Menu

Decoração

Atualizado em 10 de março de 2013, às 8:16 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Riscos em móveis de madeira, como remover

Para que o móvel fique sem ranhuras pratique o polimento semanal com produtos específicos para madeira.

Geralmente, os móveis residências são de madeira. Porém, apesar de toda a beleza dessa matéria-prima, o atrito com objetos deixa o item riscado e pode danificá-lo. Para que isso não ocorra alguns cuidados devem ser tomados, como por exemplo, evitar colocar objetos pontiagudos sobre o móvel. Mas, como nem sempre é possível evitar que os móveis de madeira fiquem riscados, saiba que existem meios de remover riscos ou pelo menos disfarça-los. 

Para deixar os itens de madeira como novo leia: Madeira – como conservar, cuidados 

507034 01 Riscos em móveis de madeira, como removerPara deixar seus móveis de madeira com menos riscos, pratique o polimento (Foto: Divulgação)

Riscos Superficiais: como remover 

Se o arranhão no seu móvel de madeira for bem superficial e o item for enceirado, o risco pode ser removido com a ajuda de uma lixa fina e óleo de linhaça, seguida da aplicação de cera própria para móveis. Também dá  para disfarçar e até remover a ranhura no móvel fazendo uso de cera de abelha ou noz, passando em seguida um pano macio para lustrar e aplicando um produto específico para móveis. Nos dois procedimentos que ensinamos os riscos ficarão imperceptíveis a olho nu.

Em madeira revestida com verniz utilize um pincel macio para aplicar o mesmo produto do revestimento do item, só que diluído. O movimento do pincel deve acompanhar ao longo do risco, na direção das fibras da madeira. Deixe secar bem e aplique novamente, até a superfície ficar preenchida com o verniz e o arranhão desaparecer.

507034 02 Riscos em móveis de madeira, como removerA cera de abelha pode ser utilizada para esconder a ranhura no móvel (Foto: Divulgação)

Como tirar riscos profundos em móveis de madeira 

Para remover as marcas mais profundas nos móveis de madeira, você deverá raspar toda a superfície danificada e aplicar um novo acabamento. A cera de abelha também pode ser aplicada com essa finalidade. Nesse caso, faça ela penetrar dentro do risco e, depois de algumas horas, aplique cera de polir. O verniz também pode ser uma opção eficiente.

Os pisos de madeira também são um “problema” para limpar e até para polir. Por isso, aprenda Como limpar pisos de madeira