Resolução da primeira fase do vestibular UNESP 2012

PUBLICIDADE

No último domingo, dia 6 de novembro, foram aplicadas as provas da primeira fase do Vestibular 2012 da Unesp. As avaliações eram compostas por 90 questões de Linguagem e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática (como era dividida a temática dos itens das provas). A escola que oferece aulas preparatórias para o vestibular, Oficina do Estudante, comentou o teste e afirmou que a avaliação não estava com as mesmas dificuldades de anos anteriores, apesar das questões serem parecidas na maneira de resolvê-las com as que foram apresentadas em edições anteriores da prova.

De acordo com o colégio, questões de quase todas as disciplinas foram apresentadas aos candidatos por meio de leitura de textos que possuía tabelas, gráficos e imagens. Sendo que algumas perguntas da prova se apresentaram somente em formato de texto. O nível de dificuldade da prova, que foi considerado baixo pela Oficina do Estudante, foi ditado pelo teor das questões, embora a estrutura das perguntas fosse similar as apresentadas em anos anteriores.

Uma das características dos vestibulares da Unesp é o equilíbrio no grau de dificuldade das questões de todas as disciplinas. A instituição de ensino planeja uma avaliação com o mesma dificuldade para os estudantes que estudaram temas que estão na mídia e para os que optaram para se aplicar mais em temas didáticos, além de não privilegiar os estudantes que possuem mais facilidades em algumas disciplinas do que em outras.

PUBLICIDADE

No caso da avaliação de Língua Portuguesa a escola Oficina do Estudante conta que a Unesp não cobrou somente os conhecimentos que o estudante possui em literatura, mas fez uma analogia inteligente com um romance de Eça de Queirós que trata de um tema que há muitos anos está presente nos jornais diariamente, a corrupção. A interpretação de texto foi fundamental na resolução das questões de português.

A parte da avaliação que cobrou dos candidatos conhecimentos ligados a geografia também agradou o colégio que oferece cursinhos preparatórios para o vestibular. Para a instituição a o Vestibular 2012 da Unesp nessa área explorou muito bem as questões ligadas a geografia humana e física, colocando nas questões gráficos, mapas e tabelas que ajudaram positivamente na interpretação e resolução das perguntas.

A Oficina do Estudante conta que a parte da avaliação que trouxe questões das áreas ligadas a matemática, a exemplo das outras disciplinas, foram bem elaboradas, com uma variedade de temas ligados a temática, como por exemplo, geometria espacial, logaritmos, geometria plana e questões da aritmética. A facilidade foi vista inclusive por alunos que não estavam prestando vestibular para área de exatas.

Segundo o colégio, o vestibular foi abrangente também na área de biológicas, com questões de resolução que podia ser facilitada se houvesse uma boa interpretação de texto. Os temas atuais também estiveram presentes nessa parte da avaliação, como por exemplo, o debate sobre os produtos transgênicos e a preservação ambiental, que são assuntos tratados diariamente pelos veículos de comunicação.

Para a Oficina do Estudante a prova de história foi tradicional utilizando temas clássicos, a de língua inglesa foi a parte mais trabalhosa do vestibular por conta de um vocabulário que cobrou mais conhecimento dos vestibulandos e a prova de química foi considerada uma das partes da avaliação mais fácil, pois os temas cobrados foram os que tradicionalmente são abordados em sala de aula. E por fim o colégio comentou que a prova de física foi abrangente e equilibrada no nível de dificuldade, apresentando tabelas que ajudaram os estudantes na hora de resolver as questões.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.