Menu

Notícias

Atualizado em 27 de agosto de 2013, às 15:54 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Refrigerante: Prejudica a Saúde? Causa Celulite?

O consumo de refrigerante é um hábito entre as pessoas, tanto no Brasil como nos demais países. Apesar de ser uma bebida saborosa que acompanha bem o almoço ou um lanche, vários mitos cercam a sua ingestão e alguns malefícios são mencionados. Assim como tudo o que gera mitos , algumas coisas que dizem sobre o refrigerante são reais, outras nem tanto.

Como já sabemos o refrigerante não proporciona nenhum benefício para o corpo e para saúde. O refrigerante além de engordar, visto que é muito calórico, pode resultar em problemas gástricos caso a pessoa o consuma de forma exagerada.

936 refrigerante prejudica a saude causa celulite 1 300x300 Refrigerante: Prejudica a Saúde? Causa Celulite?O consumo de refrigerantes deve ser trocado por outras bebidas menos calóricas. (Foto: divulgação)

Refrigerante dá celulite?

O refrigerante, embora não seja saudável não é um dos responsáveis pelo aparecimento da celulite. De acordo com especialistas, não há nada comprovado, cientificamente, que a bebida seja responsável pelo surgimento do problema. Os boatos de que o refrigerante causa celulites apenas fortalecem uma lenda, pesquisas já comprovaram que não há fundamento nenhum nessa questão. Na verdade a flacidez é influenciada por componentes genéticos e se agrava com a gordura acumulada, e engordar sim é um dos males causados pelo refrigerante.

Por que o consumo exagerado de refrigerante faz mal para saúde?

Conforme o endocrinologista Walmir Coutinho e o médico ortomolecular Márcio Tannuri, o refrigerante não tem nenhum benefício nutricional. Portanto não ajuda em nada, muito pelo contrário pode prejudicar a saúde. O consumo exagerado do refrigerante pode ser um dos causadores da obesidade, até mesmo em crianças. A bebida também favorece as fraturas ósseas e pode aumentar a pressão arterial dependendo da quantidade consumida. Além disso, o médico Márcio Tannuri, recomenda que atletas não consumam refrigerantes antes das atividades físicas, pois a bebida pode resultar em desconforto abdominal.

936 refrigerante prejudica a saude causa celulite 300x300 Refrigerante: Prejudica a Saúde? Causa Celulite?Quem consume refrigerantes diariamente tem as chances de sofrer um ataque cardíaco aumentadas em 20%. (Foto: divulgação)

Quem consome refrigerantes diariamente tem as chances de sofrer um ataque cardíaco num período de 20 anos aumentadas em 20%. Outro malefício da bebida gasosa é desencadear a síndrome metabólica e doenças hepáticas, isso acontece principalmente no público feminino, elas acabam sendo vítimas do acúmulo de gordura no sangue e consequentemente também vítimas diretas de doenças do coração. Toda essa gordura passa a prejudicar o fígado, sem falar que também está relacionado ao aumento dos casos de AVC.

Outro malefício do refrigerante que muita gente desacredita é que ele é capaz de desencadear a osteoporose, isso é relacionado aos refrigerantes à base de cola, o ingrediente causa maior acidez sanguínea o que leva o corpo a usar o cálcio dos ossos para neutralizar a ação do componente.

Quer continuar magrinha e com saúde? Evite sempre que puder o consumo de refrigerantes, tome sucos naturais e consuma frutas, uma alimentação saudável é responsável pela beleza. Além disso beba 2 litros de água por dia, um corpo hidratado também exala saúde.