Menu

Beleza

Atualizado em 7 de setembro de 2012, às 5:05
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Receitas para hidratar cabelo em casa

Aprenda como fazer máscaras caseiras para hidratar cinco tipos de cabelo: naturais, tingidos, secos, ressecados e oleosos.

As mulheres que sofrem com cabelos secos e quebradiços estão sempre à procura de técnicas capazes de recuperar a beleza. Para obter fios com brilho e maciez novamente, nem sempre é necessário ir ao salão de beleza e gastar muito dinheiro com tratamentos, basta recorrer às receitas para hidratar cabelo em casa.

510757 Receitas para hidratar cabelo em casa 2 Receitas para hidratar cabelo em casaAs receitas caseiras devolvem o brilho, o movimento e a maciez dos cabelos. (Foto:Divulgação)

Tratamentos caseiros para os cabelos

As máscaras caseiras são capazes de reestruturar a fibra capilar danificada, superando assim os males provocados pela exposição ao sol, piscina, chapinha, secador e tantos produtos químicos. A mulher, que adquire o hábito de tratar os cabelos periodicamente em casa, visualiza melhorias nos fios dentro de poucas semanas.

Normalmente a hidratação caseira é realizada com os cabelos úmidos. Os fios são separados em mechas e depois recebem os ativos que melhoram a sua textura e o brilho. Para otimizar o efeito de cada receita, é essencial deixar a mistura agir no cabelo por alguns minutos, de preferência com uma touca térmica ou toalha aquecida.

510757 Receitas para hidratar cabelo em casa 1 Receitas para hidratar cabelo em casaAs hidratações caseiras são normalmente realizadas com o cabelo úmido. (Foto:Divulgação)

A hidratação pode ser feita com produtos industrializados ou ingredientes naturais encontrados facilmente em casa, tudo dependerá do quanto os fios estão danificados e qual o tipo de cabelo que receberá o tratamento. As receitas caseiras costumam solucionar os problemas das madeixas oleosas, ressecadas, tingidas, secas e normais.

Saiba mais: Hidratação profunda para cabelos com luzes

5 receitas para hidratar o cabelo em casa

1. Receita para cabelo seco

Ingredientes: ½ abacate e 1 clara de ovo.

Modo de aplicar: use um liquidificador para bater os ingredientes, depois aplique a mistura nos fios úmidos. É importante deixar agir por 20 minutos, de preferência com o auxílio de uma toca térmica. Este tratamento caseiro promete acabar com os cabelos quebradiços e recuperar a vitalidade.

2. Receita para cabelo oleoso

Ingredientes: ½ abacaxi e uma colher (chá) de óleo de soja.

Modo de aplicar: bata os ingredientes no liquidiquidor e em seguida aplique a mistura nas mechas. A máscara deve agir nos cabelos por pelo menos 20 minutos.

510757 Receitas para hidratar cabelo em casa Receitas para hidratar cabelo em casaDepois de aplicar a máscara caseira, é necessário esperar um tempo para ela agir. (Foto:Divulgação)

3. Receita para cabelo normal

Ingredientes: ½ mamão papaia e 1 copo de água (200 ml).

Modo de aplicar: para recuperar o brilho e a maciez, bata os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura consistente. Depois aplique a máscara nos fios e deixe agir por 20 minutos, com uma touca térmica ou toalha úmida.

4. Receita para cabelo tingido

Ingredientes: erva-cidreira e água;

Modo de aplicar: prepare um chá bem concentrado e depois aplique nas mechas do cabelo durante o banho, logo após usar o shampoo. O tratamento deve ser realizado pelo menos uma vez por semana para evitar que os fios percam a vida.

5. Receita para cabelo ressecado

Ingredientes: 500 ml de suco de limão, 1 colher (sopa) de mel, 1 laranja descascada picada e 1 colher (café) de óleo de argan.

Modo de aplicar: junte todos os ingredientes e bata no liquidificador, exceto o óleo de argan, que será adicionado por último. Aplique a mistura e deixe agir por 40 minutos. A lavagem deve ser feita com shampoo neutro.

Veja também: Hidratação para cabelos cacheados: como fazer em casa