Menu

Notícias

Atualizado em 19 de fevereiro de 2012, às 7:05 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Saiba como deve ser a alimentação infantil no verão

O verão é uma estação que exige muito da criança. Por isso, é preciso que ocorra uma maior atenção a alimentação infantil.
396186 fruta Saiba como deve ser a alimentação infantil no verãoÉ importante incentivar uma alimentação saudável para as crianças.

O verão combina com viagens, praia, sol e, principalmente, com crianças. É a época em que a família se reúne para aproveitar a estação do ano. E é nessa hora que as mães se desesperam. Não há como planejar uma viagem sem incluir uma alimentação adequada para seus filhos. Porém, nem sempre isso é possível, o que deixa os pais mais preocupados e ansiosos. Devido a isso, iremos dar algumas dicas de como associar diversão a uma alimentação adequada, quando o assunto são os pequenos.

Viagem é igual a mudança na alimentação

Especialistas em alimentação infantil afirmam que a mudança de rotina, e o uso de alimentos industrializados durante o verão, são os principais responsáveis pelo ganho de peso das crianças, em especial durante as férias. Uma grande preocupação para os pais.

Apesar das crianças brincarem, correrem e estarem ativas a todo o tempo, muitas delas substituem o almoço ou o jantar por guloseimas e fast-foods, o que pode trazer graves consequências a saúde delas.

O calor diminui o apetite

Com o calor, existe uma tendência em diminuir o apetite das crianças. Porém, como elas se encontram em fase de crescimento, é preciso que ocorra um incentivo maior em relação a uma alimentação saudável. É preciso que os pais incentivem o consumo de alimentos leves e ao mesmo tempo nutritivos. Confira um pouco mais a respeito de como manter um cardápio adequado para seus filhos.

396186 alim Saiba como deve ser a alimentação infantil no verãoNas férias é mais difícil controlar a alimentação dos filhos.

Frutas e seus derivados

Especialistas no assunto recomendam que é importante oferecer frutas e seus derivados, como iogurtes,  sucos da polpa, entre outros. Uma outra opção é consumir picolés e sorvetes de massa do sabor frutas. Mas, fique atento a composição desses produtos. Aqueles que focam o uso de ingredientes como açúcar, devem ser descartados do cardápio. Dentre os mais recomendados estão os que contêm maior quantidade de leite e água.

Para facilitar o consumo de frutas pelas crianças, vale a pena picá-las em pedaços pequenos e deixá-las a vista, pois isso facilita a aceitação do alimento pelos pequeninos.

Para crianças que não gostam de frutas

Existem muitas crianças que não gostam de frutas, por isso nada melhor que incentivar o consumo de biscoitos a base de farinhas integrais (doces ou salgados), bolos caseiros ou mesmo sanduíches a base de queijo minas ou mussarela. Porém, ao fornecer esse tipo de alimento ao seu filho, regule a quantidade ingerida.

Alimentos consumidos na rua

Por vezes, quando estamos na rua, é meramente impossível que realizemos uma alimentação saudável.  Sabendo disso, nada melhor do que optar por alimentos, como milho cozido, biscoito de polvilho, picolés de fruta, sucos naturais e água de coco. Nada de escolher alimentos que contenham maionese, camarão, salpicão, assim como saladas de frutas e sucos industrializados. Eles trazem enormes riscos de contaminação por bactérias, que podem provocar infecção intestinal com febre e diarreia.

396186 childs Saiba como deve ser a alimentação infantil no verãoDurante o verão, é preciso ter uma maior atenção quanto a alimentação infantil.

Durante o verão, é preciso ter uma maior atenção quanto a alimentação infantil. Essa época exige mais do corpo das crianças. Nada melhor do que consumir alimentos saudáveis e muito nutritivos. Vale a pena seguir as dicas e curtir a estação mais gostosa do ano.