Menu

Educação

Atualizado em 6 de janeiro de 2014, às 11:56 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Resultado Enem 2014: Nota do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio é a porta de entrada de muitos estudantes que sonham com bolsa de estudos em faculdades ou uma vaga em universidades públicas.

As notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013 foram divulgadas na noite do último dia 3 de dezembro . As informações são do Ministério da Educação (MEC), que informa os alunos poderão verificar as notas a partir da próxima segunda-feira, sabendo assim como foi seu desempenho detalhado na avaliação.

669686 Resultado Enem 2014 Nota do Enem Resultado Enem 2014: Nota do EnemA nota do Enem 2014 é muito importante para quem quer entrar na faculdade (Foto: Divulgação)

O que é preciso para se inscrever no Sisu 2014?

Os interessados em uma oportunidade na faculdade por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderão se inscrever a partir do dia 6 de janeiro, sendo que as inscrições serão encerrada na sexta-feira 10 de janeiro. As inscrições no Sisu deverão ser efetuadas exclusivamente por meio da internet, no site do programa.

Para se candidatar a uma das oportunidades no processo seletivo referente à primeira edição de 2014 do Sisu o estudante precisa ter participado da última edição do Enem e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de zero na prova de redação da última edição do Enem 2014.

O estudante poderá se inscrever no processo de seleção do Sistema de Seleção Unificada em até duas opções de oportunidades por meio do sistema de inscrição para faculdades.

669686 Resultado Enem 2014Nota do Enem 0 Resultado Enem 2014: Nota do EnemAs notas do Enem são calculadas de acordo com erros e acertos (Foto: Divulgação)

Como funciona o calculo da nota do Enem 2013

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio é calculada pelo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que faz uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é um modelo estatístico que permite que diferentes edições do Enem sejam comparáveis.

Veja como funciona:

- Para o cálculo da nota, é levado em conta não somente o número de acertos do candidato, mas também o nível de dificuldade de cada item. As questões são divididas previamente em grupos: fáceis, médias e difíceis. As questões são distribuídas aleatoriamente ao longo do teste e não estão sinalizadas, o estudante não sabe qual questão pertence a qual grupo de pontuação.

- Por meio de estatísticas e teorias matemáticas, a TRI faz a análise das respostas dos estudantes. Se ele, por exemplo, acerta muitas questões difíceis a dedução é de que ele estudou.

- No entanto, se o aluno errou muitas fáceis pode-se entender que ele chutou ao responder as questões. Assim, a média do estudante que chutou cai. No final, a nota não depende somente do valor absoluto de acertos. Depende também da dificuldade das questões que se acertou ou errou para obter a média.

Veja a nota do ENEM 2014

Para verificar o desempenho individual de cada candidato é preciso acessar diretamente pelo site oficial: http://enem.inep.gov.br/resultadosenem/. Confira seu resultado e se prepare para fazer seu cadastro no SISU 2014, que abrirá vagas no próximo dia 06 de janeiro.