Menu

Saúde

Atualizado em 2 de maio de 2012, às 4:17 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Rins policísticos: sintomas e tratamento

O rim policístico é uma doença grave que necessita de acompanhamento médico adequado. Saiba mais sobre o assunto e confira os sintomas e tratamento.

Muitas pessoas ouvem falar sobre o assunto, mas não sabem exatamente a real definição de rins policísticos. Confira algumas informações a respeito dessa patologia que acomete um pequeno número da população e esclareças as dúvidas sobre esse tema.

437247 Pedra rim dor size 598 Rins policísticos: sintomas e tratamentoO sintoma de rim policístico pode ser confundido com pedra nos rins

Compreenda a doença renal policística

A doença policística renal ocorre devido a substituição do tecido normal do rim, por alguns cistos cheios de líquido. Infelizmente, o crescimento desenfreado desses cistos, acaba resultando em dano renal. Através disso, como consequência, temos o acúmulo de toxinas no organismo, iniciando um ciclo de agressões ao corpo.

Vale ressaltar que esses cistos podem acometer outros órgãos que não apenas os rins, sendo os locais mais comuns o fígado, pâncreas e o intestino.

Conheça as classificações da doença

De maneira geral, existem duas formas principais da doença. A mais comum se caracteriza por ser uma patologia hereditária, afetando os filhos de portadores do problema. Em contrapartida, a forma adulta costuma aparecer entre os 30 e 50 anos de idade e não é herdada.

Vale ressaltar que, independente da forma que o indivíduo apresentar os sintomas, as manifestações clínicas serão sempre as mesmas, tornando o diagnóstico mais fácil de ser realizado.

Quadro clínico da doença policística renal

De maneira geral, o indivíduo portador da doença pode apresentar um quadro clínico com:

  • Dor nas costas;
  • Ardência para urinar;
  • Sangue na urina;
  • Aumento da pressão arterial.
437247 perigos hipertensao1 273111134754687 Rins policísticos: sintomas e tratamentoUma das complicações dessa doença é a hipertensão

Em caso de crianças prematuras, o diagnóstico, geralmente é realizado devido a presença de massas palpáveis em ambos os lados. Em adultos, um diferencial diagnóstico deve ser feito quando as manifestações surgem precocemente, pois as queixas são muito semelhantes ao quadro de litíase renal (pedra nos rins), um problema bastante frequente e que afeta grande parte da população.

Para esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto, confira os principais sintomas de pedras nos rins e também conheça suas causas e tratamento.

Diagnosticando a doença

Após a realização de uma história clínica e um exame físico adequado. O médico poderá recorrer a alguns exames complementares.

Os exames radiológicos (raio-x) são pouco sensíveis, por isso são menos utilizados. Para detectar os cistos, a ultrassonografia é muito mais sensível que exames radiográficos, entretanto, diante de um ultrassom normal, não é possível excluir a hipótese diagnóstica, pois não é incomum a ocorrência de um falso negativo. Por isso o melhor exame para fechar o diagnóstico da doença é a tomografia computadorizada com contraste.

Como é realizado o tratamento dos rins policísticos?

Até o momento, não existe um tratamento específico para a doença, porém, é importante que os portadores desse problema façam visitas regulares ao médico, para prevenir complicações que podem ir desde um simples aumento da pressão arterial, até insuficiência renal.

437247 Image3 Rins policísticos: sintomas e tratamentoA diferença entre as superfícies renais é evidente

A doença dos rins policísticos é muito grave, por isso merece um acompanhamento médico adequado, visando a prevenção de possíveis complicações. Atitudes simples, como visitas frequentes ao médico para esclarecimento de dúvidas e consultas de rotina, podem auxiliar no diagnóstico precoce e tratamento não apenas dessa doença, como de muitas outras e está super indicado para garantir saúde e qualidade de vida.

Veja também: clique aqui e confira dicas para se prevenir de doenças crônicas renais.

Conteúdo avaliado com média:
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.