Search

Resultado Enem 2015: Nota do Enem

Estudante pode usar a pontuação da prova para ingressar no ensino superior
Google plus

O Resultado Enem 2015: Nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) estará oficialmente pronto a partir da primeira semana de dezembro deste ano. E não tem jeito, é preciso esperar até lá para uma análise mais elaborada sobre o desempenho do candidato. Afinal, mesmo que ele leve consigo o caderno de questões e tenha suas escolhas anotadas em cada item, será apenas uma prévia com margens de erro da avaliação realizada.

Resultado Enem 2015 Nota do Enem (Foto: Divulgação)

Resultado Enem 2015: Nota do Enem

Com o Resultado Enem 2015: Nota do Enem o candidato pode conhecer mais suas habilidades e competências. O Enem não é como a maioria dos vestibulares, que consideram a quantidade de erros e acertos com base no total de questões aplicadas numa prova. Cada pergunta do exame tem seu grau de dificuldade e é a partir daí que se traça um perfil do candidato.

Como funciona a nota

O resultado do enem depende de soma de exatas cinco notas, uma para cada área de conhecimento. O exame envolve Ciências Humanas, Linguagens, Ciências da Natureza, Matemática e Redação.

Habilidades, competências e conhecimentos são avaliados em cada aluno (Foto: Divulgação)

O método utilizado pelo MEC (Ministério da Educação) e pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) é o chamado TRI (Teoria de Resposta ao Item), que mede o comportamento do candidato a partir de cada questão. No caso da redação, o enem mantêm as diretrizes do plano original, que funcionava antes de 2009, e avalia em cinco pontos a qualidade do texto feito pelos estudantes.

Leia mais informações sobre: Estudo Esquematizado Por Apostila Para o Enem 2015

 

Nota da redação

No texto argumentativo são avaliados a competência de demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita, a compreensão da proposta da redação e a aplicação dos conhecimentos de diversas áreas para o desenvolvimento do texto, a seleção e organização dos fatos e opiniões, a capacidade de construir e argumentar e, por último, a elaboração da proposta de intervenção para a questão abordada na redação, respeitando sempre os direitos humanos.

Gráfico dá exemplo de como é o resultado do Enem 2015 (Foto: Divulgação)

Alguns especialistas comparam o sistema de notas do Inep como uma régua, pois é avaliado o grau de conhecimento e não se arredonda com número, é como se fosse medir a altura de uma pessoa: 1 metro e 63 centímetros. Tanto é que uma nota no enem pode variar de 0 a 1.000.

Leia mais informações sobre: Novas Regras De Redação,Enem 2015

 

Grau de dificuldade da questão

No exame,cada questão possui um grau de dificuldade(Foto:Divulgação)

O exemplo da régua pode ser usado também para entender a nota de cada pergunta do enem.Segundo o manualEntenda sua Nota do Enem – Guia do Participante,a respostas são medidas por uma escala que identifica o tamanho do conhecimento do estudante,pois avalia os três seguintes pontos:  O poder que cada questão tem de diferenciar os participantes que dominam ou não aquele item,o grau de dificuldade da pergunta e a probabilidade de um acerto casual,afinal a prova é de múltipla escolha.

 


Google plus


Este artigo possui 2 comentários

  1. carmem
    Publicado em 04/01/2014 às 3:49 AM [+]

    O motivo do meu contato e referente a prova do ENEM que fiz em 2009,gostaria de saber se posso usar essa nota ainda ou tenho que prestar o ENEM de novo?segue minhas nota será que consigo bolsa do pro uni ?
    Ciências Humanas e suas Tecnologias 344.9 Presente
    Ciências da Natureza e suas Tecnologias 373.6 Presente
    Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 451.9 Presente
    Matemática e suas Tecnologias 446.0 Presente
    Redação 675.0 Presente

  2. lucimara conceicao dos santos
    Publicado em 12/03/2015 às 1:47 PM [+]

    meu resutado por favor

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top