Bem Estar

Saiba como denunciar um caso de bullying

Por Isah

O bullying é uma realidade na vida de muitos brasileiros, principalmente se tratando de crianças e adolescentes. O problema não deve ser ignorado, por isso os governos de diferentes estados estão adotando ações de conscientização e de estímulo à denúncia.

O bullying é uma ato de violência e precisa ser denunciado. (Foto:Divulgação)

Como denunciar o bullying?

Os atos de bullying ferem o Código Civil e os princípios constitucionais de respeito à dignidade da pessoa humana.

Existem muitas formas de denunciar o bullying, mas tudo depende do tipo de violência que foi empregado. Se a agressão acontecer dentro da escola, o primeiro passo é a vítima conversar com o educador e o mesmo tomar providências.

Se o bullying persistir, mesmo após a conversa da escola com o agressor, a vítima deve buscar ajuda em outros meios. Confira a seguir algumas formas de denunciar o bullying:

O Disque 100 (Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes) está preparado para receber denúncias de bullying. Nos últimos tempos, o serviço registrou um crescimento de 199%;

O Disque 100 é uma opção para registrar a denúncia. (Foto:Divulgação)

Cyberbulling como denunciar

Em casos de cyberbullying, a vítima pode procurar uma delegacia de polícia especializada em crimes na internet. Vale lembrar que a ofensa pessoal não é uma atribuição do Ministério Público Federal, mas sim da Justiça Estadual; Dependendo do prejuízo que a vítima de bullying sofreu, ela pode entrar com um processo por Danos Morais contra o seu agressor. É importante provar a exposição ao constrangimento ou estresse; Ao comparecer a uma delegacia para fazer a denúncia de bullying, é fundamental apresentar provas. O site Safernet.org também é um espaço para denunciar crimes contra os direitos humanos.

 

A vítima do bullying costuma ser retraída e insegura. (Foto:Divulgação)

Saiba mais sobre o bullying

O bullying é um problema que afeta pessoas do mundo todo. Movido pela ignorância, ele pode se manifestar na escola, no trabalho, no bairro e até mesmo na internet.

A base do bullying é formada pelo desrespeito e pela intolerância às diferenças. O comportamento agressivo faz vítimas principalmente no ambiente escolar e, nos casos mais severos, pode levar ao suicídio.

O agressor normalmente faz uso da violência física ou verbal para atacar o outro. Ele pratica a exclusão social e também assume uma postura influente entre os seus amigos. Já a vítima do bullying costuma ser retraída e insegura.

O Bullyng não é apenas uma brincadeira, mas uma agressão às pessoas (Foto: Divulgação)

Bullyng não é uma brincadeira

O bullying não é apenas uma brincadeira sem graça, afinal, ele pode gerar traumas para a vida toda. Logo que o primeiro sinal de violência aparecer, é fundamental tomar uma atitude. No caso de crianças e adolescentes, os educadores devem combater o bullying diariamente e estimular a conscientização entre os alunos. Ainda hoje, mesmo com tantas ressalvas ao bullyng existem milhares de pessoas que sofrem esse tipo de agressão. o bullyng não ocorre apenas na escola, mas em todos os locais, no trabalho, no lazer em todos os lugares. para combater esse tipo de agressão é preciso denunciar para que os agressores não fiquem impunes ao seu ato.

Recomendado para você

Serviços

Como tirar passaporte e visto para os Estados Unidos em 2017

Serviços

FGTS inativo 2017: extrato, calendário de saque e atualização de cadastro

Serviços

Porque devemos pagar o IPTU? 5 benefícios que você não sabe

Serviços

Alistamento Militar 2017: Inscrições, Datas

Comentários

2 respostas para “Saiba como denunciar um caso de bullying”

  1. natalia marques de carvalho disse:

    sou do estado do para gostei desta postagem pois pude esclarecer muitas coisas a respeito desse assunto e como podemos adquirir provas a respeito disso .

  2. jaira disse:

    verdadeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
    Vamos Denunciar esse Abuso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *