Menu

Culinária

Atualizado em 27 de dezembro de 2011, às 17:00
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Receitas com sobra do pernil

As sobras da ceia de Natal são ingredientes para receitas maravilhosas, que podem ser servidas no outro dia. Confira[...]
363718 perni Receitas com sobra do pernilReceita de torta salgada com pernil(Foto:Divulgação)

As Ceias de Natal costumam ser fartas e cheia de variedades deliciosas e típicas da época para experimentar. Os pratos típicos do Natal incluem peru, salada, frango assado, farofa, panetone, pernil, dentre outras delícias. Em proporção a fartura da ceia de Natal, dificilmente a família consegue comer tudo no mesmo dia e por isso é comum sobrar um pouco de cada alimento.

Por sua natureza robusta, o pernil é um desses alimentos que costumam sobrar, por isso, uma boa ideia é aproveitar as sobras para fazer novas receitas. A sobra do Natal pode ser o ingrediente perfeito para a refeição no outro dia. Confira algumas receitas com sobra de pernil:

Torta Salgada com Sobra de Pernil

Ingredientes

Para a massa:

- 3 ovos

- 1 ½ xícara de leite

- ½ xícara de óleo

- 2 xícaras de farinha de trigo

- 1 colher de fermento em pó

- sal a gosto

Para o recheio:

- Sobras de pernil (Mais ou menos ½ quilo)

- 1 lata de milho

- 1 lata de ervilha

- ½ lata de molho de tomate

Modo de Fazer:

Fazer esta receita é bem simples e ela pode ser preparada com a ajuda do liquidificador.

Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador, menos o fermento que deve ser acrescentado depois e misturado a massa com uma colher de pau. Depois que a massa estiver toda misturada, coloque em uma forma untada.

Quanto ao recheio, misture todos os ingredientes em uma panela em fogo baixo. Depois de formado o molho, deixe esfriar e coloque sobre a massa. Cubra o recheio com o restante da massa e leve ao forno para assar por trinta minutos em temperatura média.

363718 omelete Receitas com sobra do pernilReceita de Omelete de Pernil(Foto:Divulgação)

Omelete de Pernil

Se as sobras do pernil não forem suficientes para fazer uma torta, você pode usar outra alternativa de receita, a do omelete de pernil. O omelete é delicioso, prático para acompanhar refeições e muito fácil de fazer.

Ingredientes

- 1 colher de azeite

- Cebola pequena picada

- 1 tomate pequeno picado

- 1 xícara de sobras de pernil picado

- 1 colher de cheiro verde

- Sal e pimenta-do-reino a gosto

- 2 ovos

Modo de Fazer

Coloque o azeite e a cebola e frite por dez minutos em uma frigideira antiaderente. Acrescente o tomate e refogue, mexendo por cinco minutos. Acrescente as sobras do pernil, o cheiro verde, o sal e a pimenta-do-reino, misture e retire do fogo.

Em uma tigela bata os ovos, o sal e despeje a mistura do pernil refogado. Leve ao fogo e frite dos dois lados, até que doure. Depois é só servir e se deliciar com este omelete.