Menu

Mulher

Atualizado em 16 de março de 2013, às 13:00 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Remédio caseiro para menopausa

Com algumas receitas saborosas e fáceis de fazer é possível combater e até mesmo prevenir os incômodos sintomas da menopausa. Confira dicas de receitas incríveis.

Os sintomas da menopausa são bastante incômodos e afetam muitas mulheres, variando consideravelmente de intensidade e quantidade de manifestações simultâneas. Felizmente esse problema pode ser amenizado ou até mesmo completamente resolvido com algumas receitas infalíveis. Saiba como preparar remédios caseiros que combatem os sintomas da menopausa.

Entenda como a menopausa funciona.

594868 Algumas receitas caseiras podem ajudar no combate dos sintomas do climatério. Remédio caseiro para menopausaAlgumas receitas caseiras podem ajudar no combate dos sintomas de climatério. (Foto: divulgação)

Benefícios das receitas caseiras

As receitas caseiras são super fáceis de serem preparadas e podem se adaptas às necessidades de cada indivíduo, o que é excelente quando se trata de menopausa, uma vez que as manifestações dessa fase da vida costumam ser bastante variáveis de uma mulher para outra.

Entre os sintomas mais comuns do climatério estão as ondas de calor, as alterações do humor, ressecamento vaginal e perda da libido. Por isso, são indicados produtos com características relaxantes, que ajudam a aliviar o estresse, bem como os ricos em cálcio, que atuam no combate da osteoporose, e a lecitina de soja, um fito-hormônio que mimetiza o estrogênio endógeno.

Suco relaxante e rico em cálcio

Além de bastante saboroso, esse suco tem efeito relaxante e ajuda no controle da instabilidade emocional e estresse. Devido às propriedades dos ingredientes, essa bebida não é recomendada para mulheres que sofrem quedas abruptas de pressão arterial.

Ingredientes:

  • 2 folhas de couve;
  • ½ colher de lecitina da soja;
  • Polpa de 1 maracujá;
  • 2 colheres de mel;
  • 3 copos de água filtrada.

Como preparar:

Essa receita é muito fácil de ser preparada. Basta colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater durante 1 minuto. O ideal é que toda a porção preparada seja reservada e dividida em 3 partes iguais, que devem ser ingeridas ao longo do dia.

Saiba quais os sinais, indícios e sintomas de menopausa.

594868 Frutas como o maracujá ajudam a controlar a ansiedade e acalmam Remédio caseiro para menopausaFrutas como o maracujá ajudam a controlar a ansiedade e acalmam. (Foto: divulgação)

Suco para combater os fogachos

Essa receita promete refrescar os dias quentes e ainda combater as incômodas ondas de calor, tão comuns na menopausa.

Ingredientes:

  • ½ copo de suco de limão puro;
  • 1 pitada de bicarbonato de sódio;
  • ½ colher de sopa de lecitina de soja.

Como preparar:

Colocar o suco de limão e a lecitina de soja em um liquidificador e bater durante 1 minuto. Na hora de servir, acrescentar a pitada de bicarbonato de cálcio. Esta mistura deve ser tomada, pelo menos, uma vez na semana.

Chá contra menopausa

Esse chá de ervas é delicioso e muito simples de ser feito.

Ingredientes:

  • 1 punhado de cimicífuga;
  • 1 punhado de folhas de amora;
  • 1 punhado de anis estrelado;
  • 1 punhado de melissa;
  • 1 punhado de alecrim;
  • 1 litro de água.

Como preparar:

Leve a água ao fogo e, assim que levantar fervura, desligue e adicione todas as ervas. Deixe a panela tampada durante 15 minutos, coe e sirva. O ideal é beber de 2 a 4 vezes ao dia. Vale a pena lembrar que o punhado de erva deve ser medido na mão da pessoa que vai tomar o chá.

Conheça a terapia de reposição hormonal, capaz de ajudar no combate dos sintomas de menopausa.

594868 O chá de ervas é saboroso e muito fácil de ser feito. Remédio caseiro para menopausaO chá de ervas é saboroso e muito fácil de ser feito. (Foto: divulgação)

Com algumas receitas saborosas e fáceis de fazer é possível combater e até mesmo prevenir os incômodos sintomas da menopausa. Basta seguir as dicas e garantir mais qualidade de vida nessa transição de fase, tão delicada para a mulher.

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.