Menu

Entretenimento

Atualizado em 28 de novembro de 2012, às 9:25 por Sueli Araujo ()
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Região Norte do Brasil: curiosidades

Além de sua riqueza ecológica, o Norte reúne aspectos relevantes do ponto de vista econômico e cultural. Abaixo, você pode conferir algumas curiosidades sobre esta região.

Dicas de DVDs para dar de presente no Natal

[28/11/2012]

Dicas de livros infantis para presente de Natal

[28/11/2012]

Parte da riqueza ecológica do Brasil está concentrada na Região Norte, através da Floresta Amazônica. Entretanto, esta região não se destaca apenas por sua vasta biodiversidade, ela também possui contribuições significativas no aspecto econômico, social e cultural do país.

545197 Região norte do Brasil – curiosidades Região Norte do Brasil: curiosidadesA região se destaca principalmente por sua riqueza ecológica. (Foto: Divulgação).

Formada por sete estados (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins), a Região Norte está localizada entre o Maciço das Guianas, o Planalto Central, a Cordilheira dos Andes e o Oceano Atlântico. Seu clima é predominantemente equatorial, com exceção do norte do Pará, do sul do Amazonas e de Rondônia, onde o clima é tropical.

Assim como no resto do Brasil, os primeiros habitantes da região foram os indígenas. No século XVI, os espanhóis organizaram expedições pelo rio Amazonas com o intuito de conhecer a região. Já no século seguinte, vieram os portugueses, que construíram fortes militares para defendê-la contra possíveis invasões.

Sem dúvida, há muito mais sobre o norte brasileiro para você saber. Por isso, elencamos algumas curiosidades sobre esta região do país para que você possa conferir!

Veja também: Melhores cidades para se viver na Região Norte.

Região Norte do Brasil – curiosidades

545197 Região norte do Brasil – curiosidades2 Região Norte do Brasil: curiosidadesA Região Norte é a maior em extensão territorial do país, com 3.869.637 km². (Foto: Divulgação).

• Com uma área de aproximadamente 3.869.637 km² (42,27% de todo o território nacional), a Região Norte é a mais extensa dentre as cinco regiões do país.

• No Norte, estão localizados o maior e o segundo maior estado brasileiro: Amazonas e Pará, respectivamente.

• A região também possui os três maiores municípios do Brasil em área territorial: Altamira, Barcelos e São Gabriel. Cada um possui mais de 100.000 km², extensão superior a de 105 países.

• Na região, encontramos a maior bacia hidrográfica das Américas e o maior rio do mundo, o rio Amazonas.

Aproveite as belezas da região: Turismo em Rondônia, dicas de onde ir.

545197 Região norte do Brasil – curiosidades1 Região Norte do Brasil: curiosidadesA região também concentra o maior rio do mundo, o Rio Amazonas. (Foto: Divulgação).

• No Norte estão grande parte das comunidades indígenas do Brasil. Muitas delas, devido ao isolamento característico da própria região, puderam mantar seu modo de vida tradicional.

• A região é a segundo menos populosa do país, com 15 milhões de habitantes (a menor é a região Centro-Oeste). Entretanto, sua densidade demográfica é a menor, com 4,77 hab./km².

• Sua economia é baseada principalmente em atividades industriais, atividades turísticas e no extrativismo vegetal e mineral. Em 2007, seu PIB (Produto Interno Bruto) representava pouco mais de 5% do PIB nacional.

• Vários escritores nasceram na região como José Veríssimo, Inglês de Souza, Dalcídio Jurandir, Antônio Tavernard e Benedicto Monteiro.