Menu

Saúde

Atualizado em 6 de maio de 2011, às 17:44 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Retenção de Líquido – O Que Fazer Contra Inchaço?

RetenodeLquidoOQueFazerContraInchao Retenção de Líquido – O Que Fazer Contra Inchaço?

Se você está passando por este problema, ou seja, sentindo que o seu corpo está retendo líquido, aumentando o seu peso, a pressão arterial e causando muito incomodo, então procure incluir em sua dieta frutas e verduras, diminuindo o uso de açúcar, sal e condimentos.

A retenção de líquidos afeta milhares de pessoas, principalmente quando se diz respeito à manifestação do inchaço em diferentes regiões do corpo. Desse modo, é importante se preocupar em manter uma alimentação saudável, balanceada e que esteja livre de substâncias que contribuem com o acúmulo de líquidos no organismo.

As pessoas costumam perceber o inchaço do corpo quando vão tentar vestir roupas e não conseguem. As mulheres são as mais afetadas pelo problema, principalmente dias antes da menstruação. Os inchaços se manifestam em determinadas partes do corpo feminino, como seios, barrigas e pés.

Há outras causas para retenção de líquido que chegam a ser mais sérias e preocupantes, como insuficiência renal, insuficiência cardíaca e doenças crônicas no fígado.Em todo caso, se os inchaços persistirem, é necessário procurar ajuda médica para fazer um tratamento adequado de acordo com o diagnóstico.

O que fazer para combater o inchaço?

Alguns meios da estética estão se revelando bem eficazes para aliviar os inchaços do corpo e eliminar o liquido das celulares, este é o caso da drenagem linfática. As sessões exibem resultados progressivos e dentro de algumas semanas a pessoa já sente diferença em seu corpo. Além de solucionar a questão do líquido retido no corpo, a drenagem também contribui com as perdas de medidas.

Siga as orientações abaixo para evitar os inchaços por retenção de líquido:

- Prepare os alimentos com pouco sal;

- Evite o consumo de alimentos industrializados, como congelados, palmitos e salsichas. Caso venha a incluí-los na dieta, se preocupe com a conservação;

- Beba chás e aproveita os efeitos diuréticos;

- Evite carnes salgadas ou condimentos fortes;

- Pratique exercícios físicos diariamente porque eles ajudam a melhorar a circulação do sangue e controlam o ganho de peso;

- Procure hidratar a parte externa do corpo também, usando hidratantes e fazendo massagens de modo que ative a circulação.

Com essas dicas e auxílio médico, você poderá atenuar esses sintomas! Aproveite!

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.