Rinite Alérgica: Como Tratar?

PUBLICIDADE

Muitas pessoas sofrem com diversas alergias e até com rinites. Hoje nós vamos falar da Rinite Alérgica, o que ela é, quais os seus sintomas, os fatores de risco, como tratar e também como prevenir. Essa é uma doença que afeta milhares de pessoas e as crianças são as que mais sofrem.

Rinite alérgica um problema que incomoda muito (Foto: Divulgação)
Rinite alérgica um problema que incomoda muito (Foto: Divulgação)

O que é rinite alérgica

A rinite alérgica aparece como uma resposta do corpo quando inalamos algumas substâncias consideradas estranhas, como os alérgenos. Aquele que for alérgico vai ter uma reação ao alérgeno e o sistema imunológico vai agir de forma intensa para proteger o organismo dessas substâncias estranhas. A chance de você desenvolver uma rinite alérgica pode ter relação com seus pais, se ambos tiveram, a chance de você desenvolver aumenta em 50%.

A rinite alérgica provoca inúmeros espirros ininterruptos (Foto: Divulgação)
A rinite alérgica provoca inúmeros espirros ininterruptos (Foto: Divulgação)

Quais são as causas da Rinite Alérgica

Diversas substâncias presentes no meio ambiente são alergênicas, mas as principais são a poeira, o pólen e alguns alimentos. A poeira doméstica é a principal causa de rinite em todo o país, pois ela possui diversos componentes: resto de pelos de animais, descamação da pele de humanos, insetos e animais, bactérias, fungos e ácaros.

PUBLICIDADE

O ácaro também pode ser encontrado em colchões e estofado, pelo fato de ele se alimentar de material orgânico da pele do homem e de animais, além dos fungos. As proteínas presentes nos ácaros são alergênicas e podem causar rinite em diversas pessoas. Ter um contato com o pólen também pode causar a rinite, principalmente na primavera e no outono, pois é quando o pólen está sendo transportado pelo ar em maior quantidade.

O nariz fica entupido ou saindo uma coriza constante (Foto: Divulgação)
O nariz fica entupido ou saindo uma coriza constante (Foto: Divulgação)

Fatores de Risco da Rinite Alérgica

Aquelas pessoas que sofrem com asma, eczema e conjuntivite alérgica são mais propensas a desenvolverem uma rinite de origem alérgica. Além disso, há outros fatores de risco, como a poluição do ar, os locais mal ensolarados e ventilados, e histórico familiar de alergias.

As crianças também podem sofrer com rinite alérgica (Foto: Divulgação)
As crianças também podem sofrer com rinite alérgica (Foto: Divulgação)

Conheça os sintomas da Rinite Alérgica

Os principais sintomas da rinite alérgica podem aparecer logo depois do indivíduo ter tido contato com o alérgeno e eles se caracterizam por irritação no nariz, boca, olhos, garganta ou em qualquer outra região, problemas com odores, coriza, espirros e lacrimejamento dos olhos.

Algumas horas depois do contato outros sintomas podem acabar surgindo como congestão nasal, tosse, dor de garganta, olheiras, olhos inchados, fadiga e irritabilidade.

PUBLICIDADE
Existem inúmeros tratamentos para rinite alérgica (Foto: Divulgação)
Existem inúmeros tratamentos para rinite alérgica (Foto: Divulgação)

Como tratar a Rinite Alérgica

O tratamento dos pacientes diagnosticados com a rinite alérgica é composto de três passos, sendo eles a higiene ambiental, os medicamentos e a imunoterapia. Na higiene ambiental o paciente terá que evitar contato com a substância que provoca a crise de rinite, deixando os ambientes da casa bem limpos e ventilados e evitando uso de produtos de limpeza, tintas, perfumes e fumaça do cigarro.

Existem alguns medicamentos que podem ser usados para tratar a rinite alérgica como os antialérgicos, descongestionantes nasais e os corticosteróides. Os medicamentos com corticosteróides aplicados no nariz são para tratamentos de longo prazo e servem para melhorar a respiração e evitar possíveis crises. A imunoterapia pode ser feita com vacinas antialérgicas e deve ser usada como última opção.

Existem plantas medicinais que ajudam a combater a rinite alérgica (Foto: Divulgação)
Existem plantas medicinais que ajudam a combater a rinite alérgica (Foto: Divulgação)

Alguns medicamentos para Rinite Alérgica

São muitos os medicamentos que podem ser usados para tratar a rinite alérgica, entre eles estão: allegra, betatrinta, celestone, celestamine, claritin, decongex, diprospan, fluviral, multigrip, prednisona, entre outros.  A melhor forma de tratar a rinite alérgica é ficando longe de tudo que da alergia, mas caso isso não seja possível você deve procurar um médico para tratar a doença.

Bichos de pelúcia os maiores acumuladores de ácaros (Foto: Divulgação)
Bichos de pelúcia os maiores acumuladores de ácaros (Foto: Divulgação)

Bichos de pelúcia

Os bichos de pelúcia, cortinas e tapetes peludos são os grandes acumuladores de ácaros que promovem as alergias. Nos casos mais graves pode levar as pessoas a terem que ser internadas para um tratamento mais intensivo. Caso você tenha rinite alérgica ou alguém em sua casa tenha, não use tapetes, nem cortinas e evite chegar perto de bichos de pelúcia. Mesmo que hoje em dia já tenham tecidos e brinquedos com material antialérgico é melhor não arriscar.

O inverno e a rinite alérgica

As baixas temperaturas tendem a deixar as pessoas que tem rinite alérgica com crises mais intensas. Em alguns casos pode levar a uma infecção de ouvidos de garganta e nariz entupido. Quando a estação está chegando é melhor se prevenir para não ser pego desprevenido e acabar adoecendo. Os cuidados são importantes, principalmente os tratamentos preventivos. Hoje existem inúmeros tratamentos naturais que ajudam a amenizar os sintomas da rinite alérgica. Procure o melhor tratamento, ou seja, aquele que oferece melhor resultado para o seu tipo de rinite.

PUBLICIDADE

Como viver bem com rinite alérgica

Depois que você sabe do que tem maior alergia, fica mais fácil evitar esses produtos para manter a alergia bem longe. Com o tempo as pessoas alérgicas passam a conhecer melhor o seu corpo e de certa forma passam a ter menos alergias aumentando a imunidade do organismo.  Ter boa alimentação ajuda a estar saudável e viver longe das doenças de inverno.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.