Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Roteiro de Viagem Florianópolis, Santa Catarina

Quando o roteiro é Florianópolis grandes surpresas são reservadas para quem vai fazer essa viagem, pois é um paraíso aqui na terra com belíssimas paisagens, uma terra formada por vários povos o que torna o aspecto cultural bastante variado entre os povos que formaram Florianópolis estão índios, africanos, alemães, italianos, ucranianos, poloneses, tiroleses e outros. Essa mistura de raças resultou na diversidade da arquitetura, gastronomia, folclore, na religião, na maneira colorida com que se vestem nas mais variadas manifestações artísticas e nos grandes festivais que celebram as suas manifestações como é o caso da Oktoberfest e demais eventos. Sem contar com a hospitalidade de um povo que sabe receber muito bem os seus turistas sem fazer distinção. Mas se você quer colocar Florianópolis no seu roteiro turístico, nós do Mundo Das Tribos vamos cooperar com a sua decisão colocando nesse artigo alguns dos principais atrativos da ilha, não deixe de conferir a baixo.

Principais pontos turísticos de Florianópolis

Ponte Hercílio Luz – considerado o cartão postal de Florianópolis a Ponte Hercílio Luz é um monumento de elevadíssimo valor histórico e paisagístico, pois ela representou um marco muito decisivo para o desenvolvimento da capital, pois foi através dela que o seu isolamento do restante do estado foi diminuído, pois até a sua construção o acesso até a ilha só era permitido através de embarcações. Confira as medidas da ponte: 821 metros de extensão, 339 metros de vão central e as torres metálicas medem 74 metros de altura. A ponte é considerada a única no mundo com sistema pênsil. Passou por algumas reformas para melhorar o seu trafico e hoje é um dos mais belos cartões postais de Florianópolis. Além do mirante que tem em sua cabeceira insular que proporciona uma das mais belas vistas panorâmicas da cidade, você também pode visitar um pequeno museu que exibe projetos e fotografias onde são registradas a construção e manutenção da ponte além das peças originais que necessitam ser substituídas ao longo dos anos.

Portal turístico – foi o primeiro edifício construído pelo poder publico estadual no período em que o Império estava transitando para Republica e tinha como principal objetivo recepcionar os imigrantes que se dirigiam até a Capital. Hoje a sua função é orientar o turista quanto a hospedagem, gastronomia, compras, passeios turísticos e oferece opções nas temáticas como: folclore, costumes, cultura e belezas naturais e há também no local guias de turismo que são credenciados pela Embratur.

Mercado Público Municipal – a historia desse Mercado é um importante marco para a historia de Florianópolis, pois , pois foi o debate sobre a sua localização que deu origem aos dois primeiros partidos políticos de Santa Catarina entre os anos de 1791 e 1848. O Mercado Publico conta com um total de 140 boxes onde podem ser encontrados: roupas, utensílios, alimentos e trabalhos de artesanatos com palha, vime e cerâmica. No vão central do prédio é um grande ponto de encontro tanto para os nativos quanto para os turistas e serve também como palco de manifestações populares, do tradicional pagode no sábado e das festividades de Carnaval.

Morro da Cruz – Na época em que Florianópolis era chamada de Nossa Senhora do Desterro o então Morro da Cruz era chamado de Pau da Bandeira. Tinha esse nome por que foi colocado um posto semáforo a muitos anos em seu ponto mais alto para avisar a traves de códigos a chegada de embarcações que estavam ainda em alto mar. Mesmo não sendo o ponto mais alto de Florianópolis com 450 metros é o que proporciona o visual mais completo devido a sua localização é o morro de mais fácil acesso. Do Morro da Cruz pode-se ter uma visão completa das duas Baías, das pontes Hercílio Luz, Colombo Salles e Pedro Ivo Campos. Também é no morro da cruz que estão localizadas a maioria das emissoras de televisão.

Comunidades Históricas

Além das belezas naturais a ilha conta com varias comunidades históricas como:

Pântano do Sul – uma das mais ricas colônias de pescadores da ilha, possui uma área de 2,35 quilômetros de extensão, com mar aberto e relativamente agitado.

Armação – com ares de uma aldeia pequena esta localizada a 25 quilômetros do centro de Florianópolis e é um dos principais núcleos de pesca artesanal da ilha, convivendo com o fluxo turístico e dos praticantes de surf.

Santo Antônio de Lisboa – uma das primeiras comunidades fundadas por imigrantes açorianos que chegaram a ilha na metade do século XVIII.

Sambaqui – a palavra sambaqui possui origem indígena que significa cemitério; extensos depósitos de areia, conchas, cascas de ostras, restos de artefatos e esqueletos que ali foram depositados, detectando a presença de primitivos habitantes neste local, em tempos remotos.

Barra da Lagoa – importante pesqueiro da Ilha de Santa Catarina e a cada ano recebe um numero maior de turistas que são atraídos pelas belezas naturais do lugar e pela cordialidade dos manezinhos que tratam a todos como velhos conhecidos.

Atrativos Naturais de Florianópolis

Dunas de Florianópolis – as dunas são sem duvida nenhuma uma das maiores atrações turísticas de Florianópolis e são áreas de preservação permanente. Sendo a praia da Joaquina a mais famosa de Florianópolis, pois foi nela que surgiu o Standboard surf de areia e quem quiser conhecer duas outras dunas também muito conhecidas a menor fica entre as praias de Ingleses e Santinho. A praia dos Ingleses possui outra formação de dunas maior que a primeira e serve de trilha para ir a semideserta Moçambique, mas nas praias do Campeche, Armação e Pântano do Sul também existem pequenas formações que dão um charme especial ao visual das lindas praias catarinenses.

Lagoa da Conceição em Florianópolis – situado no centro geográfico da ilha o bairro Lagoa da Conceição reúne praias dunas, montanhas e a maior lagoa da ilha.

Realmente é um paraíso turístico a ilha de Florianópolis que fica localizada no estado de Santa Catarina e vale a pena conferir as suas belezas naturais e as arquitetadas por imigrantes. Se você quer se hospedar em uma das praias da ilha basta acessar o seguinte site http://www.litoraldesantacatarina.com/florianopolis/hoteis-em-florianopolis.php e você encontra uma diversidade de hotéis e pousadas para passar suas férias, mas lembre-se de marcar com antecedência.


Recomendados para você:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL