Menu

Graduação e Pos Graduação

Atualizado em 30 de novembro de 2010, às 15:17 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Residência Médica De Pediatria

residencia medica de pediatria Residência Médica De Pediatria

A residência médica é um programa importante para a formação de um médico, sendo este um período dedicado para aprimorar seu trabalho e escolher uma especialidade. Essa modalidade de ensino é um tipo de pós-graduação para os médicos, que estudam e colocam em prática os conhecimentos que aprenderam ao longo do curso de medicina.

O médico residente participa da equipe para tratar diferentes tipos de doenças, acompanhando cada caso com todo cuidado e atenção. Ao lado de um médico atendente do hospital, o residente pode auxiliar nas cirurgias, fazer exames e até opinar no diagnóstico do paciente. O titulo de residência médica é fundamental para consagrar o profissional em sua carreira.

A Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) aprova diferentes tipos de especialidades para os médicos em formação, sendo que a duração de 2 a 4 anos dependendo da especialização. Os médicos pediatras residentes levam dois anos para se capacitar nessa área e aprimorar suas habilidades para atender crianças e adolescentes.

O pediatra tem como meta cuidar de bebês, crianças e jovens, identificando as peculiaridades desses pacientes. O médico especializado em pediatria precisa conhecer os principais tipos de doenças de cada faixa etária, estar apto para interpretar exames e fazer o diagnóstico com precisão. Os cuidados da criança e do adolescente requerem os conhecimentos específicos adquiridos na pós-graduação.

A pediatria é uma das especialidades mais procuradas pelos médicos, afinal, lida com um público bem apreciado. Vale lembrar que somente depois de concluir a sua residência o médico adquirir o registro do CRM. Na sua especialidade. O treinamento na ala de pediatria e estudos contribuem com uma formação bem embasada do pediatra.

Vários hospitais no Brasil oferecem vagas para residência médica de pediatria, por isso é necessário conhecer os programas e se inscrever para não perder as oportunidades. Lembrando que o médico precisa ser aprovado num concurso para participar de uma residência aprovada pelo MEC.

Para obter informações sobre onde fazer residência médica de pediatria, provas e vagas disponíveis, acesse o site Tudo sobre Residência.