Culinária

Receitas de Ovos de Páscoa Caseiros

Receitas de Ovos de Páscoa Caseiros é o que você está procurando? Então leia essa matéria e descubra como preparar essas delícias de chocolate. Muitas pessoas fazem ovos para vender e obter uma renda extra, mas há também quem simplesmente faça para passar o tempo e alegrar a páscoa de toda a família.

Receita de ovo de páscoa
Receitas de Ovos de Páscoa Caseiros (Foto Divulgação: Pixabay)

Receitas de Ovos de Páscoa Caseiros

Alguns preferem os Ovos de páscoa de marcas famosas, como Nestlé, Lacta e Garoto. Já outros não abrem mão de saborear ovos caseiros. É pensando nessa segunda opção que escrevemos este artigo que ensina como fazer ovos de Páscoa, uma receita bastante fácil de ser seguida e que traz bons resultados. Com as receitas de ovos de Páscoa Caseiros você pode criar inúmeros sabores e formas, e o melhor você poderá ainda experimentar com essa maravilhosa receita de requeijão caseiro.

Veja abaixo como fazer ovo de páscoa com receitas fáceis caseiras e diferentes ovos deliciosos:

como fazer ovo de pascoa
Você pode dar o seu toque especial na hora de fazer a receita (Foto Divulgação)

Ovo de Páscoa tradicional simples

Ingredientes

350 g de chocolate de cobertura ao leite

2 formas de ovo de páscoa de 500 g

Modo de fazer

  1. Prepare o chocolate de acordo com instrução da embalagem e coloque nas formas 3 colheres (sopa) do item.
  2. Com uma colher de plástico espalhe o chocolate por toda a forma, puxando para a borda.
  3. Cubra a forma com papel alumínio e leve à geladeira por 5 minutos. Depois, retire a forma da geladeira e repita o processo mais duas vezes.
  4. Após a terceira camada, vire a forma sobre papel alumínio e deixe até o fundo da forma ficar transparente.
  5. Desenforme e deixe secar em temperatura ambiente até o dia seguinte (12 horas). Recheie o ovo de Páscoa com bombons, embrulhe com papel alumínio e depois papel celofane ou crepom colorido para decorar.

Veja também: Receita ovo de páscoa trufado

como fazer ovo de pascoa
Ovo de chocolate com recheio de mousse de chocolate(Foto Divulgação)

Ovo de Páscoa tradicional com chocolate meio amargo

Ingredientes

Ovo:

– 500 g de cobertura de chocolate meio amargo

Recheio

– 100 g de coco seco em flocos

– 1 xícara (chá) de açúcar

– 1 abacaxi grande em cubos médios (cerca de 600 g)

Modo de Preparo

  1. Comece preparando o recheio: cozinhe o abacaxi, o açúcar e o coco em fogo baixo, mexendo até obter um doce bem seco. Deixe esfriar e reserve.
  2. Derreta o chocolate em banho-maria.
  3. Faça o suporte do ovo com cerca de ½ xícara (chá) de chocolate meio amargo derretido e temperado.
  4. Modele o ovo utilizando a técnica para ovos com cascas recheadas.
  5. Decore o ovo: depois que os ovos estiverem secos e desenformados, com um rolinho de espuma espalhe uma camada de chocolate em cada metade do ovo dando uma finalização texturizada. Leve à geladeira para secar.

Montagem

Aqueça levemente uma assadeira ou placa de alumínio, coloque rapidamente as metades do ovo e cole-as em seguida, segurando-as até secar. Coloque um pouco do chocolate meio amargo sobre o suporte de chocolate e apoie a base do ovo. Segure até secar. Embale-o com celofane transparente e prenda-o com um laço de fita.

Leia mais: Receita: ovo de páscoa com casca recheada

Dicas para não deixar o Ovo derreter

O segredo para o chocolate não derreter é o choque térmico. Se você derreteu o chocolate e colocou em uma pedra de mármore e mexeu até esfriar não era para estar derretendo. Depois do ovo pronto não é recomendado deixá-lo muito tempo na geladeira, deixe somente até endurecer, depois tire da geladeira, embale e deixe num lugar arejado.

como fazer ovo de pascoa
Você pode escolher o recheio que quiser

Receita de Ovo prestígio

Ingredientes

1 kg de chocolate ao leite em pedaços

1 xícara (chá) de doce de coco

Modo de preparo

Para fazer essa sobremesa para Páscoa 2013, coloque o doce de coco em uma peneira, aguarde escorrer durante quatro horas e guarde a calda e o doce individualmente. Dissolva o chocolate durante três minutos no micro-ondas em potência média. Fora do forno, mexa até que derreta completamente. Passe para um refratário seco e mexa até que o chocolate esteja frio. Guarde. Confira se o doce de coco escorrido está muito seco e se estiver coloque um pouco mais de calda.

Em uma forma específica para ovo de Páscoa, distribua o chocolate dissolvido e coloque para gelar virado para baixo em cima de um papel-alumínio. Quando estiver firme, tire da geladeira e ponha o doce de coco até ficar 1 cm da borda. Ponha mais chocolate em cima do doce e volte para gelar. Quando secar, desenforme e aguarde descansar durante uma hora. Faça o embrulho com papel-chumbo e depois embrulhe com papel enfeitado de sua preferência.

como fazer ovo de pascoa
É preciso ter formas especiais para fazer ovos de Páscoa(Foto Divulgação)

Mais receita de ovo da páscoa

Somente no século XVIII o ovo de páscoa ganhou versões feitas com chocolate, graças ao trabalho de confeiteiros franceses que entraram em contato com a ‘Bebida dos Deuses’, preparada com cacau e criada pelos Maias. Não demorou muito tempo para que os ovos conquistassem toda a Europa e, depois, o restante do mundo. Hoje, existem vários tipos de ovos que são vendidos, mas você mesmo pode fazer essa receita de ovo de páscoa que separamos hoje aqui no site.

Variedades – ovos de chocolate

Hoje existem vários tipos de ovos de chocolate, uma variedade que promete agradar todos os gostos e bolsos. Além da possibilidade de comprar pronto, as pessoas também podem arriscar no preparo caseiro dos ovos, que permite surpreender os familiares e até obter uma renda extra.

como fazer ovo de pascoa
É importante usar chocolate de qualidade para fazer os ovos (Foto Divulgação)

Como fazer ovo de chocolate

Ingredientes

– 350 g de chocolate cobertura ao leite

– 2 formas de ovo de páscoa de 500 g

Modo de preparo

  1. Siga as instruções da embalagem para temperar o chocolate. Este procedimento consiste em picar a barra, depois colocar os pedacinhos numa vasilha. Em seguida é necessário ferver a água e submeter o chocolate ao banho-maria, numa temperatura de aproximadamente 48°C para causar o derretimento uniforme. Por fim, verifique se a temperatura do chocolate derretido está adequada, colocando um pouco nos lábios (a sensação deve ser de frio).
  2. Coloque nas formas 3 colheres (sopa) de chocolate e depois espalhe o conteúdo até o plástico não ser mais visível. Cubra a forma com papel alumínio e leve à geladeira por 5 minutos.
  3. Retire a forma da geladeira e faça mais duas camadas de chocolate, seguindo o mesmo processo. Numa etapa intermediária, é possível também incluir algum tipo de recheio, como trufa, beijinho, brigadeiro, entre outros.
  4. Depois de concluir as camadas, deixe a forma sobre o papel alumínio, em temperatura ambiente.
  5. Espere o fundo ficar transparente para desenformar o ovo de chocolate, tomando cuidado para não danificar o formato. A secagem completa leva algumas horas.
  6. É interessante preparar os bombons nas forminhas, recheando-os a gosto para colocar dentro do ovo.
  7. Caso a pessoa tenha habilidade, ela pode confeitar o ovo de chocolate com capricho para que ele fique mais vistoso.
  8. Embrulhe as partes do ovo no papel alumínio e faça uma embalagem da maneira que preferir.

Aproveite está dica e faça um ovo de páscoa delicioso! Lembrando que o preparo caseiro é mais econômico, já que a barra de chocolate é mais barata do que o ovo pronto.

como fazer ovo de pascoa
Os ovos de páscoa caseiros são fáceis de fazer (Foto Divulgação)

Receita de ovo de Páscoa simples

A imagem do coelho esta ligada como símbolo a essa data, por que ele representa fertilidade e tanto no significado Judeu quanto no Cristão, essa data está relacionada com a esperança de uma vida nova. Os ovos de Páscoa estão ligados a esse contexto da fertilidade e da vida e por isso separamos aqui uma receita de ovo de páscoa simples . Depois de conhecer um pouco sobre a Páscoa e a relação com os ovos e o coelho, você pode fazer os ovos de Páscoa em casa. Confira uma receita fácil de fazer e muito saborosa.

Antes de começar a receita você deve ter em mãos os seguintes materiais:

– 1 espátula de metal ou plástico

– 1 colher de plástico

– 1 recipiente de vidro para derreter o chocolate

– Papel manteiga

– Formas de plástico ou silicone para moldar o chocolate

– 1 forma para colocar o chocolate na geladeira

Esses materiais você encontra em lojas especializadas em artigos de festas e artesanatos. Alguns supermercados também vendem esse tipo de forma principalmente na época que antecede a Páscoa.

Você vai precisar de ½ quilo de chocolate em barra de boa qualidade e o primeiro passo é derreter o chocolate, mas você deve quebrá-lo em pedaços pequenos, depois colocar no recipiente de vidro e derreter no micro-ondas na potência máxima. Vai levar em média 3 minutos, mas é preciso mexer de vez enquanto para ter certeza que o chocolate está derretido por inteiro. Se você não tiver micro-ondas pode derreter em banho Maria no fogão.

Depois retire o chocolate do recipiente e despeje sobre a pia ou pedra de mármore e mexa com a espátula até ele engrossar. Volte com o chocolate para o recipiente e vá adicionando nas formas até que todos os espaços estejam cobertos, derrame o excesso de chocolate de volta no prato de vidro. Tire o excesso com a espátula e coloque na geladeira por 3 minutos, depois coloque mais uma camada de chocolate. Você pode repetir este procedimento quantas vezes for necessário, até que o ovo fique com a espessura que você quiser.

Depois de terminar, leve o ovo novamente a geladeira com a abertura para baixo em uma assadeira, deixe por três ou mais minutos conforme a necessidade. Para desenformar retire o excesso de chocolate da borda com o auxilio de uma faca, depois é só pressionar no fundo do molde que ele solta. Está pronto seu ovo de Páscoa, é só embalar.

Vale lembrar

Use um pouco de chocolate amargo para que o ovo não derreta com facilidade, visto que, o chocolate ao leite é mais frágil e derrete com facilidade. E não deixe respingar água no chocolate, pois se isso acontecer ele não vai dar ponto. Chocolate e água não combinam.

como fazer ovo de pascoa
Fazer um ovo de Páscoa é mais simples do que você imagina (Foto Divulgação)

Receita de Ovo de Páscoa de 500 gramas

Ingredientes

– 250 gramas de chocolate ao leite

– 250 gramas de chocolate meio amargo

– forma para ovos de páscoa de 500 gramas

– colher de pau

– tigela de vidro

Modo de fazer ovos e Páscoa

  1. Leve a geladeira a forma de ovo de Páscoa, para que fique gelada. Reserve.
  2. Com uma faca, corte o chocolate em pedaços médios e coloque na tigela de vidro.
  3. Leve os pedaços de chocolate ao micro-ondas por trinta e cinco segundos. Dê uma pausa e mexa. Se for necessário, coloque mais trinta segundos.
  4. Derreta o chocolate aos poucos, pois se empelotar é por que o chocolate queimou e nesse caso não há o que fazer, está tudo perdido. O chocolate derretido deve ficar com muito brilho e não pode passar desse ponto. Mexa bem para derreter totalmente.
  5. Lave as mãos, de preferência na água gelada, antes de começar a fazer os ovos de Páscoa caseiros.

Vídeos como fazer ovo de pascoa

Você ainda tem dúvidas sobre as Receitas de Ovos de Páscoa Caseiros? Então assista aos vídeos abaixo:

Quer mais dicas? Confira nossos outros artigos que separamos para você sobre este e vários outros assuntos, fique bem informado aqui no Mundo das Tribos!

Recomendado para você

Culinária

Receita de pizza enrolada

Culinária

Dicas de pratos para almoço do dia das mães

Culinária

Doce de Banana receitas fáceis e deliciosas

Culinária

Receitas de torta de maçã

Comentários

133 respostas para “Receitas de Ovos de Páscoa Caseiros”

  1. Carol disse:

    Eu queria aprender um ovo, não com muitos ingredientes !
    Facil de fazer !

  2. jesce kalene de oliveira disse:

    adoro fazer ovos de chocolate queria muito aprender mais

  3. TASSILA disse:

    eu ja fiz falta voce agora vao esprementa pra ve como fica pessoal

  4. Joiycinha disse:

    EU ADORO FAZER OVOS DE PÁSCOA,TUFFAS ENFIM TUDO QUE TEM HAVER COM CHOCOLATE!!! QUAIS AS MARCAS DE CHOCOLATES QUE VC’S ME ACONSELHAM USAR???

    BEIJINHOS…..

    OBRIGADA.

  5. julio Duarte disse:

    Gostei muito da matéria mas quando encontrei esse site http://www.bomdeoferta.com.br/1236-ovos-de-pascoa-garoto-p-firmas-escolinhas resolvi comprar.

  6. tamires vieira disse:

    vcs tem só essa receita de
    ovo de páscoa!!!
    ta ruim eh….
    pode voltar para o curso…
    🙁
    boa noite
    beijin…

  7. larissa disse:

    eu tentei fazer em casa e saiu otimo obrigada por nos ensinar

  8. marcia brumado disse:

    olá ! quais as principais dicas que vc daria aquem esta começando agora.

  9. wellington disse:

    Bom Dia Tatiane..
    Também estava com este problema…
    mais resolvi…este problema é causado pelo choque térmico que é preciso dar no chocolate..
    quando vc derreter ele coloque a vasilha em água fria e mexa para que d~e o choque térmico e resolva seu problema..
    espero que tenha resolvido..
    qualquer coisa é só entrar em contato no email
    [email protected]

  10. Tatiane Gonçalves da Silva disse:

    Me ajudem por favor, tentei fazer bombons e ovo de pascoa com o chocolate ao leite plus da garoto e não deu certo derreteu o que eu fiz de errado ,quando saber a hora de denformar o ovo ou bombons,tem uma outra marca de chocolate que não seja tão complicada para trabalhar o que fazer para o chocolate não derreter após sair da geladeira é a ´primeira vez que fiz ,me ajude me de algumas dicas basicas,de como temperar o chocolate ,muito obrigado(a): Tatiane Gonçalves da silva.

  11. jucilene disse:

    adoro chocolate e gostaria muito de aprender a faze lo mais só que passo a passo.
    ja tentei cursos perto de casa mais ainda nao abriu vagas ,so que quando chegar a pascoa quero estar preparada para vender otimos ovos de pascoa.
    por favor me ajude
    obrigada

  12. julia disse:

    eu vendo forma de ovos da pascoa tel/71-8617-5232/82785752

  13. Edelaine Domingues Costa disse:

    Olá! Meu nome é Edelaine e sou de Botucatu.
    Gostaria de saber sobre o curso de Ovos de Páscoa.
    Quanto é o custo do curso, e p/eu vender Ovos depois qual o preço certo.
    E qual é a porcentagem que eu ganho.
    Exemplo: Se eu vender 50 Ovos de Páscoa cada um por 30,00 reais eu vou ganhar quanto de lucro.
    Agradeço:Edelaine D.Costa

  14. pascoal coelho disse:

    o coelho da pascoa existe,acreditem!!!conheçam o chocolateiro,a fantastica fabrica de chocolates,uma linha confeccionados em chocolate ao leite em:bombons,trufas,drageas,pirulitos coloridos,paes de mel sortidos,ovos de pascoa recheados,personagens,panetones ou colombas trufados,coelhos de chocolates e novidades:monte o seu ovo de pascoa,em sabor,cores,recheios e embalagens,crimos e desenvolvemos a sua marca personalizada para brindes no chocolate em ate 12 cores,alem da linha erotica e tradicional,atendemos o varejo,atacado,institucional ou particulares,conheçam tambem nossa linha de decoraçoes para a pascoa em iluminaçoes interna e externa,para jardins,festas,eventos,lojas e residencias,contatos com sr.coelho,via fone:011-8508-1980 ou via email:[email protected] obs:disponibilidades de acordo com o mercado,pedidos e contratos,pascoa 24/04/11 – uma feliz pascoa a todos voces,viva o nosso salvador.

  15. erica disse:

    adorei o que li mas gostaria de saber quanto tempo o ovo da pascoa pode ficar depois de feito e embalado

  16. Dar Presente disse:

    Realmente os ovos caseiros são cada vez uma opção melhor do que os ovos de pascoa industrializados que encontramos em super mercados, pois os caseiros são feitos com uma maior exclusividade o que pode deixar uma impressão muito melhor.

  17. nilva maria pereira disse:

    gostaria de saber, por que os ovos de pascoa que faço demora para a forma esbranquisar, quero dizer, ficar
    pronto para tirar da forma, e tb por que fica esbranquisado, não fica brilhante
    obrigado.

  18. rafaeli disse:

    olha eu recebi uma tarefa para fazer a receita de um ovo mas minha mae nao sabia ai digitei isso e vi vcs me ajudaram muito valeu obrigado mesmo ta

  19. Lucio Fol disse:

    Bom gostaria de saber como faço os bombons internos dos ovos…

    Obrigado

  20. natacha menezes disse:

    Boa noite, por favor gostaria que me esclarecessem uma duvida por gentileza, em minha casa não há mesa de marmore, somente de madeira e de vidro, seria possivel dar o choque térmico na mesa de vidro para nao derreter os ovos depois ?
    Aguardo a resposta.
    ATT.
    Obrigada.

  21. yngrid disse:

    eu fiz e ficou muito bom o chocolate

  22. Nyse disse:

    Q legal, assim posso fazer um ovo bonito, gostoso, caseiro e barato!
    Mas fiquei com uma dúvida, eu naum gosto muito de abacaxi, posso tirar do recheio?
    Mas tbm posso colocar outros doces no recheio pra fikar mais gostoso?
    obrigada.

  23. Fátima disse:

    Gostaria de saber quantos ovos da pra fazer a receita que esta explicando no site?
    Obrigada.

  24. vitória disse:

    eu quero saber aonde compra a forma para colocar o chocolate dentro da forma

  25. melissa hadasssa rocha bueno disse:

    eu adoro ovos de pacoas brancos pois são mais saborossos

  26. ELISANE disse:

    O MELLOR CHOCOLATE PARA SE USAR É O DA GAROTO. E É UMA DELÍCIA.

  27. andreia disse:

    qual chocolate eu devo usar que seja gostoso e com um preçinho mais em conta.
    desde ja agradeço

  28. ELISANE disse:

    OLÁ ADORO CHOCOLATES E NA PÁSCOA VENDO MUITOS ÓVOS, DÁ ATÉ PARA TIRAR UMA GRANINHA EXTRA. E PARA DEIXAR OS MEUS ÓVOS DE PÁSCOA DURINHOS É SÓ Ñ DEIXÁ-LOS MUITO TEMPO NO FREEZER E SIM EM UM LUGAR AREJADO.

  29. Adriane disse:

    Olá! Estava com uma dúvida, mas meu amigo já me ajudou, pode ser útil: A temperatura de derretimento ideal é entre 45 e 50 graus. Como saber quando o chocolate atinge essa temperatura? Comprei este termometro:
    http://www.lojatudo.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=1732&IDProduto=1791499&origem=twt
    Paguei barato e chegou rapidinho. Recomendo!
    Boa Páscoa a todos

  30. Arielma disse:

    eu queria fazer mas nao tenho o chocolate amargo q pena…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *