Menu

Natal

Atualizado em 25 de dezembro de 2012, às 8:00 por Sueli Araujo ()
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Receitas Light de Natal

O Natal e Ano Novo são datas de muita comilança, saiba como aproveitar a data sem sair da dieta

Descubra como decorar uma mesa para a ceia de Natal

[14/11/2011]

Receita de rabanada com leite condensado

[14/11/2011]

Não engorde no Natal!

O Natal está chegando e, muitas vezes, ele é motivo de preocupação para aqueles que passaram o ano inteirinho em busca de dietas, de controle da alimentação e muita malhação. Pessoas que literalmente colocaram a camisa para suar ficam apavoradas com a ideia de que poderão engordar na noite mais importante para os cristãos. Mas há soluções para isso. Existem algumas receitas light que prometem satisfazer esse público que briga com a balança.

319960 l4 Receitas Light de Natal

Receita de arroz light para o Natal – 277 calorias 

Para começar, um arroz de forno à mediterrânea, que rende quatro porções e tem 277 calorias. É preciso ter 5 ramos de salsinha lavadas e bem picadas, 2 latas de sardinha com óleo de soja, sal e pimenta-do-reino moída, 2 tomates sem sementes cortados em cubos bem pequenos, a  2 xícaras de chá de arroz cozido, 1 abobrinha italiana crua e ralada e 100g de queijo. Para fazer, é necessário cortar as sardinhas juntá-la com o arroz, o tomate, a abobrinha e o queijo. O tempero é feito com sal e pimenta e deve ser misturado a tudo. Coloque em um refratário e tampe-o com papel alumínio. Em seguida, leve ao forno (180º) durante 15 minutos. Após isso, tire e salpique com a salsinha.

319960 l3 Receitas Light de NatalO arros light além de delicioso enfeita a sua mesa da ceia de Natal. (Foto: Divulgação)

Farofa de ceia de Natal que não engorda 

Há quem não dispense a clássica farofa e é possível fazer uma mais light, de frutas secas. Tenha em mãos sal e pimenta-do-reino, 500g de farinha de mandioca,  1 cebola grande picada, 1 xícara de chá de ameixas-pretas picadas, 3 colheres de sopa de manteiga, 1 xícara de chá de uvas-passas, 1 xícara de chá de nozes picadas, ½ xícara de chá de azeite de oliva extra-virgem e 1 xícara de chá de damascos picados. Para fazer, basta dourar a cebola com manteiga e depois jogar o resto dos ingredientes.

319960 l2 Receitas Light de NatalA farofa é uma das comidas tradicionais das ceias de Natal. (Foto: Divulgação)

Bebida light para tomar no Natal

319960 l1 Receitas Light de NatalOs sucos são ótimas ideias para não passar o Natal com a consciência pesada. (Foto: Divulgação)

E as bebidas, tão importantes na ceia de Natal e que sempre estão presentes, como ficar sem elas? Como fugir delas, afinal, algumas engordam e muito. A boa notícia é que existe uma saída. Uma ideia é a caipiroska de melancia, uma fruta composta basicamente de água e que não é muito calórica. É preciso 1/2 xícara de chá de melancia em cubos e sem semente, gelo picado, 50ml de vodka e adoçante em pó. É necessário amassar a fruta com o adoçante e depois acrescentar o resto dos ingredientes. Ele rende um copo com 135 calorias.

319960 l5 Receitas Light de NatalSuco de melancia é uma boa alternativa de bebida light para o Natal. (Foto: Divulgação)