Bem Estar

Saiba como montar um aquário em sua casa

Por Redacao

Criar peixes ornamentais é sinônimo de estilo, refinamento e bom gosto. O motivo é que um belo aquário que combine pedras, plantas e ornamentos de maneira harmônica pode agregar valor a um ambiente da casa, conferindo vida e equilíbrio para o local.  Mas, quem deseja apostar na criatividade planejando o próprio aquário deve atentar para alguns detalhes.

O primeiro é procurar conhecer a espécie de peixe que vai habitar o aquário. Muitas espécies têm hábitos peculiares. Um exemplo é o macho do peixe tailandês Beta que não só é antissocial, como também chega a matar peixes de espécies diferentes, ficando estressado quando colocado em aquários muito grandes e iluminados.

Tamanho

O ideal é antes de tudo conversar com alguém que já tem experiência com peixes para se interar dos hábitos de cada espécie antes de comprá-la ou montar o aquário, geralmente vendedores de peixe ou criadores mais antigos tem esse conhecimento. No momento de escolher o tamanho do aquário é fundamental pensar que espécie de peixe vai habitá-lo, pois no geral peixes maiores ou que crescem muito precisam de mais espaço.

Para peixes mais comuns como o Véu de Noiva, o Telescópio, Espada, Guppy e outros um aquário de 30 cm x 40 cm já é o bastante.

Maquinário

Outro detalhe importante é pensar no maquinário para o aquário. Bombas de oxigênio e de circulação da água são importantes para saúde dos animais. Como nem sempre a manutenção do aquário pode ser feita semanalmente com equipamentos como filtros é possível manter a água limpa e com um PH (acidez) equilibrado por mais tempo.

No caso de aquários que ficam em ambientes abertos expostos a variações de temperatura muito grande também é importante comprar um aquecedor para que a temperatura da água permaneça estável, pois em temperaturas baixas alguns peixes podem morrer. Hoje já existem no mercado peças que trabalham o design como bombas de oxigênio em formato de barquinho, roda gigante, arca e outros.

Decorando

Pedras coloridas, plantas de plástico, peças de argila, porcelana e barro são ideais para usar na decoração do aquário. Mas, é importante destacar que não se deve usar objetos de metal como moedas que enferrujem para decorar o aquário. Antes de colocar no aquário tudo deve ser lavado com água abundante e sem produtos químicos como detergente e sabão.

A iluminação deve ser com luzes que não esquentam como o neon que deve ser instalado a uma distância mínima de 10 cm da margem do aquário para evitar acidentes. Outro ponto importante é nunca instalar luzes na lateral , paralelo às paredes do aquário, pois isso pode não só estressar os peixes como prejudicar a visão deles.

Para dar um toque final a montagem é possível construir ou já comprar pronto um gabinete que possa servir de suporte ou moldura para o aquário.

Escolhendo o local 

Depois de organizado o aquário é importante pensar em local correto para instalá-lo e aqui vão duas dicas essenciais: Nunca instale o aquário próximo a TVs ou caixas de som, pois a audição dos peixes é ultrassensível; Também evite montar o aquário próximo de janelas ou locais que recebam sol diretamente pois, os raios UVS estimulam o nascimento de limo nas paredes do aquário, dificultando a manutenção.

Recomendado para você
Bem Estar

Espelhos Para Salão De Beleza Preços, Onde Comprar

Bem Estar

Cuidados necessários com as orelhas furadas

Bem Estar

Tendências de tatuagens masculinas para 2017 (mais de 100 fotos incríveis)

Bem Estar

Programa Celso Portiolli Construindo Um Sonho

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *