Menu

Tecnologia

Atualizado em 20 de setembro de 2012, às 5:25 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Repolítica: site que ajuda a encontrar o candidato ideal

Baseado em questionários respondidos pelos usuários, o site Repolítica ajuda a traçar o perfil daqueles que mais se alinham com as prioridades definidas pelo internauta, sugerindo ao eleitor o candidato ideal.

O dia 7 de outubro de 2012 será de eleições em todo o Brasil, data na qual está programado o primeiro turno das eleições municipais, quando mais de 100 milhões de eleitores deverão votar e escolher os novos vereadores e prefeitos que irão assumir o mandato em seus municípios a partir do início de 2013.

516855 repolitica site que ajuda a encontrar o candidato ideal Repolítica: site que ajuda a encontrar o candidato idealSe você ainda está em dúvida sobre qual candidato votar, o site Repolítica pode lhe ajudar (Foto: Divulgação)

Como o número de candidatos é muito grande, nada mais comum do que você ficar em dúvida sobre qual deles vai ganhar o seu voto. O ideal é que cada eleitor tivesse tempo para conhecer e analisar as propostas apresentadas por todos os candidatos, mas como isso é quase impossível, a internet pode ser de grande ajuda para a sua escolha.

Uma das boas opções na web, que pode ajudar a encontrar o candidato ideal, é o site Repolítica (www.repolitica.com.br). A página, criada por ex-alunos da área de engenharia eletrônica, engenharia de computação e design, possui uma base de dados com mais de 50.000 candidatos avaliados de todo o país, entre vereadores e prefeitos.

Confira as dicas: Saiba como escolher seu candidato a prefeito

Como funciona o site Repolítica

516855 repolitica site que ajuda a encontrar o candidato ideal 1 Repolítica: site que ajuda a encontrar o candidato idealO Repolítica usa um sistema de inteligência coletiva, baseado nas respostas dos usuários, mostrando aquele candidato que mais tem a ver com os seus interesses (Foto: Divulgação)

O portal Repolítica funciona com base em um sistema de inteligência coletiva, onde os usuários definem as áreas prioritárias de seu interesse. Ao entrar no site, basta clicar no link “Teste do candidato” para fazer um teste, contendo perguntas genéricas, para que seja definido o seu perfil como eleitor, definindo as qualidades que você preza no político, as suas prioridades, os seus objetivos e o radicalismo das suas ideias.

Além das perguntas genéricas, também há no questionário perguntas específicas sobre cada cidade, e à medida que você vai respondendo, o site mostra os candidatos que mais se assemelham ao perfil que está sendo definido. Ao final, a ferramenta faz um cruzamento com as respostas de outros usuários e as propostas dos candidatos, apresentando os nomes daqueles que estejam mais alinhados com os seus interesses.

Na lista apresentada, você pode escolher aqueles em que votaria, ajudando a criar um ranking de popularidade, que também fica disponível no site, que conta ainda com informações sobre mais de 400.000 candidatos (nome, partido, número, etc), utilizando os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em busca de votos: Famosos que serão candidatos a cargos políticos 2012

Usando o site Repolítica

516855 repolitica site que ajuda a encontrar o candidato ideal 2 Repolítica: site que ajuda a encontrar o candidato idealPara participar e dar as suas opiniões no site, é necessário se cadastrar. O Repolítica também pode ser usado pelos internautas que não são cadastrados (Foto: Divulgação)

Para conferir os rankings de popularidade, ética, competência, carisma, inteligência e articulação política, entre outros, baseados nas respostas dadas pelos usuários do site, não é preciso se cadastrar. Basta acessar www.repolitica.com.br, escolher o seu estado e a sua cidade, definir entre candidatos para prefeito ou vereador e navegar pelas páginas.

Já para fazer o teste do candidato, dar as suas opiniões, enviar textos, fotos e vídeos, você deve se cadastrar gratuitamente no site.