Search

Remédio natural para rinite alérgica

A rinite é uma doença muito comum na população. Conheça algumas receitas naturais para auxiliar no tratamento.
Google plus

A rinite alérgica pode ser tratada com remédios naturais.

A rinite alérgica é um termo médico utilizado para referir-se à inflamação da membrana do nariz causada por reações alérgicas. Os sintomas mais comuns dessa doença são: dores de cabeça, irritabilidade, perda de apetite, insônia, perturbação do comportamento social e entupimento do nariz. O uso constante dos medicamentos pode causar dependência, como, por exemplo, a administração de descongestionantes nasais. Por isso, conheça alguns remédios naturais para rinite alérgica. Essa é uma forma mais saudável que melhorar o problema.

Causas da rinite

A rinite pode se agravar devido às infecções por bactérias ou por vírus. Entretanto, os agentes responsáveis por desencadear os sintomas são, especialmente fatores ambientais como pó, fumaça, mofo, perfumes, ácaros entre outros. A doença pode ser classificada em:

  • Rinite medicamentosa: é comum em pessoas que utilizam remédios para o nariz, sem orientação médica. O uso dessas gotas nasais pode ocasionar rinite, ao invés de curá-la.
  • Rinite irritativa: é causada por fatores ambientais, em especial nas cidades populosas onde o ambiente é poluído e a poeira é abundante. Locais úmidos e com mofo colaboram para a manifestação do problema.
  • Rinite alérgica (febre do feno): é uma reação alérgica causada pelo pólen de algumas plantas, saliva de animais, pelos ou ácaros. É mais comum ocorrer durante a primavera e outono, já que há um aumento do índice de polinização. Apesar do nome, esse problema não causa febre.  

Confira os remédios naturais para auxiliar no tratamento da rinite

Suco de agrião

Ingredientes:

  • 03 folhas de agrião;
  • 300 ml de água filtrada;
  • Mel.

Suco de agrião pode ajudar no combate à rinite.

Modo de preparo: coloque no liquidificador a água juntamente com as folhas de agrião lavadas. Bata por alguns minutos e acrescente o mel para adoçar. Beba imediatamente.

Chá de eucalipto

Ingredientes:

  • 50 gramas de folhas frescas de eucalipto ;
  • 250 ml de água;
  • Mel ou açúcar .

Modo de preparo:  coloque a água numa chávena e deixe ferver por 5 minutos, coloque as folhas de eucalipto e deixe ferver por mais 5 minutos. Espere amornar, coe e beba a seguir. Pode ser adoçado com mel ou açúcar.

Chá de camomila

Ingredientes:

  • 50 gramas de camomila;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo: coloque água numa caneca e deixe ferver. Após levantar fervura desligue o fogo, acrescente a camomila e reserve. Depois de frio coe e adoce à vontade.

Os remédios caseiros e a prevenção do problema proporcionam um melhor estilo de vida, mas não devem, de maneira nenhuma, substituir os medicamentos recomendados pelos médicos. A rinite também precisa ser prevenida por meio de cuidados básicos, como manter-se longe de agentes químicos, poeira ou objetos que acumulem ácaros e bactérias.

Chá de eucalipto. Remédios caseiros são formas saudáveis de tratar a rinite.


Google plus


Este artigo possui 1 comentário

  1. Franklin de Paula
    Publicado em 09/02/2013 às 8:36 AM [+]

    Cumprimento-os por bela iniciativa!

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top