Menu

Halloween

Atualizado em 24 de outubro de 2012, às 17:29 por Sueli Araujo ()
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Decoração para festa de Halloween, dicas

Decorar uma festa de Halloween exige muita dedicação e criatividade para que ela fique assustadora e divertida ao mesmo tempo.

Show de luzes em casa para o Halloween

[31/10/2011]

Dicas de maquiagem para o Halloween 2012

[14/09/2012]

O que é Halloween, como surgiu

O Halloween, também conhecido como o Dia das Bruxas, é comemorado no dia 31 de outubro, último dia de verão no hemisfério norte. A data é celebrada há mais de 2.500 anos e foi introduzida pelo povo celta, habitante da Grã-Bretanha. Por isso, ela é mais famosa nos países anglo-saxões como Inglaterra, Irlanda, Estados Unidos e Canadá.

Os celtas acreditavam que no último dia de verão os espíritos saiam dos cemitérios para assustarem os vivos e, para se livrarem desses seres medonhos, colocavam objetos assustadores em suas casas como abóboras decoradas, caveiras, ossos, entre outros.

Durante a Idade Média, a data foi condenada por ser uma festa pagã e ganhou o nome de Dia das Bruxas. Portanto, quem continuava a comemorá-la, era perseguido e queimado na fogueira pela Inquisição.

Por estar relacionado à morte, os símbolos do Halloween são os fantasmas, os zumbis, as caveiras, os monstros, as bruxas, os gatos pretos e personagens de livros de terror como Frankenstein e Drácula.

287585 Decoração Halloween 1 Decoração para festa de Halloween, dicasA falta de luz é essencial para uma decoração de Halloween. (Foto: Divulgação)

Com o tempo, a festa tornou-se uma grande brincadeira também entre as crianças, que saem às ruas vestidas com os símbolos do Dia das Bruxas e batem nas portas das casas perguntando: “Gostosuras ou Travessuras?”. Então, o morador escolhe se dá doces e pequenos presentes ou se as crianças fazem uma travessura na casa como enrolá-la com papel higiênico.

Essa tradição chegou ao Brasil há pouco tempo e ficou conhecida por causa dos filmes americanos. As escolas de língua inglesa também contribuíram para inserção dessa data na cultura brasileira. Entretanto, ela ainda é pouco comemorada por aqui.

Porém, ela não deixa de ser uma festa divertida, que pode ser feita como tema de uma festa de aniversário comemorada próxima à data ou em uma escola. Por isso, saiba como decorar uma festa de Halloween para animar a galera.

Como decorar uma festa de Halloween

O ambiente de uma festa de Halloween deve ser medonho, ou seja, com muitas teias de aranha, monstros, fantasmas, vampiros, zumbis e outros. Geralmente, as cores usadas são o laranja, o roxo e o preto, que criam uma decoração bem singular. As abóboras, logicamente, não podem faltar. Para tanto, compre abóboras grandes, abra uma tampa e retire todo o seu miolo. Em seguida, corte os olhos, o nariz e a boca. Por dentro, coloque uma lâmpada para criar um ambiente arrepiante.

287585 saiba como decorar uma festa de halloween Decoração para festa de Halloween, dicasCom teias de aranha, móveis pretos e pouca luminosidade o ambiente da festa de Halloween fica perfeito. (Foto: Divulgação)

Essa decoração está realmente assustadora. Para tanto, foram usados bonecos em tamanho real imitando zumbis, gelo seco para dar o ar de neblina e as abóboras foram distribuídas por todo o salão. Pouca luz e muita escuridão para animar o baile à fantasia e deixaram a festa muito divertida.

Para uma festa infantil de Halloween, a decoração deve ser mais leve, porém, sem perder as suas características originais, ou seja, muitos fantasmas, bruxas e monstros para serem usados na mesa principal e os convidados fantasiados para animarem a festa.

287585 saiba como decorar uma festa de halloween1 Decoração para festa de Halloween, dicasAo decorar a casa para uma festa de Halloween você também deve se preocupar com o lado de fora. (Foto: Divulgação)

Não apenas o lado de dentro deve estar decorado para o Halloween, mas também o de fora. Assim, essa grande luminária em forma de abóbora fica assustadora com o espantalho medonho ao seu lado.

O Halloween é uma festa muito animada e divertida, pois os convidados podem dançar à vontade fantasiados com criatividade. Garanta muita alegria em sua festa de Halloween decorando-a com muito capricho, paciência e criatividade para deixar todo mundo morrendo de medo.

Além da decoração você também deve se preocupar com o que vai servir em sua festa de Halloween, por isso acompanhe essa matéria: Comidas de Halloween, Cardárpio para Halloween.

Leia também: Conheça os principais símbolos do Halloween