Bem Estar

Sabão caseiro: como fazer

Por Redacao
Aprenda a fazer sabão em casa (Foto:Divulgação)

Existem milhares de tipos de sabão no mundo, cada um com um toque especial de bom gosto e cheiro para todas as ocasiões. Com algumas receitas simples e práticas é fácil fazer sabão caseiro para diversas utilidades, inclusive para higienização do lar e higiene pessoal. Use sua criatividade e crie seu próprio sabão.

Antes de tudo você vai precisar de uma panela, baldes, potes descartáveis e de materiais de proteção como luvas e utensílios de madeira ou plástico como colher e talos para misturar os componentes. A soda cáustica, um dos ingredientes usados, é altamente corrosivo e pode causar queimaduras na pele. Por isso, faça a experiência em locais de preferência abertos ou com grande circulação de ar evitando o contato direto do rosto com o vapor expelido.

Obs:. É fundamental atentar que as dosagens das receitas devem ser respeitadas, uma vez que quando extrapoladas podem causar reações químicas.

Fazer sabão em casa é fácil (Foto:Divulgação)

Sabão em Barra

Ingredientes: 400 gramas de soda cáustica; 2 litros de óleo; 800 mililitros de água quente e 80 mililitros de amaciante de roupa.

No preparo, o primeiro passo é esquentar a água em uma panela e transferir para um recipiente da sua preferência. Depois disso, a soda cáustica deve ser adicionada e mexida por cerca de cinco minutos.  Passado esse intervalo de tempo é a hora de adicionar o óleo e o amaciante e misturar por mais 40 minutos. É importante destacar que o intervalo de 40 minutos deve ser cumprido para a receita dar certo. Para finalizar é só separar a mistura em um recipiente e esperar endurecer para cortar as barras.

Sabão Pastoso

Ingredientes: 350 gramas de soda caústica, 250 mililitros de detergente, 255 mililitros de pinho sol, 2 litros de óleo e meio litro de água aquecida.

Adicione a água quente, a soda, o detergente e o pinho sol na panela e mexa por 19 minutos. O segundo passo é acrescentar o óleo e misturar por 40 minutos e depois deixar descansar por mais 3 horas. Para finalizar o sabão líquido deve ser guardado em potes e depois tampado. Essa receita rende cerca de três quilos e meio de sabão pastoso.

Aprenda a fazer sabão em casa (Foto:Divulgação)

Finalizando o Produto

Ao finalizar o produto, uma dica é embalar com plástico e papel colorido. Assim é possível embelezar o sabão e dá-lo de presente para familiares e amigos. Não tenha medo de ousar, essas são receitas simples para iniciantes que com o tempo podem aprimorar a técnica e inventar produtos com cheiro especial de essências e até mesmo tentar receitas de outros tipos de sabão como o sabão líquido.

Recomendado para você
Bem Estar

Saiba como denunciar um caso de bullying

Bem Estar

Conheça os benefícios da água

Bem Estar

Decolar Passagens Aéreas Promocionais 2017

Bem Estar

Festa de São João 2017 – Origem, Comidas Típicas, Simpatias

Comentários
  1. Elecy disse:

    adorei aprender a fazer sabão.parabens pelas receitas.

  2. paulo roberto vieira disse:

    m eu sabaô é mais simples 5kg oleo usado 1kg soda ou 1lt 500ml de pinho sol mistura e só mecher

  3. roberto disse:

    quem faz sabao caseiro nao compra mais sabao em barra!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *