Saiba como lidar com crianças que sofrem de dislexia

PUBLICIDADE

A Dislexia é a dificuldade em aprender a ler, escrever e soletrar. O maior obstáculo para seus portadores está na relação entre o som e a letra. De acordo com informações da Associação Brasileira de mesmo nome, pesquisas feitas em diversos países revelam que entre 05% e 17% da população mundial são portadores do transtorno ou distúrbio. Perante a essa situação, como saber lidar com criança disléxica?

O passo mais importante para isso é ter muita informação em mãos. Somente ela vai ajudar a entender a raiz da questão e a partir daí, os caminhos para enfrentar o dia-a-dia serão mais claros. Por exemplo, é preciso saber que a Dislexia é genética, apresenta modificações neurológicas, portanto, não é um produto de faltas de atenção, de motivação, de inteligência ou de dinheiro. Entendendo isso, sabe-se então que para obter o diagnóstico correto será preciso recorrer a uma equipe multidisciplinar de profissionais, em que cada um deles fará sua parte.

A arteterapeuta Elaine Braga Costa, em seu artigo “O Sentimento dos Pais”, fala sobre a atitude deles quando descobrem que o filho é disléxico. Ela afirma que muitos resistem em não aceitar e acabam ficando desesperados. O que deve ser feito para lidar com criança disléxica é primeiramente a aceitação e o entendimento sobre a situação. Nisso tudo, os pais também acabam aprendendo e se adaptando ao novo cenário que se abre, bem diferente daquele que geralmente é idealizado.

PUBLICIDADE

Contudo, antes de assumir que há realmente um transtorno presente na vida da criança, muitos pais passam por uma fase de luto, de tristeza, que também deve ser respeitada. Como é um processo, essa etapa tem de passar para dar espaço a uma uma próxima: a de cuidar do disléxico.

A criança disléxica necessita de carinho e apoio para enfrentar as dificuldades que se fazem presentes, por isso, a presença constante dos pais é imprescindível. Costa diz que é papel dos responsáveis mostrar ao filho que todas as pessoas têm barreiras na vida, que cada um é diferente do outro, mesmo aqueles que não são portadores da Dislexia e que todos têm seus pontos positivos, negativos e claro, suas limitações.

A estrada que pais de disléxicos terão de percorrer deve ser pavimentada com muito amor e tolerância. Uma forma de lidar com criança disléxica é buscar as qualidades e habilidades dela e ressaltar tudo isso sempre, segundo a arteterapeuta.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.