Regras para bolsas remanescentes Prouni 2013

PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última sexta-feira (15 de março), no “Diário Oficial da União”, uma portaria com as regras para as bolsas de estudos remanescentes do processo seletivo do Prouni (Programa Universidade para Todos) referentes ao primeiro semestre de 2013.

Leia mais sobre: Transferir bolsa Prouni: saiba mais

O Prouni está liberando bolsas remanescentes (Foto: Divulgação)

As universidades devem ofertar as bolsas de estudo de acordo com a classificação dos alunos que não foram pré-selecionados no programa, em processo seletivo para as turmas que começaram a ter aula no primeiro semestre deste ano, e conforme o desempenho acadêmico, para as turmas que estão com aulas em vigor, anteriormente ao primeiro semestre.

PUBLICIDADE

Professores da rede pública de ensino têm prioridades nas bolsas do Prouni

De acordo com a portaria, terão prioridade na ocupação das bolsas de estudo remanescentes do Prouni os professores da rede pública de ensino regularmente matriculados em cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia. Em caso de sobra de bolsas, mesmo depois dessa convocação, elas serão distribuídas no próximo processo seletivo correspondente do Programa Universidade para Todos, para cumprir a proporção de bolsas legalmente estabelecida para os devidos cursos e instituições.

Saiba mais sobre: Prorrogadas inscrições para o Prouni

 

O Prouni ajuda as pessoas carentes a terem acesso a bolsas de estudo (Foto: Divulgação)

Divulgação da seleção para vagas remanescentes

A instituição de ensino superior deverá divulgar em locais de grande circulação de pessoas e em seus sites as regras previstas nesta portaria para a distribuição das bolsas remanescentes do Prouni. A quantidade de oportunidades que estão abertas em cada curso e turno de cada local de oferta de graduações, e a lista dos estudantes inscritos para as bolsas disponibilizada em cada curso e turno de cada local de oferta de vagas, também devem ser divulgados pelos canais de comunicação da faculdade. Depois, quando a seleção for finalizada, é preciso deixar a mostra  o nome dos estudantes aprovados e reprovados.

PUBLICIDADE

Pré-requisitos do Prouni

Para concorrer à bolsa integral e ter desconto em 100% do valor da mensalidade, o candidato precisa comprovar renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Para as bolsas do Prouni que são parciais (50% do valor da mensalidade), a renda familiar deve ser até três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.