Menu

Beleza

Atualizado em 24 de maio de 2012, às 9:16 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Rosto descascando: o que fazer

Com a chegada do inverno é comum aumentar o ressecamento da pele. Veja algumas dicas de o que fazer quando o rosto começar a descascar.
452467 hidratação do rosto Rosto descascando: o que fazerMesmo as peles oleosas precisam de cremes hidratantes no frio.

Diariamente ocorre uma descamação natural da pele, para a eliminação de células mortas. Porém, quando esse processo acontece de forma excessiva, é necessário tomar alguns cuidados. Com a chegada do inverno é muito comum esse problema aparecer em quase todos os rostos. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que vão ajudar a manter a sua pele livre da descamação durante todo o inverno. Confira.

Por que a pele descasca

Com a chegada do inverno ocorrem muitas variações de temperatura, por isso é preciso ter mais cuidados com a pele do rosto, pois além do clima contribuir para que ela descame, alguns hábitos também são responsáveis pelo aparecimento do problema.

Os fatores que são mais prejudiciais a pele são: banho quente, ar seco e poluição. Devido a queda da temperatura é normal o rosto perder a elasticidade natural, pois ocorre uma diminuição da irrigação do sangue, tanto no rosto quanto nas demais regiões do corpo.

Tudo isso faz com que a pele se torne mais áspera, perca a luminosidade e comece a descascar. Outro fator que pode influenciar é a forma como ela foi cuidada durante o verão, onde o rosto fica mais vulnerável aos raios solares sem proteção.

Leia também: hidratação da pele no frio  

452467 lave o rosto com agua fria Rosto descascando: o que fazerA água remore as células mortas e as impurezas da pele.

O que fazer com o rosto descascando

1. Evite água quente: não demore muito tempo no banho e evite água muito quente. A alta temperatura da água causa o ressecamento da pele e ainda prejudica a hidratação dos cabelos, podendo influenciar no aparecimento de caspas;

2. Peles oleosas: o mais indicado é lavar somente duas ou três vezes ao dia com água fria e sabonetes. A oleosidade aumenta com a água quente e a diminuição do suor. Lavar o rosto várias vezes pode causar o ressecamento e assim descascar a pele;

3.  Sabonetes: prefira os suaves e emolientes, evitando os perfumados e coloridos;

4. Filtro solar: durante o inverno também é importante o uso de protetor solar para proteger a pele e evitar a descamação;

5. Hidratação do rosto: é muito importante para proteger a pele dos efeitos do frio. As pessoas que possuem pele oleosa também devem usar os hidratantes. Existem diversos produtos fabricados para os tipos específicos de pele, como os livres de óleo. Porém, deve-se tomar cuidado com os excessos;

6. Tome muita água: a água é fundamental para hidratar a pele, pois auxilia na produção de colágeno e elastina, além de promover a renovação das células, evitando que a pele resseque ou descasque.

Veja também: os tipos de pele e seus cuidados

452467 Rosto descascando. o que fazer Rosto descascando: o que fazerÉ preciso alguns cuidados para que a pele do rosto não resseque.

Cuidar da pele diariamente, tanto no inverno quanto nas demais estações do ano é muito importante para mantê-la bonita e livre de descamações. Caso você não tenha certeza sobre as causas da descamação da pele do rosto, o mais indicado é procurar um dermatologista. Em alguns casos, o problema pode ser causado por alguma doença e deve ser tratado.