Menu

Beleza

Atualizado em 1 de setembro de 2011, às 6:17 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Retenção de Líquido: Por Que Acontece?

387762 2142 Testosterona pode induzir atitudes egocêntricas, diz estudo  Imagem: (Foto Divulgação)

O hormônio testosterona está associado ao egoísmo, de acordo com um levantamento realizado por pesquisadores da Grã-Bretanha. Em análises realizadas pelos especialistas, mulheres que consumiram doses do hormônio masculino apresentaram conduta egocêntrica quando precisavam lidar com problemas em pares. Já, quando tomaram placebo antes das análises as participantes colaboraram entre si. O levantamento ajuda a explicar como os hormônios influenciam o comportamento humano.

Estudos anteriores já haviam associado o hormônio feminino ocitocina a condutas cooperativas, e a testosterona a condutas agressivas.  ”Mostramos como a testosterona afeta nossas decisões e, às vezes, como pode fazer com que ignoremos o ponto de vista dos outros”, explica o professor Nick Wright, que conduziu o estudo.

Na análise, foram realizado avaliações com 17 pares de mulheres. A tarefa de cada par versava em observar imagens em duas telas separadas e identificar um alvo em particular. O objetivo era mais facilmente obtido se o par trabalhasse juntos.

Antes de realizar a tarefa, as participantes consumiam um algum suplemento, que podia conter uma dose de testosterona ou somente placebo. Conclusão: no dias em que a testosterona foi fornecida, os pares apresentaram mais dificuldade para realizar a tarefa. O mesmo efeito foi observado em praticamente todas as avaliações, de acordo com o estudo.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL