Menu

Culinária

Atualizado em 9 de julho de 2014, às 10:55 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Receitas de arroz magro

Existem algumas receitas de arroz que são menos calóricas que as originais e são muito saborosas.

O arroz e o feijão fazem parte quase que obrigatoriamente do cardápio do brasileiro. Milhares de pessoas acham que é impossível passar mais de dois dias seguidos sem ingerir essa combinação em uma das principais refeições. Para quem está de dieta geralmente a recomendação é trocar o arroz branco pelo integral. Porém, nem sempre a quantidade de calorias agrada a pessoa que está lutando para chegar a boa forma.

Leia mais sobre: Receita light de berinjela

572792 Receitas de arroz magro 01 Receitas de arroz magroArroz feito com couve-flor (Foto: Divulgação)

O cereal não deve ser excluído totalmente do cardápio, pois ajuda muito a dar energia para o dia a dia. O arroz integral tem a vantagem de satisfazer mais, pois os grãos são maiores quando estão cozidos, além de ter uma quantidade significativa de fibras. Porém, se mesmo assim você não está satisfeita com a quantidade calórica e quer uma opção magra de arroz, confira a dica abaixo:

Arroz de couve-flor

Esse arroz é magrinho, mas na realidade substitui bem o tradicional, sendo feita com a couve-flor. A quantidade calórica é bem menor e fica muito saboroso.

Ingredientes

• 1 col. (sobremesa) de azeite extra virgem
• 1 couve-flor grande

• 2 dentes de alho espremidos ou picados

• Sal, pimenta-do-reino e salsinha a gosto

Modo de fazer

Pique os talos da couve-flor (não jogue fora, pois pode servir para uma sopa, por exemplo) e utilize somente os buquês, que devem ser cozidos até ficarem macios. Coloque em cima de uma tábua e pique com a ponta de uma faca afiada. Tenha cuidado para não exagerar no picadinho a couve-flor virar purê. Reserve depois de pronto.

Use uma frigideira antiaderente para refogar o alho no azeite, depois coloque a couve-flor picada e refogue por mais 2 minutos. Tempere com os condimentos a gosto (menos o sal que não pode ser exagerado). Misture com cuidado e sirva com os acompanhamentos que achar melhor, como por exemplo, legumes cozidos.

Saiba mais sobre: Receita light: torta de morango

572792 Receitas de arroz magro 02 Receitas de arroz magroArroz de forno é muito saudável (Foto: Divulgação)

Arroz integral de forno

Se você prefere não arriscar e quer um arroz de verdade só que em uma versão mais magrinha, veja a seguir um que vale por uma refeição completa e é muito light.

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de creme vegetal Doriana light (ou similar)
  • 1 cebola pequena picada
  • 500 g de peito de frango cortado em cubos médios
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 xícara (chá) de repolho cortado em tiras finas
  • 5 xícaras (chá) de água fervente
  • 2 xícaras (chá) de arroz integral
  • 1 xícara (chá) de queijo prato light ralado no ralo grosso
  • meia xícara (chá) de salsinha picada
  • 2 latas de molho de tomate Pomarola light (ou similar)

Modo de fazer

Em uma panela grande, aqueça o creme vegetal em fogo médio. Depois, adicione o frango, a cebola e o alho e refogue até dourar. Acrescente o arroz e refogue rapidamente. Em seguida, coloque o sal e a água fervente e cozinhe com a panela parcialmente tampada por 30 minutos ou até que o arroz esteja macio e soltinho (se preciso, adicione mais um pouco de água). Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C), retire o arroz do fogo e misture o repolho e a salsinha. Coloque o seu arroz integral em um refratário grande, espalhe o molho de tomate, depois cubra com o queijo ralado. Leve ao forno por 20 minutos ou até o queijo derreter e depois sirva quente.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.