Menu

Decoração

Atualizado em 29 de janeiro de 2013, às 12:11 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Saiba como deixar a parede com efeito 3D

A parede 3D é um elemento que tem ganhado destaque na decoração, trabalhando principalmente com a sensação de perspectiva dos moradores.

Depois de tomar conta do cinema, do computador, da moda e das artes visuais em geral, o 3D finalmente está invadindo o cenário da decoração. O efeito tridimensional promete inovar as sensações dos ambientes, além de refletir um espírito de modernidade.

572582 Saiba como deixar a parede com efeito 3D Saiba como deixar a parede com efeito 3DA parede com efeito 3D tem profundidade e interage com o ambiente. (Foto:Divulgação)

No 3D, as imagens são apresentadas em três dimensões, criando a sensação de que o indivíduo está realmente interagindo com o conteúdo visual. Dependendo como as imagens são combinadas, é possível despertar os sentidos através da exaltação da textura ou ilusão de movimento.

Saiba mais: Revestimentos 3D: dicas, informações

O efeito 3D nas paredes da casa

Na decoração, o efeito 3D está tomando conta das paredes residenciais. Quando o revestimento apresenta algum elemento tridimensional, ele inova a atmosfera do cômodo e também mexe com os sentidos dos moradores.

A tendência de paredes 3D está sendo apresentada nos principais eventos de decoração, como é o caso das últimas edições da Casa Cor. Os especialistas da área acreditam que o novo conceito de revestir paredes está conquistando principalmente os clientes modernos.

Além de investir numa textura ou desenho diferenciado para a parede, também é interessante investir em um bom projeto luminotécnico. A iluminação estratégica de um ambiente promete colocar os elementos 3D em destaque.

Na hora de trabalhar com revestimento tridimensional na decoração é importante tomar alguns cuidados, pois qualquer erro pode comprometer a harmonia e o bom senso. Algumas opções de efeito 3D, por exemplo, só combinam com espaços grandes, caso contrário podem tornar uma área ainda menor e causar mal-estar. O projeto também não deve deixar todas as paredes de um ambiente com aparência 3D, pois isto pode causar desconforto e deixar a identidade visual sobrecarregada.

Ideias para paredes 3D

A parede 3D deve ser um elemento diferencial no ambiente, por isso a sua estética precisa ser pensada com muito cuidado, além de dialogar perfeitamente com o estilo da decoração predominante. Veja a seguir diferentes ideias para criar revestimento tridimensional:

572582 Saiba como deixar a parede com efeito 3D 2 Saiba como deixar a parede com efeito 3DPapel de parede com relevo. (Foto:Divulgação)

Parede com relevo
No mercado de decoração já é possível encontrar papéis de parede com relevo. Estas peças brincam com texturas para criar a terceira dimensão.

572582 Saiba como deixar a parede com efeito 3D 1 Saiba como deixar a parede com efeito 3DPapel de parede com efeito de movimento. (Foto:Divulgação)

Parede com movimento
Para criar a sensação de movimento, algumas empresas lançaram papéis de parede com desenhos de ilusão de óptica. A combinação das imagens faz com que o ambiente crie vida e não seja tão monótono.

572582 Saiba como deixar a parede com efeito 3D 3 Saiba como deixar a parede com efeito 3DParede ganhou efeito 3D com adesivo. (Foto:Divulgação)

Parede com adesivo
Alguns adesivos são capazes de enganar os olhos e transformam a parede na continuidade do próprio ambiente. Esta peça decorativa autocolante pode criar um novo cenário ou simular a presença de algum objeto que na verdade não existe.

Veja também: Adesivos de parede que imitam objetos – fotos