Menu

Educação

Atualizado em 19 de abril de 2013, às 8:35 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Regras ABNT 2013 – Quais são

As regras da ABNT permitem organizar corretamente o conteúdo de um trabalho científico. Conheça a seguir as principais normas técnicas.

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) tem como objetivo estabelecer regras para a formatação de trabalhos acadêmicos. Apesar da organização do conteúdo manter um padrão, algumas mudanças são realizadas no conjunto de regras a cada ano.

611518 Regras ABNT 2013 – Quais são Regras ABNT 2013 – Quais sãoPara formatar o TCC, é fundamental conhecer as regras da ABNT. (Foto:Divulgação)

Para elaborar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), é fundamental que o universitário conheça as principais regras da ABNT. Somente assim ele conseguirá fazer uma formatação adequada do conteúdo e garantir a qualidade da sua tese.

As regras da ABNT 2013 ajudam a dar conta das principais etapas da monografia, como capa, folha de rosto, resumo, sumário, anexos, referências biográficas, paginação, entre outros.

Saiba mais: Normas ABNT 2012

Quais são as regras da ABNT 2013?

Confira a seguir as principais regras para formatar o trabalho de conclusão de curso:

• A capa deve ter o nome da instituição no topo (fonte tamanho 12 e centralizado), seguido pelo nome do autor com as mesmas características. No centro da página deve constar o título (fonte tamanho 14, centralizado e com negrito). O subtítulo tem as mesmas características do título, mas não precisa ser negritado. No final da página é necessário colocar o nome da cidade da instituição e o ano de entrega (fonte 12, centralizado);

611518 Regras ABNT 2013 – Quais são 2 Regras ABNT 2013 – Quais sãoSe as regras básicas forem cumpridas, o trabalho não será rejeitado pela banca. (Foto:Divulgação)

• A folha de rosto possui a mesma estrutura da capa, mas inclui o nome do professor e um trecho do trabalho;

• As margens devem seguir os espaçamentos recomendados pela ABNT: superior 3 cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm e direita 2 cm;

• Com estrutura justificada, sumário mostra a enumeração das páginas;

• A introdução apresenta um panorama geral do trabalho;

• Se o trabalho apresentar tabelas, ilustrações e siglas, tudo deve estar descrito em listas específicas;

• Os capítulos devem sempre começar em uma nova folha. O título é escrito em letra 14, maiúscula e negrito. O corpo do texto requer letra 12, justificada, com espaçamento de 1,5 entre as linhas;

• As obras consultadas para elaborar o conteúdo do TCC devem estar elencadas na parte de referências bibliográficas, seguindo as regras da ABNT. Livros, artigos científicos, revistas e jornais apresentam variações;

611518 Regras ABNT 2013 – Quais são 1 Regras ABNT 2013 – Quais sãoOs livros consultados para o trabalho precisam constar nas referências. (Foto:Divulgação)

• As fontes recomendadas para o TCC são Arial ou Times New Roman;

• As páginas começam a ser enumeradas a partir da introdução.;

• As citações podem aparecer dentro do desenvolvimento do texto ou nas notas do rodapé. Existem duas formas de fazer citações: direta (trecho retirado do livro de outro autor) e indireta (baseado na ideia de outro autor).

Antes de formatar o trabalho de conclusão de curso, é importante que o universitário procure conhecer todas as regras da ABNT.

Veja também:  Normas ABNT para TCC 2011