Bem Estar

Saiba como denunciar um caso de bullying

Por Isah

O bullying é uma realidade na vida de muitos brasileiros, principalmente se tratando de crianças e adolescentes. O problema não deve ser ignorado, por isso os governos de diferentes estados estão adotando ações de conscientização e de estímulo à denúncia.

O bullying é uma ato de violência e precisa ser denunciado. (Foto:Divulgação)

Como denunciar o bullying?

Os atos de bullying ferem o Código Civil e os princípios constitucionais de respeito à dignidade da pessoa humana.

Existem muitas formas de denunciar o bullying, mas tudo depende do tipo de violência que foi empregado. Se a agressão acontecer dentro da escola, o primeiro passo é a vítima conversar com o educador e o mesmo tomar providências.

Se o bullying persistir, mesmo após a conversa da escola com o agressor, a vítima deve buscar ajuda em outros meios. Confira a seguir algumas formas de denunciar o bullying:

O Disque 100 (Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes) está preparado para receber denúncias de bullying. Nos últimos tempos, o serviço registrou um crescimento de 199%;

O Disque 100 é uma opção para registrar a denúncia. (Foto:Divulgação)

Cyberbulling como denunciar

Em casos de cyberbullying, a vítima pode procurar uma delegacia de polícia especializada em crimes na internet. Vale lembrar que a ofensa pessoal não é uma atribuição do Ministério Público Federal, mas sim da Justiça Estadual; Dependendo do prejuízo que a vítima de bullying sofreu, ela pode entrar com um processo por Danos Morais contra o seu agressor. É importante provar a exposição ao constrangimento ou estresse; Ao comparecer a uma delegacia para fazer a denúncia de bullying, é fundamental apresentar provas. O site Safernet.org também é um espaço para denunciar crimes contra os direitos humanos.

 

A vítima do bullying costuma ser retraída e insegura. (Foto:Divulgação)

Saiba mais sobre o bullying

O bullying é um problema que afeta pessoas do mundo todo. Movido pela ignorância, ele pode se manifestar na escola, no trabalho, no bairro e até mesmo na internet.

A base do bullying é formada pelo desrespeito e pela intolerância às diferenças. O comportamento agressivo faz vítimas principalmente no ambiente escolar e, nos casos mais severos, pode levar ao suicídio.

O agressor normalmente faz uso da violência física ou verbal para atacar o outro. Ele pratica a exclusão social e também assume uma postura influente entre os seus amigos. Já a vítima do bullying costuma ser retraída e insegura.

O Bullyng não é apenas uma brincadeira, mas uma agressão às pessoas (Foto: Divulgação)

Bullyng não é uma brincadeira

O bullying não é apenas uma brincadeira sem graça, afinal, ele pode gerar traumas para a vida toda. Logo que o primeiro sinal de violência aparecer, é fundamental tomar uma atitude. No caso de crianças e adolescentes, os educadores devem combater o bullying diariamente e estimular a conscientização entre os alunos. Ainda hoje, mesmo com tantas ressalvas ao bullyng existem milhares de pessoas que sofrem esse tipo de agressão. o bullyng não ocorre apenas na escola, mas em todos os locais, no trabalho, no lazer em todos os lugares. para combater esse tipo de agressão é preciso denunciar para que os agressores não fiquem impunes ao seu ato.

Recomendado para você
Bem Estar

Tapetes para Sala

Bem Estar

Botas femininas inverno 2017

Beleza

Unhas Decoradas 2017

Bem Estar

Conheça os benefícios da água

Comentários
  1. jaira disse:

    verdadeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
    Vamos Denunciar esse Abuso

  2. natalia marques de carvalho disse:

    sou do estado do para gostei desta postagem pois pude esclarecer muitas coisas a respeito desse assunto e como podemos adquirir provas a respeito disso .

  3. Gostaria de Saber,Pois Tenho Dúvidas sobre a Previdência,Pois Sofri um Grave Acidente à 6,7 Anos Atrás onde Fiquei em Côma 50 Dias,Gostaria de Obter Informações.

  4. À 6,7 Anos Atrás Sofri um Grave Acidente de Moto ,no Vdto Aricanduva,onde Fiquei em Côma 50 Dias e Fraturei os 2 Braços,Sendo um Deles Cirúrgico,Poderiam me Dar mais Informações?

  5. Jaqueline disse:

    Tem tambêm o Dan Stulbach ,que interpretou o Marcos em Mulheres Apaixonadas.As pessoas mudavam de calçada quando o viam.Davam bolsada,guardachuvada nele.Ele levou até beliscões.As mulheres se recusavam a sentar do lado dele na ponte aérea.Não o atendiam em restaurante e em loja.Foi ameaçado de morte.E prescisou de seguarancas na porta de casa.E recentimente quando foi jojar tênis em um clube foi hostilizado.Ele disse “O problema não foi na quadra ,foi eu chegar até lá.Todo mundo olhava.Ninguem falava nada.Eu achei engraçado”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *