Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Refluxo – O que Fazer para Prevenir?

Entendas quais são as possíveis causas deste problema e saiba como evitar que ele ocorra.

Refluxo – O que fazer para prevenir? O refluxo causa um enorme incômodo, precisando ser tratado com remédios que diminuem a acidez de forma intensa e prolongada. Porém apenas o médico pode fazer a indicação quando esse mal é diagnosticado. Assim você pode evitar algumas condutas que poderão contribuir em melhorar o problema. Em bebês com pousos meses de vida o refluxo costuma acontecer com freqüência, à criança pode ter crises de choros e acabar engasgando com a mamada.

Refluxo – O que Fazer para Prevenir (Foto Ilustrativa)

Refluxo – O que Fazer para Prevenir?

Refluxo – O que Fazer para Prevenir? Em primeiro lugar é importante ressaltar que todas as pessoas vítimas de refluxo precisam se preocupar com o peso e com a alimentação. Uma dieta alimentar equilibrada e que exclua alguns alimentos que favorecem as crises de refluxo é muito importante.

Leia mais informações sobre: COMO PREVENIR E TRATAR O REFLUXO

Problema pode ser pior para quem está acima do peso

O excesso de peso costuma agravar o refluxo porque exerce pressão sobre o abdômen e facilita o deslocamento do ácido do estomago para o esôfago. Desse modo, manter uma alimentação controlada, sem exagerar nos açucares e gorduras, ajuda a manter o peso equilibrado e não causa a típica azia que caracteriza o refluxo.

Roupa apertada pode agravar o problema (Foto Ilustrativa)

Há também pesquisas que apontam o uso de roupas apertadas ou excesso de esforço físico como agravantes das crises de refluxo, por isso é importante repensar os hábitos de vida para aliviar todo o mal estar causado pela doença.

 Sintomas

Os sintomas do refluxo gastro-esofágico são: azia, ardência na boca do estômago, queimação, aumento na salivação, tosse forte, regurgitação, falta de ar, desconforto na garganta, engasgos e em alguns casos distúrbios respiratórios. O refluxo é uma doença que se manifesta em crianças ou adultos, sendo que os sintomas podem variar e necessitam de atenção.

Na fase adulta, refluxo não é tão comum e precisa de um médico para descobrir as causas (Foto Ilustrativa)

Logo que os primeiros sinais do problema forem constatados é necessário procurar ajuda de um especialista para evitar maiores transtornos. Quando o refluxo é patológico, normalmente precisa ser tratado com medicamentos.

O tratamento para o refluxo precisa ser levado a sério e dependendo da gravidade pode incluir o consumo de remédios fortes. Evite a automedicação, é necessário buscar assistência médica para tratar os sintomas e reparar os transtornos de um refluxo. Normalmente os medicamentos atuam no organismo com o objetivo de reduzir o grau de acidez no estômago.

Leia mais informações sobre: ALIMENTOS QUE PIORAM OS SINTOMAS DO REFLUXO

Como Prevenir o refluxo?

Veja a recomendação de alguns gastroenterologistas:

– Pessoas obesas precisam emagrecer, praticar exercícios regulares e não permanecer no sedentarismo;

– Reduza a quantidade de comida (se você come em excesso), mas coma mais vezes por dia. Estabelecer horários para as refeições ajuda a manter uma dieta balanceada;

– Não beba água na hora em que se alimentar;

Não durma depois de qualquer refeição, isso pode provocar refluxos esporádicos (Foto Ilustrativa)

– Não vá dormir com estômago cheio, espere ao menos 2 horas;

– Evite alimentos quentes e frios demais;

– Use travesseiro apropriado para elevar a cabeça;

-Mastigue bem os alimentos;

– Procure não ingerir frutas cítricas, refrigerantes, frituras, temperos com alho, cebola, tomate (molho também), doces e chocolate

– Evite cigarros, bebidas alcoólicas, chá mate, preto e café.

– Com bebês os cuidados precisam ser redobrados. Para evitar uma possível crise de refluxo, fique com a criança no colo de 10 a 15 minutos após a amamentação, depois a deite de barriga para cima para evitar que sufoque.

Logo, você poderá observar uma melhora em sua saúde! Confira outras dicas que preparamos sobre esse e outros temas, fique aqui no Mundo das Tribos!

Recomendados para você:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL