Menu

Bem Estar

Atualizado em 17 de janeiro de 2013, às 9:36 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Roupa com proteção solar: saiba mais

As roupas com filtro solar estão conquistando mercado no Brasil e representam uma nova forma de se proteger contra os efeitos nocivos do sol.

As fabricantes de roupas não param de inovar. Elas não investem apenas em coleções que seguem as principais tendências de cada temporada, mas também investem em novas tecnologias para que as peças tenham um impacto maior no mercado. Uma das novidades do setor de vestuário neste ano é a roupa com proteção solar.

567313 Roupa com proteção solar saiba mais 1 Roupa com proteção solar: saiba maisA roupa com filtro solar é confeccionada com tecnologia avançada. (Foto:Divulgação)

No Brasil, há uma incidência de aproximadamente 60 mil casos de câncer de pele por ano. Diante deste número alto de vítimas, o tecido com filtro solar encontra um mercado lucrativo.

Saiba mais: Câncer de pele: perguntas frequentes

Como funciona a roupa com proteção solar?

A roupa com proteção solar representa uma proposta inovadora, mas que está se transformando em moda entre os consumidores. Os empresários que investem no novo produto transformam o tecido em um verdadeiro agente de proteção, ou seja, capaz de bloquear os raios UVA e UVB.

A ideia de fabricar tecido com proteção solar surgiu da mente de um empreendedor de Diadema, cidade localizada no ABC Paulista. A pequena empresa passou a produzir peças e acessórios capazes de inibir os efeitos do sol. A recepção no mercado foi tão positiva que, em apenas um ano, houve um crescimento de 30%.

567313 Roupa com proteção solar saiba mais 2 Roupa com proteção solar: saiba maisA roupa com proteção solar bloqueia os raios UVA e UVB. (Foto:Divulgação)

As roupas com filtro solar são perfeitas para quem anda embaixo do sol e vive a mercê da exposição. As peças são confeccionadas com um tecido especial, que inibe inclusive os males da luz solar cancerígena.

As peças de vestuário que protegem o corpo do sol são feitas de um tecido tramado com fio de poliamida. Cada fio é composto por dezenas de microfios, parecendo-se muito com uma teia de aranha. Para proteger a pele contra os males causados pelo sol, o material recebe uma aplicação de dióxido de titâneo, um produto químico denso que bloqueia a ação dos raios UVA e UVB.

Basicamente o líquido protetor é colocado na máquina de confecção de roupas. Desta forma, o tecido absorve os componentes que impedem a ação nociva do sol sobre a pele. Como o processo de fabricação é mais complexo e a tecnologia é de ponta, as roupas com proteção solar são bem mais caras do que as convencionais.

 Roupa com proteção solar: saiba maisO mercado brasileiro já tem várias lojas que ventem roupas com proteção solar. (Foto:Divulgação)

As roupas com filtro solar, produzidas em Diadema, são vendidas para mais de 200 lojas no Brasil. Os consumidores que procuram este produto estão preocupados em adotar um look que protege a pele, durante a pescaria ou um passeio qualquer ao ar livre.

O tecido com filtro solar

Muitas vezes, o filtro solar tradicional (em creme ou spray) não é capaz de proteger a pele por muito tempo. Ele acaba sendo removido com o calor e deixa o corpo vulnerável às agressões do sol. Mas, se o indivíduo usar uma roupa com proteção solar, ele consegue se proteger e previne as principais doenças de pele, inclusive o câncer.

O tecido com filtro solar deve se popularizar nos próximos anos e se tornar um segmento lucrativo no Brasil, como já acontece em outros países.

Veja também: Mitos e verdades sobre protetor solar

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.