Se a razão da mudança não se enquadrar em um dos pré-requisitos, ela deve contratar um advogado e abrir um processo junto a Vara de Registros Públicos.

Para trocar de nome, é fundamental mostrar provas de que não haverá prejuízos contratuais, comerciais ou tributários. Desta forma, o cidadão precisa estar com o CPF limpo na praça.

652397 Saiba como mudar o nome de forma legal 2 Saiba como mudar o nome de forma legal Em determinadas situações, é necessário recorrer à Vara de Registros Públicos. (Foto:Divulgação)

O prazo para o processo ser julgado e aprovar ou não a troca de nome varia. Em média leva de 3 a 6 meses para ser resolvido.

Em casos de erros ortográficos não é preciso mover uma ação judicial, basta comparecer ao cartório local e pedir a retificação.