Search

Reembolso De Consórcio, Como Funciona

Google plus

O consórcio é uma das modalidades disponíveis para adquirir um patrimônio, sendo ele normalmente veículo ou imóvel. As empresas que trabalham com este tipo de financiamento se baseiam em sorteios para contemplar o participante, à medida que ele ainda paga as parcelas do consórcio sem atrasos. A modalidade tem se destacado entre as mais procuradas principalmente para as pessoas que desejam realizar o sonho da casa própria.

Reembolso De Consórcio, Como Funciona

Considerado popular no Brasil, o consórcio já se destina a diversos produtos e serviços. Até mesmo quem deseja comprar um pacote de viagem ou fazer uma cirurgia plástica pode contar com as facilidades do pagamento por consórcio para financiar e pagar parcelas mais acessíveis. Os planos estão cada vez mais acessíveis e menos burocráticos.

Antes de aderir o sistema de compras chamado consórcio, é necessário ler com atenção cada cláusula do contrato para não ser surpreendido ao longo do pagamento das parcelas. Algumas empresas garantem o reembolso das parcelas aos consorciados desistentes, mas par isso é necessário conhecer os critérios adotados e ter paciência com o pedido.

Regras para receber dinheiro do consórcio

O consumidor que desiste da modalidade de consórcio terá direito de recuperar o seu dinheiro até depois 30 dias do encerramento do grupo que integrava. As contemplações com reembolso das parcelas pagas normalmente dependem de sorteios realizados pela administradora do consórcio. É complicado recuperar o valor das parcelas pagas, mas vale tentar diante da desistência para não sair tanto no prejuízo.

 

Algumas mudanças positivas foram realizadas nos critérios para reembolso de consórcio e agora os desistentes não precisam esperar até o final do plano para receber o dinheiro de volta. Segundo consta a nova lei, o valor das parcelas é reembolsado assim que o indivíduo for contemplado em sorteio. No mais, o seu reembolso não pode ultrapassar o prazo de 30 dias após o plano, caso contrário o desistente tem todo o direito de reclamar com o PROCON.

As empresas de consórcio nem sempre deixam claro aos participantes da modalidade os encargos de determinados imprevistos, como é o caso da desistência. Por essas e outras é fundamental que o indivíduo colete o maior número de informações possíveis e tire suas dúvidas com a central de atendimento da administradora do consórcio. Conhecer a lei também é uma forma de se armar contra possíveis irregularidades.

Após o pedido oficial de cancelamento do plano de consórcio, o cliente precisa solicitar a restituição junto à administradora e conhecer os critérios. Algumas informações apontam o reembolso até 60 dias após o fim do grupo, mas esse prazo já é considerado muito longo e gera reclamações dos consumidores. Por isso as normas que regem a desistência do consórcio estão aos poucos sendo reformuladas de uma forma que não prejudique o desistente e nem a administradora.

Como recuperar dinheiro investido em consórcio?

Para fazer a desistência de forma segura e consciente, entre em contato com a empresa responsável pelo consórcio. Ao participar do grupo de reembolso, acompanhe os sorteios e as contemplações para receber o seu investimento de volta. As suas dúvidas podem ser esclarecidas pela internet através do atendimento online que cada administradora costuma disponibilizar.

Confira os passos explicativos:

  1. Entre em contato com a empresa
  2. Confira os sorteios para receber o valor
  3. Caso tenha dúvidas, entre em contato com a administradora

Essa história de receber o dinheiro de volta só depois do encerramento do grupo é totalmente inviável, afinal, se a pessoa adotou um plano de dez anos para adquirir a casa por consórcio ela vai precisar aguardar todo esse tempo para ter as prestações pagas de volta. Converse com a administradora do consórcio e boa sorte na negociação.


Google plus


Este artigo possui 6 comentários

  1. ivan de souza
    Publicado em 20/04/2013 às 6:27 PM [+]

    tenho consorcio imovel 120 meses da cef quitado ha mais de um ano,
    falta dois anos para o grupo terminar.
    Posso retirar em especie o valor que tenho direito,
    ou aguardar o termino do gupo

  2. vagnevilton lima de oliveira
    Publicado em 19/07/2013 às 2:35 PM [+]

    queria resgatar meu dinheiro ja pago no consorcio do itau tenho la para receber 2.760,82 como faço para receber antes do teminio quer e agosto de 2015

  3. francisco
    Publicado em 23/07/2015 às 9:55 PM [+]

    fiz consorcio pelo banco paguei um ano e cancelei agora não consigo pegar o dinheiro que paguei so por sorteio

  4. Karla
    Publicado em 30/07/2015 às 6:30 PM [+]

    Boa noite Francisco tudo bom, neste artigo você vai ter toda informação que necessita sobre reembolso de consorcio.
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal.

  5. iza carla domingos
    Publicado em 19/07/2016 às 12:52 PM [+]

    FIZ UM CONSORCIO DO ITAU ,NAO CONSIGO RESGATAR O VALOR QUE PAGUEI DE VOLTA. A EMPRESA DISSE QUE SO QUANDO ACABAR O GRUPO, SERA EM 2028. ACHEI UM ABSURDO.

  6. iza c
    Publicado em 19/07/2016 às 12:53 PM [+]

    FIZ UM CONSORCIO DO ITAU ,NAO CONSIGO RESGATAR O VALOR QUE PAGUEI DE VOLTA. A EMPRESA DISSE QUE SO QUANDO ACABAR O GRUPO, SERA EM 2028.

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top