Menu
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Saiba como é comemorado o Ano Novo em outros países

Cada povo tem suas tradições, mas em comum todos esperam um ano novo com bastante esperança, conheça os rituais em países do Oriente e Ocidente.

Conheça as frutas que combinam com o Réveillon

[03/11/2015]

Réveillon: Looks com Brilho

[03/11/2015]

A comemoração do Ano Novo é feita por todos os países que têm calendário anual, no entanto, cada cultura o faz a seu modo. E para falar um pouco disso, preparamos este artigo para que você saiba como é comemorado o ano novo em outros países. No Ocidente tudo começou com um decreto do governador de Roma, Júlio César, que em 46 a.C. instituiu o dia 01 de Janeiro como sendo o dia do Ano Novo.

Saiba como é comemorado o Ano Novo em outros países (Foto: Divulgação)

Saiba como é comemorado o Ano Novo em outros países

Segundo a Wikipédia, o Brasil está entre os países que têm um dos maiores eventos do Ano Novo, acompanhado da Austrália, Portugal, Hong Kong, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos e Chile. Mas existem outras culturas que apostam na festa, por isso saiba como é comemorado o ano novo em outros países.

Leia mais informações sobre: Ano Novo Judaico: entenda como é comemorado

Cultura Ocidental 

A celebração de ano novo mais famosa é a da cidade de Nova Iorque, exatamente na Times Square, o evento acontece com uma bola enorme que desce faltando um minuto para meia noite e atinge o prédio onde está instalada.

Em alguns países há uma tradição de quebrar pratos, por exemplo (Foto: Divulgação)

Na Escócia há uma tradição no Ano Novo que se chama first-footing (traduzindo como primeira pisada) e que consiste em ser a primeira pessoa a pisar na propriedade do seu vizinho e simbolicamente desejar sorte, o que também pode ser feito com presentes como biscoitinhos.

A crendice de alimentos que dão sorte é bastante presente na Espanha onde as pessoas costumam comer doze uvas no compasso do relógio da Puerta del Sol, em Madri (uma a cada badalada).

Semelhante ao que se faz em nosso país com a queima de fogos de artifício, Portugal também tem esse costume.

Cultura Oriental

Na china, milhares lotam o templo (Foto: Divulgação)

A comemoração do ano novo na China é bem rica e é celebrada no 23º dia do último mês lunar e cheia de rituais, um desses rituais segundo eles traz prosperidade à família: oferecimento de comidas ao Deus da Cozinha. Além disso, os chineses costumam colar em portas e janelas papéis na cor vermelha com frases de desejos de boa sorte em dourado. Exatamente na passagem do ano, à meia noite, os chineses comem um bolinho chamado guioza, depois queimam fogos e continuam a festa até pela manhã.

Leia mais informações sobre: Curiosidades sobre a comemoração de Ano Novo

No japão

No Japão a comemoração começa na véspera, quando famílias se reúnem e comem sobá que é um tipo de macarrão de trigo sarraceno, no dia de comemorar o ano novo se faz uma verdadeira cerimônia de limpeza da casa, pendurando uma corda de arroz como forma de afastar espíritos do mal. À noite os japoneses costumam se dirigir para o templo para a cerimônia das 108 badaladas.

No Japão, tradição milenar marca a chegada de cada ano novo (Foto: Divulgação)

Cada país tem seu costume e tradição, a diferença entre oriente e ocidente são notáveis, mas cada povo faz a sua celebração, comemorando a chegada do próximo ano com suas crenças e sempre esperança de que algo de melhor está por vir.

Quer mais dicas sobre o réveillon?  Então confira nossos outros artigos sobre esse e diversos temas, fique aqui no Mundo das Tribos!


Recomendados para você:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL