Menu

Serviços

Atualizado em 27 de junho de 2011, às 21:00 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Reembolso De Consórcio, Como Funciona

reembolso de consorcio como funciona Reembolso De Consórcio, Como Funciona

O consórcio é uma das modalidades disponíveis para adquirir um patrimônio, sendo ele normalmente veículo ou imóvel. As empresas que trabalham com este tipo de financiamento se baseiam em sorteios para contemplar o participante, à medida que ele ainda paga as parcelas do consórcio sem atrasos. A modalidade tem se destacado entre as mais procuradas principalmente para as pessoas que desejam realizar o sonho da casa própria.

Considerado popular no Brasil, o consórcio já se destina a diversos produtos e serviços. Até mesmo quem deseja comprar um pacote de viagem ou fazer uma cirurgia plástica pode contar com as facilidades do pagamento por consórcio para financiar e pagar parcelas mais acessíveis. Os planos estão cada vez mais acessíveis e menos burocráticos.

Antes de aderir o sistema de compras chamado consórcio, é necessário ler com atenção cada cláusula do contrato para não ser surpreendido ao longo do pagamento das parcelas. Algumas empresas garantem o reembolso das parcelas aos consorciados desistentes, mas par isso é necessário conhecer os critérios adotados e ter paciência com o pedido.

Como recuperar dinheiro investido em consórcio?

O consumidor que desiste da modalidade de consórcio terá direito de recuperar o seu dinheiro até depois 30 dias do encerramento do grupo que integrava. As contemplações com reembolso das parcelas pagas normalmente dependem de sorteios realizados pela administradora do consórcio. É complicado recuperar o valor das parcelas pagas, mas vale tentar diante da desistência para não sair tanto no prejuízo.

reembolso de consorcio como funciona 2 Reembolso De Consórcio, Como Funciona

Algumas mudanças positivas foram realizadas nos critérios para reembolso de consórcio e agora os desistentes não precisam esperar até o final do plano para receber o dinheiro de volta. Segundo consta a nova lei, o valor das parcelas é reembolsado assim que o indivíduo for contemplado em sorteio. No mais, o seu reembolso não pode ultrapassar o prazo de 30 dias após o plano, caso contrário o desistente tem todo o direito de reclamar com o PROCON.

As empresas de consórcio nem sempre deixam claro aos participantes da modalidade os encargos de determinados imprevistos, como é o caso da desistência. Por essas e outras é fundamental que o indivíduo colete o maior número de informações possíveis e tire suas dúvidas com a central de atendimento da administradora do consórcio. Conhecer a lei também é uma forma de se armar contra possíveis irregularidades.

Após o pedido oficial de cancelamento do plano de consórcio, o cliente precisa solicitar a restituição junto à administradora e conhecer os critérios. Algumas informações apontam o reembolso até 60 dias após o fim do grupo, mas esse prazo já é considerado muito longo e gera reclamações dos consumidores. Por isso as normas que regem a desistência do consórcio estão aos poucos sendo reformuladas de uma forma que não prejudique o desistente e nem a administradora.

reembolso de consorcio como funciona 1 Reembolso De Consórcio, Como Funciona

Para fazer a desistência de forma segura e consciente, entre em contato com a empresa responsável pelo consórcio. Ao participar do grupo de reembolso, acompanhe os sorteios e as contemplações para receber o seu investimento de volta. As suas dúvidas podem ser esclarecidas pela internet através do atendimento online que cada administradora costuma disponibilizar.

Essa história de receber o dinheiro de volta só depois do encerramento do grupo é totalmente inviável, afinal, se a pessoa adotou um plano de dez anos para adquirir a casa por consórcio ela vai precisar aguardar todo esse tempo para ter as prestações pagas de volta. Converse com a administradora do consórcio e boa sorte na negociação.