Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Remédio gratuito contra o Alzheimer

O SUS fará a partir de julho a distribuição gratuita da rivastigmina, medicamento contra a Doença de Alzheimer.

Quer saber mais sobre o remédio gratuito contra o Alzheimer? Então, confira este artigo que preparamos para falar especialmente deste assunto. O mal de Alzheimer é uma doença degenerativa que afeta as habilidades cognitivas do portador, como a capacidade de raciocínio e a memória. Segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), aproximadamente 6% dos 15 milhões de idosos sofrem com a doença.

Remédio gratuito contra o Alzheimer (Foto: Ilustrativa)

As pessoas que possuem o Mal de Alzheimer agora podem contar com o medicamento gratuito distribuído pelo SUS para tratar a doença e conter o avanço dos sintomas. O laboratório do Instituto Vital Brazil (IVB) entregou os primeiros lotes do remédio às secretarias estaduais da saúde, sé o chamado remédio gratuito contra o Alzheimer

A rivastigmina produzida no Brasil

A rivastigmina, medicamento que auxilia o tratamento do Mal de Alzheimer, está sendo fabricado no Brasil, tornando mais fácil a sua distribuição gratuita entre os brasileiros que sofrem com a doença. Estima-se que serão distribuídas quatro toneladas do remédio para atender a demanda do país.

A fabricação da rivastigmina no Brasil vai facilitar o tratamento do Alzheimer. (Foto: Ilustrativa)

De acordo com o vice-presidente do IVB, Bernardo Horta, o projeto deve muito a nova política do governo federal, que incentivou a produção nacional do medicamento após a patente do proprietário original ter expirado.

A produção da rivastigmina no Brasil já dura dois anos, sendo uma iniciativa possível graças à parceria do IVB com o laboratório Laborvida e o laboratório SEM. O segundo, situado em São Paulo, é famoso pelo título de maior produtor de medicamentos genéricos do país.

Segundo Bernardo Horta, foi muito complicado desenvolver a fórmula do medicamento. Os especialistas tiveram que realizar diversas pesquisas e testes para chegar a um resultado eficaz. Depois, foi necessário efetuar o registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para dar início a produção.

Leia mais informações sobre: Doença de Alzheimer – Diagnóstico e Tratamento

Distribuição gratuita do remédio contra o Alzheimer

A rivastigmina é importante para reduzir os déficits cognitivos. (Foto: Ilustrativa)

O remédio contra o Alzheimer fabricado no Brasil estará disponível a partir de julho. A distribuição nacional gratuita acontecerá por intermédio do Sistema Único de Saúde Pública, sendo uma importante iniciativa do Ministério da Saúde para este ano.

Como funciona a distribuição do remédio?

Primeiramente os lotes de medicamentos serão enviados para os almoxarifados das secretarias de todos os estados. Haverá ainda um estoque estratégico de rivastigmina, caso falte o remédio em alguma unidade do SUS.

O contrato que o Instituto Vital Brazil firmou com o Ministério da Saúde tem duração de cinco anos e pretende atender a demanda nacional.

A rivastigmina, uso oral, contribui com a recuperação dos portadores de mal de Alzheimer, reduzindo assim as deficiências cognitivas. As embalagens do remédio possuem 15 cápsulas cada e as formulações variam de 1,5 mg a 6 mg.

Leia mais informações sobre: Cuidados com quem sofre com alzheimer

Onde comprar o remédio?

Genética conta para desenvolver a doença (Foto: Exame/Abril)

Genética conta para desenvolver a doença (Foto: Exame/Abril)

Assim como muitos remédios que são vendidos, este também necessita de instrução médica. Não é para sair tomando como se fosse bala ou algo assim. Para utilizar este remédio é preciso seguir todo um tratamento que só o médico pode fazer para o paciente, seguindo sempre as necessidades do mesmo.

Procure saber mais sobre o remédio gratuito (Foto: Exame/Abril)

Procure saber mais sobre o remédio gratuito (Foto: Exame/Abril)

Algumas farmácias vendem este medicamento a um custo acessível, são as famosas farmácias populares. Os descontos são razoáveis e quem não consegue o remédio de graça, pode ir em uma unidade da rede e comprar. Além disso, outras grandes redes de farmácia possuem o produto para ser comprado, mas o esquema é o mesmo, há necessidade da receita médica para poder comprar o remédio. Numa rápida pesquisa, podemos constatar que um frasco de 120 ml custa hoje, em média, nas farmácias e drogarias cerca de R$ 400. Caro, né?! Então, verifique seu direito de ter acesso ao remédio para um ente querido.

Tratamento é fundamental para o Alzheimer

Além do remédio, é importante lembrar que o tratamento é fundamental para acompanhar o paciente com Alzheimer. A doença tem seus sinais e até mesmo de ter um quadro definido pelo médico, é preciso perceber alguns sinais e a partir daí buscar um especialista que possa acompanhar e detectar se a pessoa tem ou não a doença.

Saiba onde comprar o remédio contra Alzheimer (Foto: Exame/Abril)

Saiba onde comprar o remédio contra Alzheimer (Foto: Exame/Abril)

Importante reforçar também que além do remédio, o tratamento ajuda e muito o paciente no cotidiano. Várias pesquisas estão sendo feitos para tentar descobrir como amenizar os problemas causados pelo Alzheimer. Ainda não há um remédio que acabe com a doença ou ajude a memória retornar ao normal. A verdade é que exercícios no cotidiano e bem antes da terceira idade podem ajudar a evitar este mal.

Doença é uma das mais severas para a memória (Foto: Exame/Abril)

Doença é uma das mais severas para a memória (Foto: Exame/Abril)

Quer mais dicas sobre saúde e bem-estar? Então confira nossos outros artigos sobre esse e vários outros assuntos e tudo feito especialmente para você que busca informação com qualidade. Fique bem informado aqui no Mundo das Tribos!!!


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL