Menu

Decoração

Atualizado em 1 de fevereiro de 2012, às 12:10 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Revestimento para cozinha: fotos, como escolher

Aprenda a definir o melhor revestimento para a cozinha, considerando os modelos de pisos, azulejos e pastilhas de vidro.
386472 Revestimento para cozinha fotos 1 Revestimento para cozinha: fotos, como escolherO revestimento da parede e do chão define o charme da cozinha.

Na hora de elaborar o projeto da cozinha, é natural as pessoas ficarem em dúvida para definir o revestimento. Antes de escolher os materiais apropriados, procure levar em conta o estilo da decoração e quais as cores que irão prevalecer no cômodo.

Sendo a cozinha um espaço que tem ganhado cada vez mais ênfase na decoração da casa, é muito importante tomar cuidado para acertar na escolha do piso, azulejo ou pastilhas. Para aumentar a sensação de limpeza e até mesmo criar a sensação de amplitude, recomenda-se trabalhar com um tipo de acabamento claro, neutro e discreto.

Nas cozinhas pequenas é necessário invocar ainda mais a presença do branco, afinal, a cor se apresenta como a marca da neutralidade e deixa o espaço mais amplo do que realmente é. O efeito se torna ainda melhor com uma iluminação fria, capaz de destacar todo o cômodo com uma luz difusa.

Como escolher revestimento para cozinha?

386472 Revestimento para cozinha fotos 7 Revestimento para cozinha: fotos, como escolherUm piso estiloso, com efeito monocromático.

Nas construções modernas, a maioria das cozinhas foi beneficiada com a integração de ambientes, perdendo assim algumas paredes para revestir. O espaço vertical ainda costuma ser usado para instalar móveis embutidos e até mesmo prateleiras, agregando mais funcionalidade ao cômodo.

Um aspecto importante na hora de escolher o revestimento é a combinação. O ambiente precisa contar com peças que estabeleçam uma harmonia de acordo com as cores, proporções e design. Nada impede também de fazer composições coloridas e mais ousadas para deixar a cozinha com visual personalizado.

A escolha do revestimento não se baseia apenas numa questão estética, na verdade as peças serão instaladas como uma forma de proteger a cozinha. Tanto atrás do fogão como da pia é fundamental usar peças para revestir as paredes e evitar problemas como umidade e sujeira.

Tipos de revestimento para cozinha

Azulejo
O azulejo é considerado um dos materiais mais populares para revestir a cozinha, sendo usado como acabamento das paredes. As peças de cerâmica ou porcelanato são normalmente encontradas nas cores neutras e sem estampas rebuscadas, já que o efeito não combina com uma estética mais contemporânea e minimalista. Se antigamente os azulejos com medidas 15x15cm faziam sucesso, hoje as tendências de revestimento recomendam peças maiores.

Pastilhas
As peças são pequenas, arrojadas e resistentes a umidade. Podem ser usadas para fazer detalhes na parede da cozinha, reproduzindo um jogo de cores bem bonito e impactante. Procure usar a criatividade para fazer as composições com muito bom gosto e equilíbrio.

Pisos
Como a cozinha é um ambiente que pode ser afetado pela umidade, é importante evitar pisos de madeira para revestir o chão. Desta forma, prefira as peças de cerâmica ou porcelanato, em tamanho grande para fazer um bonito acabamento na superfície horizontal.

Fotos de revestimento para cozinha