Renovar os móveis – ideias, dicas, como fazer

PUBLICIDADE
Cômoda renovada com papel de parede.

Os móveis se apresentam como peças fundamentais da decoração, por isso é necessário ter cuidado com as escolhas e combinações. Os itens mobiliários variam de acordo com cada cômodo para corresponder às necessidades, além de possuírem a incrível capacidade de invocar um estilo.

Quando os móveis ficam velhos e desgastados, a melhor forma de continuar usando-os é encontrando meios de renovar as peças. Técnicas artesanais ou mesmo a própria restauração conseguem transformar uma peça do mobiliário, sem comprometer os traços originais e deixando-a mais bonita.

Renovar a mobília antiga é uma boa estratégia para quem deseja mudar a decoração da casa sem a necessidade de gastar dinheiro com a compra de móveis novos. A proposta vai resultar em itens totalmente repaginados, charmosos e autênticos.

PUBLICIDADE

Ideias para renovar os móveis da casa

Patina valoriza o efeito envelhecido.

– Patina: a técnica tem como finalidade deixar a peça com aparência envelhecida, expressando charme e personalidade com este efeito.

Para obter o resultado esperado, passe uma camada de tinta acrílica branca sobre o móvel, depois use uma escovinha de lavar roupa por cima, pressionando-a no mesmo sentido para tirar o excesso. Por fim, a peça ficará com uma aparência antiga e inovada.

– Uma nova pintura: caso o morador esteja enjoado de um determinado móvel, ele tem toda a liberdade de mudar o acabamento. Aplique a tinta numa superfície uniforme e bem lixada, trabalhando com uma cor diferente sobre a pintura original.

– Tecido: o material assume vários papéis na decoração e agora pode ser usado para revestir móveis antigos. Para trabalhar com a técnica, escolha um recorte de tecido estampado ou liso e use-o para modificar a aparência de uma peça. Para criar um artigo bem descontraído, procure mesclar retalhos de tecidos com padronagens diferentes.

PUBLICIDADE

– Spray Multiuso: uma técnica rápida e prática de renovar o visual do móvel antigo e transformá-lo numa peça nova. Antes de usar o produto de restauração, lixe o móvel com cuidado e respeite o sentido da madeira. Feito isso, aplique uma tinta branco fosco em toda a peça para fazer um fundo. Por fim, aplique o spray na cor da sua preferência, fazendo o movimento de vai e vem.

O móvel velho ganhou um acabamento personalizado.

– Papel de parede: o material não serve apenas para decorar o  espaço vertical de um ambiente, suas sobras podem ser usadas para renovar a aparência de um móvel antigo. Faça a colagem com cuidado, respeitando as curvas da peça para que o design não fique comprometido. O resultado final será uma linda peça estampada para decorar a sua casa!

PUBLICIDADE

Escolha uma das técnicas apresentadas e transforme um móvel com personalidade.

 

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.