Menu

Bem Estar

Atualizado em 13 de dezembro de 2011, às 16:07 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Saiba como montar um aquário em sua casa

O aquário é tanto uma peça de decoração quanto uma forma de criar peixes ornamentais como animais de estimação.

343482 aquario1 Saiba como montar um aquário em sua casa

Criar peixes ornamentais é sinônimo de estilo, refinamento e bom gosto. O motivo é que um belo aquário que combine pedras, plantas e ornamentos de maneira harmônica pode agregar valor a um ambiente da casa, conferindo vida e equilíbrio para o local.  Mas, quem deseja apostar na criatividade planejando o próprio aquário deve atentar para alguns detalhes.

O primeiro é procurar conhecer a espécie de peixe que vai habitar o aquário. Muitas espécies têm hábitos peculiares. Um exemplo é o macho do peixe tailandês Beta que não só é antissocial, como também chega a matar peixes de espécies diferentes, ficando estressado quando colocado em aquários muito grandes e iluminados.

Tamanho

O ideal é antes de tudo conversar com alguém que já tem experiência com peixes para se interar dos hábitos de cada espécie antes de comprá-la ou montar o aquário, geralmente vendedores de peixe ou criadores mais antigos tem esse conhecimento. No momento de escolher o tamanho do aquário é fundamental pensar que espécie de peixe vai habitá-lo, pois no geral peixes maiores ou que crescem muito precisam de mais espaço.

Para peixes mais comuns como o Véu de Noiva, o Telescópio, Espada, Guppy e outros um aquário de 30 cm x 40 cm já é o bastante.

343482 aquario japones Saiba como montar um aquário em sua casa

Maquinário

Outro detalhe importante é pensar no maquinário para o aquário. Bombas de oxigênio e de circulação da água são importantes para saúde dos animais. Como nem sempre a manutenção do aquário pode ser feita semanalmente com equipamentos como filtros é possível manter a água limpa e com um PH (acidez) equilibrado por mais tempo.

No caso de aquários que ficam em ambientes abertos expostos a variações de temperatura muito grande também é importante comprar um aquecedor para que a temperatura da água permaneça estável, pois em temperaturas baixas alguns peixes podem morrer. Hoje já existem no mercado peças que trabalham o design como bombas de oxigênio em formato de barquinho, roda gigante, arca e outros.

Decorando

Pedras coloridas, plantas de plástico, peças de argila, porcelana e barro são ideais para usar na decoração do aquário. Mas, é importante destacar que não se deve usar objetos de metal como moedas que enferrujem para decorar o aquário. Antes de colocar no aquário tudo deve ser lavado com água abundante e sem produtos químicos como detergente e sabão.

A iluminação deve ser com luzes que não esquentam como o neon que deve ser instalado a uma distância mínima de 10 cm da margem do aquário para evitar acidentes. Outro ponto importante é nunca instalar luzes na lateral , paralelo às paredes do aquário, pois isso pode não só estressar os peixes como prejudicar a visão deles.

Para dar um toque final a montagem é possível construir ou já comprar pronto um gabinete que possa servir de suporte ou moldura para o aquário.

343482 peixe listado full Saiba como montar um aquário em sua casa

Escolhendo o local 

Depois de organizado o aquário é importante pensar em local correto para instalá-lo e aqui vão duas dicas essenciais: Nunca instale o aquário próximo a TVs ou caixas de som, pois a audição dos peixes é ultrassensível; Também evite montar o aquário próximo de janelas ou locais que recebam sol diretamente pois, os raios UVS estimulam o nascimento de limo nas paredes do aquário, dificultando a manutenção.