Remédios naturais para pressão alta

PUBLICIDADE

A hipertensão, ou pressão alta, é uma doença de múltiplas causas que atinge muitos brasileiros. Na maioria das vezes não é possível descobrir o que desencadeou a doença. Para alguém ter pressão alta, a sua pressão deve estar acima dos padrões considerados normais, ou seja, 14/9 (ou 140/90 mmHg). Mais comum do que podemos imaginar, a hipertensão atinge cerca de 35% da população acima dos 40 anos no Brasil. Essa doença exige cuidados especiais e muita atenção, pois é fator de risco para doenças mais graves, como infarto ou parada cardíaca e o não tratamento pode comprometer ainda outros órgãos, como os rins e os olhos. Normalmente não existem sintomas para a hipertensão, mas algumas pessoas podem ter dor de cabeça, sangramento nasal, ouvir zumbidos estranhos, ter tonturas, dores no peito, falta de ar, palidez, dores nas pernas, entre outros! Qualquer coisa estranha que você sinta sempre deve ser investigada por um médico!

Nos níveis em que a hipertensão ainda não afetou nem comprometeu outros órgãos é possível controlar a pressão tendo hábitos mais saudáveis. Mudanças na alimentação são fundamentais para quem tem hipertensão e deseja fazer um tratamento para controlar a pressão sem precisar do auxílio de remédios. Vamos listar aqui alguns alimentos e métodos naturais que ajudam no combate à hipertensão!

A primeira recomendação em relação a alimentação para quem tem pressão alta é sempre a mesma: reduza o sal! Os níveis de sódio aumentam a pressão arterial e praticamente tudo o que consumimos contém sódio, especialmente os produtos industrializados! Até mesmo os refrigerantes apresentam uma grande quantidade de sódio. Some tudo isso ao sal que você acrescenta na sua comida e logo surgirá uma tendência a ter hipertensão. Diminuir o sal não é tão difícil quanto se pensa, nosso paladar não demora muito para se acostumar com o novo sabor. O alho cru é um grande aliado no combate à pressão alta, ajudando a reduzir os espasmos nas menores artérias e a regular o ritmo cardíaco, ele também reduz a capacidade de coagulação do sangue, ajudando a prevenir possíveis entupimentos de artérias. Consuma alimentos ricos em potássio, como bananas, laranjas, tomates, leite, batatas… o equilíbrio entre sódio e potássio pode ajudar na manutenção da pressão arterial. O cálcio ajuda os rins a eliminarem o excesso de sódio do corpo, ajudando a diminuir a pressão. Também é muito importante cortar o consumo de álcool e abandonar o cigarro – são coisas que já não fazem bem para a saúde, mas que complicam ainda mais quando a hipertensão está em cena.

PUBLICIDADE

Existe um chá que pode auxiliar no tratamento de quem sofre de hipertensão: ferva uma xícara de água quente, acrescente uma colher de chá de folhas secas de embaúba picadas e deixe em infusão por cinco minutos. Consuma três xícaras desse chá por dia para ter resultados. O chá de alho também é bastante usado: Descasque e amasse um dente de alho em uma xícara de água e deixe ferver por três minutos. Deixe ficar morno e coe, tome o chá duas vezes por dia.

Aproveite as dicas, mas nunca se esqueça que nada disso substitui uma consulta com um médico especializado e que nem sempre apenas essas mudanças podem ajudar. Em alguns casos é preciso tomar remédios para evitar coisas mais graves.

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.