Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Receitas de Ovos de Páscoa Caseiros

A palavra Páscoa quer dizer “passagem” e é usada para marcar a celebração da ressurreição de Jesus Cristo. Mas a data também lembra ovos de chocolate. Confira a receita de ovos de Páscoa.

Receitas de Ovos de Páscoa Caseiros é o que você está procurando? Então leia essa matéria e descubra como preparar essas delícias de chocolate. Muitas pessoas fazem ovos para vender e obter uma renda extra, mas há também quem simplesmente faça para passar o tempo e alegrar a páscoa de toda a família.

Receitas de Ovos de Páscoa Caseiros (Foto Divulgação: Pixabay)

Receitas de Ovos de Páscoa Caseiros (Foto Divulgação: Pixabay)

Receitas de Ovos de Páscoa Caseiros

Alguns preferem os Ovos de páscoa de marcas famosas, como Nestlé, Lacta e Garoto. Já outros não abrem mão de saborear ovos caseiros. É pensando nessa segunda opção que escrevemos este artigo que ensina como fazer ovos de Páscoa, uma receita bastante fácil de ser seguida e que traz bons resultados. Com as receitas de ovos de Páscoa Caseiros você pode criar inúmeros sabores e formas.

Você pode dar o seu toque especial na hora de fazer a receita (Foto Divulgação: MdeMulher)

Você pode dar o seu toque especial na hora de fazer a receita (Foto Divulgação: MdeMulher)

Ovo de Páscoa tradicional simples

Ingredientes

350 g de chocolate de cobertura ao leite

2 formas de ovo de páscoa de 500 g

Modo de fazer

  1. Prepare o chocolate de acordo com instrução da embalagem e coloque nas formas 3 colheres (sopa) do item.
  2. Com uma colher de plástico espalhe o chocolate por toda a forma, puxando para a borda.
  3. Cubra a forma com papel alumínio e leve à geladeira por 5 minutos. Depois, retire a forma da geladeira e repita o processo mais duas vezes.
  4. Após a terceira camada, vire a forma sobre papel alumínio e deixe até o fundo da forma ficar transparente.
  5. Desenforme e deixe secar em temperatura ambiente até o dia seguinte (12 horas). Recheie o ovo de Páscoa com bombons, embrulhe com papel alumínio e depois papel celofane ou crepom colorido para decorar.

Veja também: Receita ovo de páscoa trufado

Ovo de chocolate com recheio de mousse de chocolate(Foto Divulgação: MdeMulher)

Ovo de chocolate com recheio de mousse de chocolate(Foto Divulgação: MdeMulher)

Ovo de Páscoa tradicional com chocolate meio amargo

Ingredientes

Ovo:

– 500 g de cobertura de chocolate meio amargo

Recheio

– 100 g de coco seco em flocos

– 1 xícara (chá) de açúcar

– 1 abacaxi grande em cubos médios (cerca de 600 g)

Modo de Preparo

  1. Comece preparando o recheio: cozinhe o abacaxi, o açúcar e o coco em fogo baixo, mexendo até obter um doce bem seco. Deixe esfriar e reserve.
  2. Derreta o chocolate em banho-maria.
  3. Faça o suporte do ovo com cerca de ½ xícara (chá) de chocolate meio amargo derretido e temperado.
  4. Modele o ovo utilizando a técnica para ovos com cascas recheadas.
  5. Decore o ovo: depois que os ovos estiverem secos e desenformados, com um rolinho de espuma espalhe uma camada de chocolate em cada metade do ovo dando uma finalização texturizada. Leve à geladeira para secar.

Montagem

Aqueça levemente uma assadeira ou placa de alumínio, coloque rapidamente as metades do ovo e cole-as em seguida, segurando-as até secar. Coloque um pouco do chocolate meio amargo sobre o suporte de chocolate e apoie a base do ovo. Segure até secar. Embale-o com celofane transparente e prenda-o com um laço de fita.

Leia mais: Receita: ovo de páscoa com casca recheada

Dicas para não deixar o Ovo derreter

O segredo para o chocolate não derreter é o choque térmico. Se você derreteu o chocolate e colocou em uma pedra de mármore e mexeu até esfriar não era para estar derretendo. Depois do ovo pronto não é recomendado deixá-lo muito tempo na geladeira, deixe somente até endurecer, depois tire da geladeira, embale e deixe num lugar arejado.

Você pode escolher o recheio que quiser (Foto: MdeMulher)

Você pode escolher o recheio que quiser (Foto: MdeMulher)

Receita de Ovo prestígio

Ingredientes

1 kg de chocolate ao leite em pedaços

1 xícara (chá) de doce de coco

Modo de preparo

Para fazer essa sobremesa para Páscoa 2013, coloque o doce de coco em uma peneira, aguarde escorrer durante quatro horas e guarde a calda e o doce individualmente. Dissolva o chocolate durante três minutos no micro-ondas em potência média. Fora do forno, mexa até que derreta completamente. Passe para um refratário seco e mexa até que o chocolate esteja frio. Guarde. Confira se o doce de coco escorrido está muito seco e se estiver coloque um pouco mais de calda.

Em uma forma específica para ovo de Páscoa, distribua o chocolate dissolvido e coloque para gelar virado para baixo em cima de um papel-alumínio. Quando estiver firme, tire da geladeira e ponha o doce de coco até ficar 1 cm da borda. Ponha mais chocolate em cima do doce e volte para gelar. Quando secar, desenforme e aguarde descansar durante uma hora. Faça o embrulho com papel-chumbo e depois embrulhe com papel enfeitado de sua preferência.

É preciso ter formas especiais para fazer ovos de Páscoa(Foto Divulgação: MdeMulher)

É preciso ter formas especiais para fazer ovos de Páscoa(Foto Divulgação: MdeMulher)

Mais receita de ovo da páscoa

Somente no século XVIII o ovo de páscoa ganhou versões feitas com chocolate, graças ao trabalho de confeiteiros franceses que entraram em contato com a ‘Bebida dos Deuses’, preparada com cacau e criada pelos Maias. Não demorou muito tempo para que os ovos conquistassem toda a Europa e, depois, o restante do mundo. Hoje, existem vários tipos de ovos que são vendidos, mas você mesmo pode fazer essa receita de ovo de páscoa que separamos hoje aqui no site.

Variedades – ovos de chocolate

Hoje existem vários tipos de ovos de chocolate, uma variedade que promete agradar todos os gostos e bolsos. Além da possibilidade de comprar pronto, as pessoas também podem arriscar no preparo caseiro dos ovos, que permite surpreender os familiares e até obter uma renda extra.

É importante usar chocolate de qualidade para fazer os ovos (Foto Divulgação: MdeMulher)

É importante usar chocolate de qualidade para fazer os ovos (Foto Divulgação: MdeMulher)

Confira a seguir uma receita de ovo de páscoa fácil de fazer:

Ingredientes

– 350 g de chocolate cobertura ao leite

– 2 formas de ovo de páscoa de 500 g

Leia mais informações sobre: Receitas de Ovos de Páscoa Caseiros

Modo de preparo

  1. Siga as instruções da embalagem para temperar o chocolate. Este procedimento consiste em picar a barra, depois colocar os pedacinhos numa vasilha. Em seguida é necessário ferver a água e submeter o chocolate ao banho-maria, numa temperatura de aproximadamente 48°C para causar o derretimento uniforme. Por fim, verifique se a temperatura do chocolate derretido está adequada, colocando um pouco nos lábios (a sensação deve ser de frio).
  2. Coloque nas formas 3 colheres (sopa) de chocolate e depois espalhe o conteúdo até o plástico não ser mais visível. Cubra a forma com papel alumínio e leve à geladeira por 5 minutos.
  3. Retire a forma da geladeira e faça mais duas camadas de chocolate, seguindo o mesmo processo. Numa etapa intermediária, é possível também incluir algum tipo de recheio, como trufa, beijinho, brigadeiro, entre outros.
  4. Depois de concluir as camadas, deixe a forma sobre o papel alumínio, em temperatura ambiente.
  5. Espere o fundo ficar transparente para desenformar o ovo de chocolate, tomando cuidado para não danificar o formato. A secagem completa leva algumas horas.
  6. É interessante preparar os bombons nas forminhas, recheando-os a gosto para colocar dentro do ovo.
  7. Caso a pessoa tenha habilidade, ela pode confeitar o ovo de chocolate com capricho para que ele fique mais vistoso.
  8. Embrulhe as partes do ovo no papel alumínio e faça uma embalagem da maneira que preferir.

Aproveite está dica e faça um ovo de páscoa delicioso! Lembrando que o preparo caseiro é mais econômico, já que a barra de chocolate é mais barata do que o ovo pronto.

Os ovos de páscoa caseiros são fáceis de fazer (Foto Divulgação: MdeMulher)

Os ovos de páscoa caseiros são fáceis de fazer (Foto Divulgação: MdeMulher)

Receita de ovo de Páscoa simples

A imagem do coelho esta ligada como símbolo a essa data, por que ele representa fertilidade e tanto no significado Judeu quanto no Cristão, essa data está relacionada com a esperança de uma vida nova. Os ovos de Páscoa estão ligados a esse contexto da fertilidade e da vida e por isso separamos aqui uma receita de ovo de páscoa simples . Depois de conhecer um pouco sobre a Páscoa e a relação com os ovos e o coelho, você pode fazer os ovos de Páscoa em casa. Confira uma receita fácil de fazer e muito saborosa.

Antes de começar a receita você deve ter em mãos os seguintes materiais:

– 1 espátula de metal ou plástico

– 1 colher de plástico

– 1 recipiente de vidro para derreter o chocolate

– Papel manteiga

– Formas de plástico ou silicone para moldar o chocolate

– 1 forma para colocar o chocolate na geladeira

Esses materiais você encontra em lojas especializadas em artigos de festas e artesanatos. Alguns supermercados também vendem esse tipo de forma principalmente na época que antecede a Páscoa.

Você vai precisar de ½ quilo de chocolate em barra de boa qualidade e o primeiro passo é derreter o chocolate, mas você deve quebrá-lo em pedaços pequenos, depois colocar no recipiente de vidro e derreter no micro-ondas na potência máxima. Vai levar em média 3 minutos, mas é preciso mexer de vez enquanto para ter certeza que o chocolate está derretido por inteiro. Se você não tiver micro-ondas pode derreter em banho Maria no fogão.

Depois retire o chocolate do recipiente e despeje sobre a pia ou pedra de mármore e mexa com a espátula até ele engrossar. Volte com o chocolate para o recipiente e vá adicionando nas formas até que todos os espaços estejam cobertos, derrame o excesso de chocolate de volta no prato de vidro. Tire o excesso com a espátula e coloque na geladeira por 3 minutos, depois coloque mais uma camada de chocolate. Você pode repetir este procedimento quantas vezes for necessário, até que o ovo fique com a espessura que você quiser.

Depois de terminar, leve o ovo novamente a geladeira com a abertura para baixo em uma assadeira, deixe por três ou mais minutos conforme a necessidade. Para desenformar retire o excesso de chocolate da borda com o auxilio de uma faca, depois é só pressionar no fundo do molde que ele solta. Está pronto seu ovo de Páscoa, é só embalar.

Vale lembrar

Use um pouco de chocolate amargo para que o ovo não derreta com facilidade, visto que, o chocolate ao leite é mais frágil e derrete com facilidade. E não deixe respingar água no chocolate, pois se isso acontecer ele não vai dar ponto. Chocolate e água não combinam.

Fazer um ovo de Páscoa é mais simples do que você imagina (Foto Divulgação: MdeMulher)

Fazer um ovo de Páscoa é mais simples do que você imagina (Foto Divulgação: MdeMulher)

Receita de Ovo de Páscoa de 500 gramas

Ingredientes

– 250 gramas de chocolate ao leite

– 250 gramas de chocolate meio amargo

– forma para ovos de páscoa de 500 gramas

– colher de pau

– tigela de vidro

Modo de fazer ovos e Páscoa

  1. Leve a geladeira a forma de ovo de Páscoa, para que fique gelada. Reserve.
  2. Com uma faca, corte o chocolate em pedaços médios e coloque na tigela de vidro.
  3. Leve os pedaços de chocolate ao micro-ondas por trinta e cinco segundos. Dê uma pausa e mexa. Se for necessário, coloque mais trinta segundos.
  4. Derreta o chocolate aos poucos, pois se empelotar é por que o chocolate queimou e nesse caso não há o que fazer, está tudo perdido. O chocolate derretido deve ficar com muito brilho e não pode passar desse ponto. Mexa bem para derreter totalmente.
  5. Lave as mãos, de preferência na água gelada, antes de começar a fazer os ovos de Páscoa caseiros.

Vídeos ensinando a fazer ovos de Páscoa

Você ainda tem dúvidas sobre as Receitas de Ovos de Páscoa Caseiros? Então assista aos vídeos abaixo:

Quer mais dicas? Confira nossos outros artigos que separamos para você sobre este e vários outros assuntos, fique bem informado aqui no Mundo das Tribos!


Recomendados para você:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL